MONTANDO SEUS PRÓPRIOS CARTUCHOS PARA NEO GEO MVS
CARTMOD DESAFIOS EVANTAGENS
Quando um colecionador
escuta esse nome “NEO GEO” a carteira dele treme na hora! Mas fique calmo e
leia com atenção este tutorial sobre CARTMOD
(conversão de cartuchos), pois tentarei explicar tudo que eu aprendi ao
longo de dois anos batendo cabeça sozinho, em sites gringos e entre brasileiros
egoístas que tinham o conhecimento, mas se recusaram a dividi-lo comigo.
Meu objetivo aqui é difundir conhecimento entre os amantes desse sistema que marcou a nossa
infância.
Ao final deste tutorial
espero que aprendamos não só a converter nossos próprios cartuchos, como também
espero que nós sejamos capazes de identificar um cartucho convertido, espero
também que sejamos capazes de identificar os defeitos dos nossos cartuchos
originais.
A vantagem de montar seus
próprios jogos é meio óbvia... Muitos jogos comuns de MVS custam o preço de um
hambúrguer enquanto os jogos raros custam o preço de um vídeo game de última
geração. Outro ponto vantajoso é que você pode ter jogos que não foram lançados
oficialmente para o console como Crossed Swords 2, Last Hope ou Ironclad.
Os desafios têm haver com o
preço alto das ferramentas e insumos. Eprons são bem caras e as vezes
precisamos de mais de 15 para converter um único cartucho. Também é preciso
saber soldar e dessoldar componentes de uma placa com uma certa maestria.
Adianto para todos os
interessados que essa é uma brincadeira bem cara. As placas para alguns tipos
de jogos mais antigos são muito caras, sendo assim, nem todas são baratinhas
como os The King Of Fighters da vida.
Alguns jogos são possíveis
de converter, mas levam tantas eprons que é mais conveniente comprar os jogos
originais, pois não são tão caros assim. Se você pretende montar menos de 20
cartuchos eu te garanto que vale mais a pena comprar os originais ou mesmo comprar
conversões feitas por pessoas de confiança.
Cabe salientar que cartuchos
convertidos custam caro para fazer, gastam tempo, exigem aplicação nos estudos,
gasto de tempo, além de envolverem muitos erros e acertos, tentativa e erro.
Cartuchos
convertidos são caros, tão caros que atualmente não conheço ninguém que faça no
intuito de vender, pois eles NÃO DÃO LUCRO. A maioria dos colecionadores que
conheço têm ressalvas quanto aos reprogramados, o que eu acho uma grande
besteira,visto que funcionam perfeitamente e a própria SNK consertava cartuchos
com eprons na assistência técnica deles, mas isso é para outro artigo... Vamos seguir
em frente.

Foto de alguns cartuchos da minha coleção de MVS
VAMOS ENTENDER O QUE É UM CARTUCHO
CONVERTIDO
Os jogos de Neo Geo possuem
vários tipos de placas diferentes, cada cartucho tem duas placas que contêm os
dados dos jogos e os vários tipos de placas se combinam de várias formas
diferentes. Fazer uma reprodução significa, laconicamente, trocar as maskroms
(memórias onde ficam gravadas os jogos) por memórias novas que nós mesmos vamos
gravar.
Qualquer placa, em tese, é
capaz de hospedar qualquer jogo, no entanto, as vezes, é necessário fazer
adaptações um tanto quanto complexas e que resultam em um serviço “sujo”, ou
seja, cheio de gambiarras e pontes de fios. Nós iremos nos concentrar apenas em
serviços limpos, que não precisam soldar nenhum fio em nenhum lugar, somente
substituir as eprons e acertar os jumpers.
ENTENDENDO AS PLACAS


Essas
são as duas placas são encontradas dentro de um cartucho MVS, no caso, são placas do
jogo Blazing Star.
* Essas
peças quadradas e pretas contornadas em VERMELHO são as Maskrons e é nelas que estão
salvos os jogos. São essas Maskrons que iremos substituir pelas eprons que
gravaremos (as maskrons não são regraváveis).
