JOGOS LANÇADOS PARA NEO GEO APÓS O ABANDONO DA SNK

Hoje fazem exatamente 29 anos do lançamento da plataforma NEO GEO. No dia 31 de janeiro de 1990 foi lançado no Japão esse poderoso sistema que tanto amamos!
O último jogo lançado oficialmente foi Samurai V Special, em 22 de abril de 2004. Foram 14 anos de suporte oficial, o que é  uma marca incrível para uma indústria onde tudo fica obsoleto tão rápido.
Nesse post quero tratar da "vida após a morte" do nosso console favorito e falar sobre os jogos que saíram para o console após a descontinuação do vídeo game. Não se surpreenda se você descobrir aqui jogos que nunca viu antes!

NEO DEV TEAM
Impossível falar da cena post mortem do Neo Geo sem citar a NEO DEV TEAM.
Last Hope (lançado em 10 de julho de 2006) foi o primeiro jogo que a desenvolvedora lançou para o Neo Geo. É um Shooter horizontal parecido com Pulstar e Prehistoric Isle 2. Comprei esse jogo no site da desenvolvedora na versão de Dreamcast e achei o jogo bem fraco... os comandos são meio lerdos e o gráfico não chega perto dos clássicos que o inspiraram, mesmo assim, não é um jogo totalmente ruim. Certamente é uma excelente adição para biblioteca do NEO GEO.
Fast Striker (lançado em 30 de junho de 2010) é um jogo de tiro vertical com gráficos ao estilo Donkey Kong e Blazing Star. Esse foi mais um que saiu para MVS, Dreamcast e AES. Se não me engano saiu uma versão para PS4 recentemente. Esse tipo de gráfico pseudo-3D não me agrada muito, salvo raras exceções, esse jogo é uma delas.
Gunlord (Lançado em 26 de março de 2012) No meio de um mar de shooters um jogo novo ao estilo "Running and Gunning". Na minha opinião, esse foi o melhor jogo lançado depois da morte do Neo Geo. É um jogo que lembra muito Turricam para Mega Drive, na verdade, é um Turricam turbinado. As músicas são maravilhosas assim como os sprites, os cenários, a abertura... Tudo é perfeito! É um jogo nota 10. Também adquiri minha cópia no site da produtora, para Dreamcast, claro, pois era bem mais em conta que a versão para AES/MVS.
Razion (lançado no final de 2014 para MVS e em julho de 2015 para AES). Outro Shooter com gráfico digitalizado. A única coisa que sei é que é um jogo bem bonito, infelizmente eu não vi versão para Sega Dreamcast, então não posso falar muita coisa sobre esse título. Sem dúvida é um jogo muito bonito.
Neo XYX, lançado em 28 de outubro de 2013 para MVS e em julho de 2014 para AES. Comprei esse jogo a contra gosto porque não consegui achar uma versão na caixa de acrílico. Os outros eu consegui comprar na capinha de CD. Joguei muito e depois vendi... Que idéia horrível lançarem o jogo em uma capa de DVD... Fica uma bosta quando colocado junto do resto da coleção de Dreamcast. O jogo em si, meu Deus, é excelente! Acho que é um dos mais legais do NEO GEO/ Dreamcast. Os sprites são em 2D muito lindos. O Screen cleaner (bomba) é muito criativo, a nave solta um tigre verde sinistro que destrói tudo! Me lembra um pouco a caveira do jogo Truxton de Mega Drive. Recomendo muito esse jogo.
Kraut Buster é um jogo que será lançado nesse ano de 2019 (por 459 euros). Já vi várias game plays desse jogo na internet e nelas ficou claro que é um jogo "inspirado" em Metal Slug. Mesmo sendo meio que uma cópia de um conceito pré existente, parece ser um bom jogo. Eu compraria se saísse para Sega Dreamcast ou caso o jogo fosse mais barato para AES.

