IRONCLAD BRIKIN'GER - REPROGRAMANDO UM CARTUCHO DE NEO GEO AES

Adeus Fatal Fury Special, olá Ironclad! 
Eu sempre falo sobre o egoísmo dos nossos amigos colecionadores de Neo Geo, não são todos, mas existem uns caras na comunidade que não merecem nem nosso ódio! O pessoal se recusa a dividir as fotos das placas que convertem, só isso já economizaria muito tempo para todos nós.
Me parece um bem sentimento infantil essa idéia de que "porque só eu tenho determinada coisa ela é mais especial"... Outro pensamento pequeno: "Se eu ralei para descobrir como se faz, você que rale também..." E o pior de todos é esse: "Achei como se faz o jogo em um site alemão, vou esconder o processo que aprendi de graça e anunciar por três vezes o preço que me custou para fazer".
Para aqueles que têm esses pensamentos sobre citados, fiquem a vontade para chupinhar esse tutorial e lucrar explorando a galera, mas saiba que no fundo do meu coração eu torço para que vocês morram e suas esposas vendam seus jogos a preço de banana no OLX.
Para os amigos que querem completar a coleção e ajudar outros no processo, sejam bem vindos novamente. Se tiverem perguntas ou sugestões, fiquem a vontade, esse espaço é nosso. Lembrem, se tiverem como ajudar com scaners de manuais, inserts, labels, dicas, ou mesmo tutoriais, dividam conosco, vamos colocar um tijolinho nesse muro. Façam contato comigo!

IRONCLAD BRIKIN'GER  BREVE HISTÓRICO
É um Shooter horizontal com gráficos pré-renderizados, ao estilo Pulstar e Blazing Star. O jogo original deveria ter saído para Neo Geo MVS e AES, chegou a ser mostrado em uma feira de arcades nos anos 90 para o formato MVS, contudo, provavelmente pelo elevado custo de produção dos cartuchos, só viu a luz do dia na versão de Neo Geo CD.
O jogo ganhou status de lenda entre os colecionadores de NEO GEO MVS e AES mas se perdeu nas brumas do tempo. Em 05 de abril de 2010, o jogo foi relançado em uma versão para o Wii Virtual Console. Algum espertinho (muito obrigado, você é meu herói) conseguiu extrair as roms do game da versão de Wii e vimos uma versão completa e intacta do lendário jogo. Cabe salientar que antes havia uma ROM capenga sem som rolando na deep web.
No resumo, esse jogo nunca foi lançado oficialmente no formato cartucho.
Label bem bonito que eu fiz, no fim deste post tem o link para imagem em alta definição.

O QUE É PRECISO PARA MONTAR O SEU CARTUCHO IRONCLAD AES
Eu vi algumas pessoas usando cartuchos do The king of Fighters 95 para montar o jogo, mas esse cartucho é caro. Vamos usar um cartucho Fatal Fury Special AES, o jogo mais barato do NEO GEO.
1) Cartucho Fatal Fury Special AES;
2) 1 - Eprom HN27c301G;
3) 1 - Eprom 27C010;
4) 4 - Eprons 27C322;
5) 3 - Eprons 27C160;
O cartucho doador que usei.. label bem novinho...Dá um pouco de pena de desmontar, mas esse jogo todo mundo tem e como custa barato é um bom doador de placas.
O resto é o material de praxe... Fluxo, solda, etc... Não gosto de falar em preços porque toda hora eles mudam... Mas hoje em dia, todas as eprons  a preço de custo saem por uns 150 reais, um cartucho FFS na caixa, sai por volta de uns 250 reais. A conversão sai por R$400 mais ou menos, sem frete e sem as impressões de labels, manuais e Inserts.
Olha o preço que estão cobrando na internet hoje em dia, R$1450 reais. 
Detalhe que essa capa não é um case original.

A CONVERSÃO
Se você não sabe nem por onde começar, sugiro que leia esse post com atenção (Clique aqui), nele eu explico o que você precisa saber para converter jogos do NEO GEO.
Você vai seguir os passos descritos no tutorial acima. Tirar as maskrons originais; gravar as novas eprons, conforme tamanho das roms; ressoldar as eprons novas nas placas; e copiar os jumpers (essa última parte é a mais difícil de descobrir sozinho).
Uma dica, cuidado na hora de inserir as placas no Neo Geo para teste, não insira as placas com orientação errada, se você fizer isso corre o risco de queimar tudo. Se as placas estiverem dentro do case não existe essa possibilidade (elas têm trava "anti-burro"), mas se estiverem soltas, pode acontecer de inserir errado... As eprons devem ficar viradas para parte de trás do console e a placa que tem espaço maior entre os vincos na parte de cima, placa CHA, deve ficar no slot da frente.
Siga o tutorial do link, copie os jumpers abaixo e seja feliz.
Jumpers 16,17,13, 1, 9 e R1 ligados.
Nessa placa tirei o jumper R2 e liguei o J12. Ficaram ligados: J2, J3, J15, J11, J12, J9 e J10.
Para baixar o label que eu mesmo fiz para esse jogo: (clique aqui)
Para baixar o melhor insert que achei na internet para esse jogo: (clique aqui).
OBS: No site dizia que não era permitido o uso comercial desse insert, aliás, nada do que posto aqui deve ser usado para auferir lucro, por isso é tudo gratuito.
Vídeo do teste do jogo... O vídeo ficou uma bosta, mas dá para ver o funcionando certinho.

PARA FINALIZAR
Algumas pessoas podem perguntar o motivo de eu não disponibilizar NENHUMA ROM no blog e a resposta é simples. !Distribuir roms é ilegal! Todo mundo faz, eu sei, mas eu não posso fazer ou incentivar que façam publicamente na internet. Quanto ao licenciamento dos jogos, cada um que procure adquirir o jogo original em outros formatos. Se você, assim como eu, tiver comprado o jogo no Virtual console, por exemplo, pode fazer uma cópia para AES sem estar cometendo crime... Se quiser ter sem possuir os direitos, aí já é problema seu.
Por último, se quiser vender por preços exorbitantes, em um ato que além de ilegal é imoral, o que é pior, não me responsabilizo pela sua picaretagem.

Comentários

  1. Muito legal, poucos ou quase nenhum passam esse conhecimento só querem ganhar..parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é, tem muita gente egoísta e gananciosa por aí... O segredo é compartilhar. Se inscreve no blog para ver as postagens novas! Seja bem vindo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Se inscreve no Blog, você receberá aviso de novas postagens.

      Excluir
  3. A proposito amigo você sabe dizer quais jogos consigo fazer com uma Samurai 1 , uma AOF2 e Fatal Fury Special alem dessa Iron Clad?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com Art of Fighting 2 sei com certeza que dá para montar Aerofighters 2 e Zed Blade. Com Samurai 1 eu não sei de nenhuma. Com Fatal Fury Special, além da Ironclad, acho que dá para tentar montar a Street Hope, mas nunca tentei esse...

      Excluir
  4. muito obrigado amigo pela informação amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha! Se inscreva no blog para receber as novidades!! Abraço.

      Excluir
  5. Ainda tem as eproms originais do fatal fury special? Gostaria de me vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu doei tudo para quem foi me pedindo... me chama no PV que se eu tiver alguma da FF special eu te dou.

      Excluir

Postar um comentário