* Essas
letras contornadas pela cor ROXA indicam a função
de cada Maskrom (C - Contêm os gráficos do jogo; V- contêm o som dos jogos; P-
contêm o programa; M1- controla os sons do jogo; S1- contém as apresentações,
barras de energia e detalhes gráficos como o nome “PRESS START”, “COIN”, etc).
É importante saber o que cada conjunto desses faz, isso ajuda a consertar as
placas defeituosas caso seja necessário.
* As
três ou quatro últimas letras das siglas contornadas de AZUL indicam qual é o modelo
da placa, nesse caso BKI e 512Y.
* Essas
peças circuladas em VERDE, a título de exemplo, são os
jumpers. Se o espaço estiver vazio o jumper está desligado, se estiver
preenchido com a peça, o jumper está ligado. Notem que a maioria das peças que
fazem os jumpers têm um zero ou vários zeros em cima delas (01 ou 03 “zeros”
querem dizer a mesma coisa, que a resistência é zero), eu costumo
dessoldar as pecinhas e ressoldar onde quero, contudo, você pode ligar os
pontos com um pingo de solda mesmo, caso a resistência seja zero. Se houver um
número na peça ela não pode ser substituída por um pingo de solda. Geralmente
só os jumpers mais próximos dos conectores têm número de resistência diferente
de zero gravado na peça.
* Todas
as peças pretas quadradas e pequenas devem ser mantidas, adicionadas ou
retiradas, conforme o jogo que você pretende converter. Eu marquei algumas CI
(circuito integrado) por quadrados AMARELOS nas fotos a título de exemplo. Os
números que estão escritos nas CI’s têm que ser iguais (74ls174, 74ls139, etc).
VAMOS ESCOLHER O JOGO QUE VAMOS SACRIFICAR
Como
eu disse no primeiro tópico, os jogos de MVS usam algumas placas em comum, as
placas mais encontradas em cada jogo estão explicitadas na tabela abaixo, mas
essa não é uma regra imutável. Na maioria das vezes não quer dizer "sempre".
A
título de exemplo, podemos observar que as placas da King of
Fighters '97 (jogo que custa o preço de um hambúrguer) são as mesmas do jogo
Blazing Star (jogo que custa o preço de um vídeo game de última geração).
Escolhemos nossa placa doadora!!!
Nome do Jogo
|
Placa PROG
|
Placa CHA
|
3 Count
Bout
|
4096
|
42G-2
|
Aero
Fighters 2
|
GSC
|
256
|
Aero
Fighters 3
|
BK1
|
256
|
Aggressors
of Dark Kombat
|
TOP
|
256B
|
Alpha Mission 2 / ASO II
: Last Guardian
|
42G
|
42G
|
Andro
Dunos
|
16
|
42G-1
|
Art of
Fighting
|
4096
|
42G-1
|
Art of
Fighting 2
|
GSC
|
256
|
Art of Fighting 3: Path
of the Warrior
|
BK1
|
256
|
Bang
Bead
|
BK1
|
FIO
|
Baseball
Stars Professional
|
EP
|
32
|
Baseball
Stars 2
|
42G-1
|
42G-1
|
Blazing
Star
|
BK1
|
512Y
|
Blue's
Journey
|
8M42
|
8M
|
Breakers
|
BK1
|
256B
|
Breakers
Revenge
|
BK1
|
512Y
|
Burning
Fight
|
42G
|
42G
|
Bust-A-Move / Puzzle
Bobble
|
TOP
|
256
|
Bust-A-Move Again
"EX" / Puzzle Bobble 2
|
BK1
|
256
|
Captain
Tomaday
|
BK1
|
256
|
Chibi
Marukochan Deluxe Quiz
|
BK1
|
256
|
Crossed
Swords
|
42G-1
|
42G-1
|
Cyber-Lip
|
EP
|
32
|
Double
Dragon
|
TOP
|
256
|
Eight
Man
|
42G-1
|
42G-1
|
Fatal
Fury
|
42G-1
|
42G-1
|
Fatal
Fury 2
|
G2
|
42G-1
|
Fatal
Fury Special
|
GSC
|
42G-3B
|
Fatal
Fury 3
|
BK1
|
256
|
Fight
Fever
|
GSC
|
256B
|
Flip
Shot
|
BK1
|
256
|
Football
Frenzy
|
42G-1
|
42G-1
|
Galaxy
Fight
|
TOP
|
256
|
Ganryu
/ Musashi Ganryuki
|
BK1
|
FIO
|
Garou: Mark of the Wolves
|
LBA
|
FIO
|
Ghost
Lop
|
GSC
|
256
|
Ghost
Pilots
|
8M42
|
8M
|
Goal!
