MONTANDO SEUS PRÓPRIOS CARTUCHOS PARA NEO GEO MVS

CARTMOD DESAFIOS EVANTAGENS
Quando um colecionador escuta esse nome “NEO GEO” a carteira dele treme na hora! Mas fique calmo e leia com atenção este tutorial sobre CARTMOD (conversão de cartuchos), pois tentarei explicar tudo que eu aprendi ao longo de dois anos batendo cabeça sozinho, em sites gringos e entre brasileiros egoístas que tinham o conhecimento, mas se recusaram a dividi-lo comigo.

Meu objetivo aqui é difundir conhecimento entre os amantes desse sistema que marcou a nossa infância.

Ao final deste tutorial espero que aprendamos não só a converter nossos próprios cartuchos, como também espero que nós sejamos capazes de identificar um cartucho convertido, espero também que sejamos capazes de identificar os defeitos dos nossos cartuchos originais.

A vantagem de montar seus próprios jogos é meio óbvia... Muitos jogos comuns de MVS custam o preço de um hambúrguer enquanto os jogos raros custam o preço de um vídeo game de última geração. Outro ponto vantajoso é que você pode ter jogos que não foram lançados oficialmente para o console como Crossed Swords 2, Last Hope ou Ironclad.

Os desafios têm haver com o preço alto das ferramentas e insumos. Eprons são bem caras e as vezes precisamos de mais de 15 para converter um único cartucho. Também é preciso saber soldar e dessoldar componentes de uma placa com uma certa maestria.

Adianto para todos os interessados que essa é uma brincadeira bem cara. As placas para alguns tipos de jogos mais antigos são muito caras, sendo assim, nem todas são baratinhas como os The King Of Fighters da vida.

Alguns jogos são possíveis de converter, mas levam tantas eprons que é mais conveniente comprar os jogos originais, pois não são tão caros assim. Se você pretende montar menos de 20 cartuchos eu te garanto que vale mais a pena comprar os originais ou mesmo comprar conversões feitas por pessoas de confiança.

Cabe salientar que cartuchos convertidos custam caro para fazer, gastam tempo, exigem aplicação nos estudos, gasto de tempo, além de envolverem muitos erros e acertos, tentativa e erro.

Cartuchos convertidos são caros, tão caros que atualmente não conheço ninguém que faça no intuito de vender, pois eles NÃO DÃO LUCRO. A maioria dos colecionadores que conheço têm ressalvas quanto aos reprogramados, o que eu acho uma grande besteira,visto que funcionam perfeitamente e a própria SNK consertava cartuchos com eprons na assistência técnica deles, mas isso é para outro artigo... Vamos seguir em frente.

Foto de alguns cartuchos da minha coleção de MVS

VAMOS ENTENDER O QUE É UM CARTUCHO CONVERTIDO
Os jogos de Neo Geo possuem vários tipos de placas diferentes, cada cartucho tem duas placas que contêm os dados dos jogos e os vários tipos de placas se combinam de várias formas diferentes. Fazer uma reprodução significa, laconicamente, trocar as maskroms (memórias onde ficam gravadas os jogos) por memórias novas que nós mesmos vamos gravar.

Qualquer placa, em tese, é capaz de hospedar qualquer jogo, no entanto, as vezes, é necessário fazer adaptações um tanto quanto complexas e que resultam em um serviço “sujo”, ou seja, cheio de gambiarras e pontes de fios. Nós iremos nos concentrar apenas em serviços limpos, que não precisam soldar nenhum fio em nenhum lugar, somente substituir as eprons e acertar os jumpers.

ENTENDENDO AS PLACAS
Essas são as duas placas são encontradas dentro de um cartucho MVS, no caso, são placas do jogo Blazing Star.

* Essas peças quadradas e pretas contornadas em VERMELHO são as Maskrons e é nelas que estão salvos os jogos. São essas Maskrons que iremos substituir pelas eprons que gravaremos (as maskrons não são regraváveis).

* Essas letras contornadas pela cor ROXA indicam a função de cada Maskrom (C - Contêm os gráficos do jogo; V- contêm o som dos jogos; P- contêm o programa; M1- controla os sons do jogo; S1- contém as apresentações, barras de energia e detalhes gráficos como o nome “PRESS START”, “COIN”, etc). É importante saber o que cada conjunto desses faz, isso ajuda a consertar as placas defeituosas caso seja necessário.

* As três ou quatro últimas letras das siglas contornadas de AZUL indicam qual é o modelo da placa, nesse caso BKI e 512Y.