Esses são os jogos da NEO DEV TEAM que saíram até agora... Vocês devem ter notado que mesmo o post sendo sobre os 29 anos do NEO GEO eu falei muito em SEGA DREAMCAST. Bom, o motivo de ter falado tanto sobre o Dreamcast é que eu nunca vi um desses cartuchos para NEO GEO, uma vez que eles custam em média 429 EUROS... Na cotação de hoje do Euro, o cartucho sairia por R$1823,25 + R$109 (IOF) + R$1093 (se for taxado) + o Frete, que não deve ser barato. Ao todo, se você for taxado, um jogo desses para AES custará 3.025,95 + Frete.
É impossível para mim ter qualquer um desses jogos por este preço. Eu acho que 429 euros em um jogo é uma exploração!
No site da NEO DEV TEAM é possível adquirir os jogos diretamente com eles, só pela pré-venda, ou seja, você vai pagar esse absurdo e vai pegar seu jogo lá para o ano de 2050.(clique aqui para falir)

OUTRAS EMPRESAS QUE SE AVENTURARAM EM LANÇAR JOGOS DEPOIS DE 2004
Knights Chance (lançado em 2014) pela empresa NEOBITIZ. É um jogo de cartas que parece ser muito lindo e bem feito, contudo, nunca tive o prazer de ver de perto. Lembro de ter lido uma reportagem com o criador há alguns anos, nela o cara disse que fez o jogo praticamente sozinho e no horário de folga, como hobby. Realmente é de tirar o chapéu. Ele vendeu poucas unidades e nunca mais eu vi o game para vender, nem no Ebay, nem em lugar algum... Imagino que com o preço que pediriam nele usado daria para comprar um braço robótico, tipo do Soldado Invernal... Acho que o desenvolvedor poderia vender as ROMS do jogo e explicar como montar em um cartucho doador... Compraríamos a rom dele e faríamos nossos próprios cartuchos, na minha opinião, seria melhor do que condenar um jogo tão bonito ao esquecimento.

JOGOS DO NEO GEO CD CONVERTIDOS PARA AES
Essa classe de jogos é bem interessante. São 3 bons títulos, que saíram em formato CD apenas e foram convertidos para o formato de cartuchos depois que o Neo GEO foi descontinuado.
Ironclad (sem data de lançamento). O Jogo era exclusivo do Neo GEO CD e foi portado para cartucho pela comunidade por volta de 2009. É um excelente jogo de tiro na horizontal. Se quiser saber mais sobre o jogo ou mesmo como montar um cartucho para você, dê uma olhada nesse post que fiz. (clique aqui)
Crossed Swords 2 (sem data de lançamento). Mais um jogo que até pouco tempo era exclusivo do NEO GEO CD. Um cara chamado Razoola, complementou uma rom cheia de bugs e sem som que rolava pela internet e disponibilizou o jogo (por um preço, claro). Com o tempo, alguém fez o dump das roms e disponibilizou de graça para comunidade. Esse eu não consegui converter até hoje, mas vou conseguir um dia desses e assim que eu conseguir vou ensinar aqui no blog.
Ghostloop (sem data de lançamento) esse não tenho certeza se era exclusivo de Neo Geo CD ou se era um protótipo. O que sei é que foi lançado após a morte do NEO GEO. É um puzzle simples mas bem divertido.
Xenocrissis (lançamento segundo trimestre de 2019). Esse é um jogo da empresa Bitmap Bureau no estilo Smash TV onde você lutará com uma horda de alienígenas matando a porra toda e salvando os outros seres humanos. É uma premissa simples, mas é justificativa suficiente para matar todos os Xenomorfos que você encontrar pela frente! Hoje o jogo custa 199 euros na pré-venda, sendo que a entrega será em menos de 6 meses! (aprende aí como se faz NEO DEV TEAM). Além de custar a metade do preço cobrado pelos jogos da NEO DEV, o frete custa míseros 5 euros... Esse preço é alto, de fato, mas é justo e compatível com um bom jogo de NEO GEO AES. Fiz minha pré-compra ontem e estou ansioso para receber o meu cartucho! O meu será o número #13!
Para comprar a sua cópia (clique aqui).

Isso encerra os jogos post mortem do Neo Geo. Existem ainda alguns homebrews lixo que me recuso a citar... Se eu deixei passar algum jogo "triplo A" lançado depois de 2004, citem nos comentários que eu atualizo o post.

Me sigam no Instagram clicando aqui.


Comentários

  1. Roberto vc consegue dumpar esse Kraut de mvs???? Faz uma vaquinha virtual compramos o jogo p vc disponiliza a rom dumpada!!!eu topo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível dumpar, mas acho que não haveria placa doadora para abrigar as eprons... Esses jogos usam placas específicas, feitas do zero... por isso somante a last Hope foi dumpada (esse tem como converter usando uma KOF 95).

      Excluir
    2. Sera q ninguem vai conseguir por esse jogo p download?

      Excluir
    3. que post maravilhoso .vc fez a conversao do last hope tenho uma kof 95 parada aqui acho que vou sacrificar rsrs. este xenocrisis e Kraut Buster excelentes

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Postar um comentário