Goal! Goal!
|
BK1
|
256
|
Gururin
|
16
|
256
|
Irritating
Maze, The
|
BK1
|
512Y
|
Kabuki
Klash
|
BK1
|
256
|
Karnov's Revenge /
Fighters History Dynamite
|
GSC
|
256
|
King of
Fighters '94
|
TOP
|
256
|
King of
Fighters '95
|
BK1
|
256
|
King of
Fighters '96
|
BK1
|
256
|
King of
Fighters '97
|
BK1
|
512Y
|
King of
Fighters '98
|
SF1
|
512Y
|
King of
Fighters '99
|
LBA
|
FIO
|
King of
Fighters 2000
|
LBA
|
FIO
|
King of
Fighters 2001
|
BK2
|
FIO
REV1.0
|
King of
Fighters 2002
|
BK2
|
FIO
|
King of
Fighters 2003
|
BK3S
|
FIO
|
King of
the Monsters
|
42G-1
|
42G-1
|
King of
the Monsters 2
|
16
|
42G-1
|
Kizuna
Encounter
|
TOP
|
256
|
Last
Blade
|
BK1
|
512Y
|
Last
Blade 2
|
BK1
|
512Y
|
Last
Resort
|
42G-1
|
42G-1
|
League
Bowling
|
HERO
|
32
|
Legend
of Success Joe
|
42G-1
|
42G-1
|
Magical
Drop 2
|
BK1
|
256B
|
Magical
Drop 3
|
BK1
|
256
|
Magician
Lord
|
EP
|
32
|
Mahjong
Bakatonosama Manyuki
|
42G-COM
|
42G-1
|
Mahjong
Kyoretsuden
|
EP
|
32
|
Mahjong
Minnasano Okagesamadesu
|
8MB
|
8M
|
Master of Syougi / Shogi
no Tatsujin
|
TOP
|
42G-3B
|
Matrimelee
/ Shin Goketsuji Ichizoku
|
BK2
|
FIO
|
Metal
Slug
|
BK1
|
256
|
Metal
Slug 2
|
BK1
|
512Y
|
Metal
Slug X
|
EOP
|
512Y
|
Metal
Slug 3
|
LBA
|
FIO
|
Metal
Slug 4
|
BK2
|
FIO
|
Metal
Slug 5
|
BK3S
|
FIO
|
Money
Puzzle Exchanger
|
BK1
|
42G-3B
|
Mutation
Nation
|
42G-1
|
42G-1
|
NAM
1975
|
NAM
|
32
|
Neo
Bomberman
|
BK1
|
256
|
Neo
Driftout
|
BK1
|
256B
|
Neo Geo
Cup '98
|
BK1
|
512Y
|
Neo Mr.
Do!
|
BK1
|
42G-3B
|
Neo Turf Masters / Big
Tournament Golf
|
BK1
|
256B
|
Nightmare
in the Dark
|
BK1
|
FIO
|
Ninja
Combat
|
EP
|
32
|
Ninja
Commando
|
42G-1
|
42G-1
|
Ninja
Master's
|
BK1
|
256
|
Over
Top
|
BK1
|
256
|
Panic
Bomber
|
TOP
|
256
|
Pleasure Goal 5-on-5
Street Soccer / Futsal
|
BK1
|
256
|
Pochi
& Nyaa
|
BK2
|
FIO
|
Pop 'N
Bounce
|
4096
|
42G-3B
|
Power
Spikes 2
|
TOP
|
256
|
Prehistoric
Isle 2
|
BK1
|
FIO
|
Pulstar
|
BK1
|
256
|
Puzzled
/ Joy Joy Kid
|
EP
|
32
|
Puzzle
de Pon!