* Essas peças circuladas em VERDE, a título de exemplo, são os jumpers. Se o espaço estiver vazio o jumper está desligado, se estiver preenchido com a peça, o jumper está ligado. Notem que a maioria das peças que fazem os jumpers têm um zero ou vários zeros em cima delas (01 ou 03 “zeros” querem dizer a mesma coisa, que a resistência é zero), eu costumo dessoldar as pecinhas e ressoldar onde quero, contudo, você pode ligar os pontos com um pingo de solda mesmo, caso a resistência seja zero. Se houver um número na peça ela não pode ser substituída por um pingo de solda. Geralmente só os jumpers mais próximos dos conectores têm número de resistência diferente de zero gravado na peça.

* Todas as peças pretas quadradas e pequenas devem ser mantidas, adicionadas ou retiradas, conforme o jogo que você pretende converter. Eu marquei algumas CI (circuito integrado) por quadrados AMARELOS nas fotos a título de exemplo. Os números que estão escritos nas CI’s têm que ser iguais (74ls174, 74ls139, etc).

VAMOS ESCOLHER O JOGO QUE VAMOS SACRIFICAR
Como eu disse no primeiro tópico, os jogos de MVS usam algumas placas em comum, as placas mais encontradas em cada jogo estão explicitadas na tabela abaixo, mas essa não é uma regra imutável. Na maioria das vezes não quer dizer "sempre".

A título de exemplo, podemos observar que as placas da King of Fighters '97 (jogo que custa o preço de um hambúrguer) são as mesmas do jogo Blazing Star (jogo que custa o preço de um vídeo game de última geração). Escolhemos nossa placa doadora!!!