|
4096
|
42G-2
|
Puzzle
de Pon! R
|
4096
|
42G-2
|
Quest
of Jong Master
|
GSC
|
256
|
Quiz
Daisousa Sen
|
42G
|
42G
|
Quiz
King of Fighters
|
GSC
|
256
|
Quiz
Meitantei Neo & Geo
|
42G-1
|
42G-1
|
Rage of
the Dragons
|
BK2
|
FIO
|
Ragnagard
|
BK1
|
256
|
Real
Bout Fatal Fury
|
BK1
|
256
|
Real Bout Fatal Fury
Special
|
BK1
|
256B
|
Real
Bout Fatal Fury 2
|
BK1
|
512Y
|
Riding
Hero
|
HERO
|
32
|
Robo
Army
|
42G-1
|
42G-1
|
Samurai
Shodown
|
GSC
|
42G-3
|
Samurai
Shodown 2
|
TOP
|
256
|
Samurai Shodown 3: Blades
of Blood
|
BK1
|
256
|
Samurai
Shodown 4: Amakusa's Revenge
|
BK1
|
256B
|
Samurai
Shodown 5
|
BK2-R
|
FIO
|
Samurai
Shodown 5 Special
|
BK2-S
|
FIO
|
Savage
Reign
|
4096B
|
42G-3
|
Sengoku
|
42G
|
42G
|
Sengoku
2
|
4096
|
42G-2
|
Sengoku
3
|
BK1
|
FIO
|
Shock
Troopers
|
BK1
|
256
|
Shock
Troopers 2nd Squad
|
BK1
|
512Y
|
Soccer
Brawl
|
42G-1
|
42G-1
|
Spinmaster
/ Miracle Adventure
|
GSC
|
256
|
Stakes
Winner
|
BK1
|
42G-3B
|
Stakes
Winner 2
|
BK1
|
256
|
Street
Hoop / Dunk Dream
|
GSC
|
256
|
Strikers
1945 Plus
|
BK1
|
FIO
|
Super
Baseball 2020
|
42G-1
|
42G-1
|
Super
Dodge Ball
|
BK1
|
256B
|
Super
Sidekicks
|
G2
|
42G-2
|
Super
Sidekicks 2
|
TOP
|
256
|
Super
Sidekicks 3
|
TOP
|
42G-3B
|
Super
Sidekicks 4: The Ultimate 11
|
BK1
|
256
|
Super
Spy, The
|
8MB
|
8M
|
SVC
Chaos: SNK vs. Capcom
|
BK3-R
|
FIO
|
Tecmo
World Soccer '96
|
BK1
|
256B
|
Thrash
Rally
|
42G-COM
|
42G-1
|
Top
Hunter
|
TOP
|
256B
|
Top
Player's Golf
|
EP
|
32
|
Twinkle
Star Sprites
|
BK1
|
256B
|
Viewpoint
|
G2
|
42G-1
|
Voltage
Fighter Gowcaizer
|
BK1
|
42G-3B
|
Waku
Waku 7
|
BK1
|
256B
|
Windjammers
/ Flying Power Disk
|
42G-1
|
42G-1
|
World
Heroes
|
16
|
42G-1
|
World
Heroes 2
|
4096B
|
42G-3
|
World
Heroes 2 Jet
|
GSC
|
256
|
World
Heroes Perfect
|
GSC
|
256
|
Zed
Blade / Operation Ragnarok
|
GSC
|
256
|
Zupapa!
|
BK1
|
FIO
|
VAMOS COMPARAR AS PLACAS DA KOF 97 COM AS PLACAS DA BLAZING STAR


A foto da de baixo é uma placa PROG da KOF
97 e a de cima é uma PROG da Blazing Star.
Agora
temos que fazer o jogo dos 7 erros!
A
placa doadora tem todas as CI’s que precisaremos na Blazing Star? Nesse caso
estão todas lá, então é menos uma coisa que teremos que fazer (dessoldar e
soldar essas CI’s).
Os
Jumpers são diferentes... Então teremos que mudar e soldar todos nos lugares
certos, para que coincidam com os jumpers do jogo que queremos.
O
próximo passo é dessoldar todas as Maskroms originais e substituí-las por eprons.
Eu costumo dessoldar todas, mas se você não quiser ter esse trabalho extra,
basta dessoldar apenas as que você irá substituir, as maskrons que ficarem não
atrapalharão o funcionamento do seu jogo novo.
No
fim desse artigo tem um site onde você encontrará fotos das placas MVS em alta
definição para comparar as placas e verificar quais os componentes necessários,
jumpers etc. Na internet você encontrará várias fontes de pesquisa mas eu
gosto bastante deste site e recomendo.
GRAVANDO AS EPRONS
Primeiro
você precisará de um gravador de EPROM. Os gravadores antigos eram uma
porcaria, era necessário arranjar um computador com porta de impressora antiga
para fazer funcionar, ou seja, era necessário comprar um PC velho só para este fim.
Hoje em dia é bem mais fácil, pois existem vários modelos USB para venda nesses
sites de leilão da vida.
Quando
eu comprei meu primeiro gravador eu peguei um baratinho que precisava de um
monte de adaptadores e gambiarras para funcionar... Não aconselho que vocês
façam isso, pois um baratinho não vai servir para gravar jogos de Neo Geo.
Por
fim acabei comprando um modelo Wellon VP598 e ele funciona lindamente, só que
custa bem caro. Existem vários outros modelos. Antes de comprar verifique a
lista de compatibilidade do gravador.

Wellon VP 598, a pedra filosofal,
transforma cobre em ouro!
O seu gravador tem que ser capaz de gravar os seguintes modelos de EPROM:
a) 27c322 de
4MB, eu uso da marca ST e dá certo, mas se você quiser usar uma marca diferente
desde que o datasheet dela seja igual ao da ST27322;
b) 27c160
de
2MB, eu uso da marca ST e dá certo, mas se você quiser usar uma marca diferente
desde que o datasheet dela seja igual ao da ST27c160;
c) 27c800 de
1MB, eu uso da marca ST e dá certo, mas se você quiser usar uma marca diferente
desde que o datasheet dela seja igual ao da ST27c800;
d) 27c400 de
512k, eu uso da marca AMD e dá certo, mas se você quiser usar uma marca
diferente desde que o datasheet dela seja igual ao da AM27c400;
e) 27c010
de
128k eu uso da marca AMD, Intel ou STI e todas dão certo;
f) 27c301G
de
128k eu uso da Hitashi e funciona.
IMPORTANTE:
Esse número que vem depois do modelo da eprom é o tempo de resposta da Eprom e
não a velocidade como eu costumava pensar no princípio, ou seja, quanto menor
for este número, melhor. O tempo de resposta pode ser no máximo 200F1, ou 20.
Exemplo ST27c301G - 10 = (ST/ Marca); (27c301G/ Modelo); (10/ Tempo de
resposta).

Muito prazer, eu sou uma Eprom! Existem outros tipos que não têm esta
janela. Se sua placa está cheia das minhas irmazinhas significa que seu
cartucho não é genuino ou foi reparado.
ONDE VAI CADA EPROM?
Os
slots “C” (comportam os gráficos do jogo) aceitam as memórias 27C322, 27C160,
27C800 e 27C400. Você escolhe a memória conforme o tamanho do arquivo. Se a
maskrom original é de 4 MB use a 322, se é de 1MB use a 800, etc. Há como usar
uma memória 322 em um slot de 2MB, por exemplo, mas isso implicará em mudança
de jumpers ou reendereçamento de pinos da eprom. Não vamos entrar nessa seara, pois
eu mesmo não sei direito como fazer isso... Vamos manter as coisas relativamente
“simples”;
No
slot “M1” você vai colocar a eprom 27c010;
No
Slot “S1” você vai colocar a 27c301G;
Os
Slots “P” aceitam as memórias 27C322, 27C160, 27C800 e 27C400;
Os Slots “V” Não aceitam a
27C322, contudo, é comum encontrarmos arquivos “V” com 4MB,
neste caso, temos que usar algum editor “Hex editor” para partir o arquivo em
dois e usarmos duas memórias 27c160. Lembrem
que na hora de partir os arquivos não devem ignorar os bytes. Lembrem
também que se mudarem a quantidade de slots “V” terão que mudar os jumpers
próximos... É tudo uma questão de lógica simples vocês saberão.
Quando terminar de instalar tampe
as janelas das eprons com algum tipo de adesivo, principalmente se o case do
seu cartucho for translúcido, só por segurança, mas vale lembrar que elas não apagam facilmente.
MATERIAL E FERRAMENTAS
Além
do gravador eu aconselho a comprarem um sugador de solda automático, pois cada
eprom tem 42 pontos para dessoldar e soldar, algumas placas levarão 18 eprons
(756 pontos de solda) e não raras vezes alguma coisa dá errada e temos que
arrancar tudo e soldar tudo novamente duas vezes!!!!
Essa é a máquina dessoldadora da Hikari
que uso.

Não perca tempo sugador de solda manual, compre uma máquina.
Na
hora de limpar suas placas não gaste dinheiro com álcool isopropílico, que é
caro e gasta rápido. Compre Thinner para acabamento para limpar os resíduos pois é barato e serve bem.

Esse é um apagador de eprons ultra violeta. Olhe no Datasheet de cada eprom para saber o tempo de exposição. Não
olhe direto para a luz UV senão você vai ficar cego igual a um morcego. Ele custa baratinho. Não vá nessa onda de que o sol apaga eprons, isso é um boato, o sol demora mais de 5 anos em exposição direta para apagar os dados... A não ser que você não tenha pressa nenhuma, compre um apagador.
Quando
terminar de soldar a acertar os jumpers limpe os conectores do cartucho com thinner. Uma escova de dentes ajuda bastante a tirar o fluxo de solda da placa inteira.
CONCLUSÃO
Se
seguirem todos esses passos, ainda assim irão se deparar com
várias coisas diferentes, vários desafios, várias frustrações, mas a base está descrita aqui.
Se você tiver alguma coisa para contribuir ou
sugerir, deixe registrado na seção de perguntas. Este artigo foi escrito por mim
e ao final estão os créditos das minhas fontes.
Dê
uma olhada em alguns dos outros posts sobre esse assunto aqui do blog:
Neste post você encontrará fotos de placas convertidas para referência
Post sobre como e onde jogar Neo Geo
Post sobre como e onde jogar Neo Geo
Roberto você está de parabén, como vc já sabe esse também é meu hobby e concordo com vc em fazer as conversões pra não compra jogos com preços abusivos que tem bastante.
ResponderExcluirLegal! Conforme eu for fazendo novas conversões vou publicar novos posts... E obrigado meu caro!!! :)
ExcluirParabéns! Sempre tive vontade de fazer conversão das MVS. São poucos BR que poderia postas estas informações viu.. só vejo nos sites gringo.. não sou contra gravações, só dos vendedores espertinhos vendendo como original... "pura" né RS pq eu tenho Samurai 1 translúcido e lacre da SNK BR e da pra ver uma EPROM. Única coisa preocupante é começar o garimpo forte em cima de placas compatível Hahaha.. no mais continue assim vlw..
ExcluirObrigado amigo! Seja bem vindo!!!
ExcluirBoa tarde amigo...vc teria mais algum link com tutorial detalhado das reprogramações de mvs????...ainda tenho muitas duvidas, obrigado...e parabéns pelo Blogg
ResponderExcluirDê uma olhadinha nos posts do blog que tem um um tutorial ensinando passo a passo...
ExcluirOlá, 2 perguntas: como saber se uma placa mvs neo geo está boa antes de comprar (pelo mercado livre).
ResponderExcluirOnde encontro essas caixas para cartuchos mvs vazias? pois já tenho a arte é só imprimir...
Abraços
O ideal é pedir para o vendedor testar e confirmar se a placa funciona... o aspecto geral estético da placa fala muito sobre ela também, peça fotos da placa. Sobre as caixas de MVS, só comprar aqui... mas já viso que são bem caras: https://southtown-homebrew.com/index.php?cPath=170
ResponderExcluirque material excelente disponibilizado no blog. ja comprei as eprom necessarias para o projeto ,nao sao baratas . em relacao a sua estacao desoldadora funciona bem ainda. ve videos pessoal reclamando bastante desde produto , estou pesquisando vou ter que comprar uma estacao .sugador e sofrido demais
ResponderExcluirA minha funciona muito bem ainda e eu uso muito ela.
Excluirem relacao a apagagadora uv vou fazer uma com lampada uv de 6w germicida. quando terminar o projeto vou fazer um video e disponibilizar . nao achei a informacao no data sheet de quantos minutos sao necessarios pagar apagar as memeorias ,nesta sua apagadora uv em quantos minutos apaga tipo a memeoria 27c160
ResponderExcluirEu coloco meia hora como padrão...
ResponderExcluirAonde posso comprar as caixas para substituir das minhas mvs? Elas estão bem arranhadas e tenho toc. Kkkk
ResponderExcluirNunca ouvi falar de lugar que vendesse caixas do MVS... Mas já vi algumas pessoas lixando e polindo as carcaças com resultados muito bons! Um cara usou uma lixa bem fina, depois usou massa de polir e uma politriz e ficou perfeito. Do lado esquerdo da página tem um botão escrito "seguir", clica lá e entre para o clã! Seja bem vindo!!!
Excluirvc conhece ou ja pesquisou a respeito da gravadora gq-4x estou na duvida em comprar a uma igual a sua a wellom vp598 queria saber qual a melhor
ResponderExcluirEu tenho um Beeprog a muitos anos e nunca me deixou na mão.
ExcluirO importante para fazer essas gravações é verificar se o programador tem suporte para o componente que você pretende gravar e se possível, que já tenha disponível os 42 pinos, do contrario terá que comprar adaptador.
esta eu pesquisei 7000 mil reais grava ate dvd rsrsr
ExcluirÉ só entrar no site do fabricante e ver os modelos de eprons que ela grava. Se gravar as que você precisa, não tem erro.
ResponderExcluirja verifiquei .queria gravar alem das usadas no mvs as 29f033 e 29l3211 nao achei na lista da gravadora wellon vp598 sabe me falar se ela aeita adaptadores genericos ou so proprietarios
ExcluirSe não tem na lista não adianta... outra coisa que tem que ficar atento quando for olhar a lista de compatibilidade é a necessidade de adaptadores. Algumas memórias gravam em certos gravadores, mas precisam de adaptadores...
ExcluirParabéns pelo Blog, muito bem explicado para qualquer um efetuar uma conversão.
ResponderExcluirEu já fiz uma coisa bacana também, que é adaptar 2 jogos em um mesmo cartucho com alternância pelo botão Select do Neogeo sem perda de créditos, com ligação de fios no CI NEO-F0.
Maneiro! Nem sabia que isso era possível! Se tiver tutorial manda o link para nós!
ResponderExcluirParabéns por compartilhar essas informações. Abraço.
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ResponderExcluirRoberto se puder tirar uma dúvida pra mim. Nos slots P eu posso usar eprom de c160 ao invés da c800 pra gravar arquivos de 1 mega. Ou vou precisar mudar algum jumper. Pq tenho várias eproms c160. Obrigado.
ResponderExcluirBoa pergunta... geralmente eu uso do mesmo tamanho para não mexer com jumpers. Eu sei que entre a 160 e a 322 muda o datasheet. Entre a 160 e 800 eu não lembro se muda... na dúvida, grava e conta para gente. 😂😂😂
ExcluirEu sempre uso as M27C160 no lugar da M27C800. Mas é sempre recomendável duplicar o arquivo para preencher todo espaço pois a entrada de endereçamento A19 pode flutuar em nível baixo ou nível alto.
ExcluirAgora eu estou usando as 27c160 para substituir, assim como você. As 800 estão muito mais caras do que estavam há alguns anos.
ExcluirBoa tarde por acaso alguém disposto a gravar um jogo pra mim?
ResponderExcluirTenho uma pergunta os cartuchos do neo geo vem MEMORA RAM DENTRO DELES ? nuam dessas eprom ?
ResponderExcluirNão... não eram memórias RAM, eram memórias ROM. Na verdade maskROMS... pense nelas como uma um CD de música oficial, que era prensado e não poderia ser regravado. As eprons, em contrapartida, são como aqueles CDs RW, funcionavam da mesma forma, mas assim como os cds rw, podem ser regravados.... grosso modo tá... é só para exemplificar mesmo. Só para constar, existem casos de eprons de janela povoando cartuchos originais da SNK de fábrica... Em termo de funcionamento e durabilidade, maskroms e eprons não diferem em absolutamente nada.
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