Nome do Jogo
Placa PROG
Placa CHA
3 Count Bout
4096
42G-2
Aero Fighters 2
GSC
256
Aero Fighters 3
BK1
256
Aggressors of Dark Kombat
TOP
256B
Alpha Mission 2 / ASO II : Last Guardian
42G
42G
Andro Dunos
16
42G-1
Art of Fighting
4096
42G-1
Art of Fighting 2
GSC
256
Art of Fighting 3: Path of the Warrior
BK1
256
Bang Bead
BK1
FIO
Baseball Stars Professional
EP
32
Baseball Stars 2
42G-1
42G-1
Blazing Star
BK1
512Y
Blue's Journey
8M42
8M
Breakers
BK1
256B
Breakers Revenge
BK1
512Y
Burning Fight
42G
42G
Bust-A-Move / Puzzle Bobble
TOP
256
Bust-A-Move Again "EX" / Puzzle Bobble 2
BK1
256
Captain Tomaday
BK1
256
Chibi Marukochan Deluxe Quiz
BK1
256
Crossed Swords
42G-1
42G-1
Cyber-Lip
EP
32
Double Dragon
TOP
256
Eight Man
42G-1
42G-1
Fatal Fury
42G-1
42G-1
Fatal Fury 2
G2
42G-1
Fatal Fury Special
GSC
42G-3B
Fatal Fury 3
BK1
256
Fight Fever
GSC
256B
Flip Shot
BK1
256
Football Frenzy
42G-1
42G-1
Galaxy Fight
TOP
256
Ganryu / Musashi Ganryuki
BK1
FIO
Garou: Mark of the Wolves
LBA
FIO
Ghost Lop
GSC
256
Ghost Pilots
8M42
8M
Goal! Goal! Goal!
BK1
256
Gururin
16
256
Irritating Maze, The
BK1
512Y
Kabuki Klash
BK1
256
Karnov's Revenge / Fighters History Dynamite
GSC
256
King of Fighters '94
TOP
256
King of Fighters '95
BK1
256
King of Fighters '96
BK1
256
King of Fighters '97
BK1
512Y
King of Fighters '98
SF1
512Y
King of Fighters '99
LBA
FIO
King of Fighters 2000
LBA
FIO
King of Fighters 2001
BK2
FIO REV1.0
King of Fighters 2002
BK2
FIO
King of Fighters 2003
BK3S
FIO
King of the Monsters
42G-1
42G-1
King of the Monsters 2
16
42G-1
Kizuna Encounter
TOP
256
Last Blade
BK1
512Y
Last Blade 2
BK1
512Y
Last Resort
42G-1
42G-1
League Bowling
HERO
32
Legend of Success Joe
42G-1
42G-1
Magical Drop 2
BK1
256B
Magical Drop 3
BK1
256
Magician Lord
EP
32
Mahjong Bakatonosama Manyuki
42G-COM
42G-1
Mahjong Kyoretsuden
EP
32
Mahjong Minnasano Okagesamadesu
8MB
8M
Master of Syougi / Shogi no Tatsujin
TOP
42G-3B
Matrimelee / Shin Goketsuji Ichizoku
BK2
FIO
Metal Slug
BK1
256
Metal Slug 2
BK1
512Y
Metal Slug X
EOP
512Y
Metal Slug 3
LBA
FIO
Metal Slug 4
BK2
FIO
Metal Slug 5
BK3S
FIO
Money Puzzle Exchanger
BK1
42G-3B
Mutation Nation
42G-1
42G-1
NAM 1975
NAM
32
Neo Bomberman
BK1
256
Neo Driftout
BK1
256B
Neo Geo Cup '98
BK1
512Y
Neo Mr. Do!
BK1
42G-3B
Neo Turf Masters / Big Tournament Golf
BK1
256B
Nightmare in the Dark
BK1
FIO
Ninja Combat
EP
32
Ninja Commando
42G-1
42G-1
Ninja Master's
BK1
256
Over Top
BK1
256
Panic Bomber
TOP
256
Pleasure Goal 5-on-5 Street Soccer / Futsal
BK1
256
Pochi & Nyaa
BK2
FIO
Pop 'N Bounce
4096
42G-3B
Power Spikes 2
TOP
256
Prehistoric Isle 2
BK1
FIO
Pulstar
BK1
256
Puzzled / Joy Joy Kid
EP
32
Puzzle de Pon!
4096
42G-2
Puzzle de Pon! R
4096
42G-2
Quest of Jong Master
GSC
256
Quiz Daisousa Sen
42G
42G
Quiz King of Fighters
GSC
256
Quiz Meitantei Neo & Geo
42G-1
42G-1
Rage of the Dragons
BK2
FIO
Ragnagard
BK1
256
Real Bout Fatal Fury
BK1
256
Real Bout Fatal Fury Special
BK1
256B
Real Bout Fatal Fury 2
BK1
512Y
Riding Hero
HERO
32
Robo Army
42G-1
42G-1
Samurai Shodown
GSC
42G-3
Samurai Shodown 2
TOP
256
Samurai Shodown 3: Blades of Blood
BK1
256
Samurai Shodown 4: Amakusa's Revenge
BK1
256B
Samurai Shodown 5
BK2-R
FIO
Samurai Shodown 5 Special
BK2-S
FIO
Savage Reign
4096B
42G-3
Sengoku
42G
42G
Sengoku 2
4096
42G-2
Sengoku 3
BK1
FIO
Shock Troopers
BK1
256
Shock Troopers 2nd Squad
BK1
512Y
Soccer Brawl
42G-1
42G-1
Spinmaster / Miracle Adventure
GSC
256
Stakes Winner
BK1
42G-3B
Stakes Winner 2
BK1
256
Street Hoop / Dunk Dream
GSC
256
Strikers 1945 Plus
BK1
FIO
Super Baseball 2020
42G-1
42G-1
Super Dodge Ball
BK1
256B
Super Sidekicks
G2
42G-2
Super Sidekicks 2
TOP
256
Super Sidekicks 3
TOP
42G-3B
Super Sidekicks 4: The Ultimate 11
BK1
256
Super Spy, The
8MB
8M
SVC Chaos: SNK vs. Capcom
BK3-R
FIO
Tecmo World Soccer '96
BK1
256B
Thrash Rally
42G-COM
42G-1
Top Hunter
TOP
256B
Top Player's Golf
EP
32
Twinkle Star Sprites
BK1
256B
Viewpoint
G2
42G-1
Voltage Fighter Gowcaizer
BK1
42G-3B
Waku Waku 7
BK1
256B
Windjammers / Flying Power Disk
42G-1
42G-1
World Heroes
16
42G-1
World Heroes 2
4096B
42G-3
World Heroes 2 Jet
GSC
256
World Heroes Perfect
GSC
256
Zed Blade / Operation Ragnarok
GSC
256
Zupapa!
BK1
FIO

VAMOS COMPARAR AS PLACAS DA KOF 97 COM AS PLACAS DA BLAZING STAR
A foto da de baixo é uma placa PROG da KOF 97 e a de cima é uma PROG da Blazing Star.

Agora temos que fazer o jogo dos 7 erros!

A placa doadora tem todas as CI’s que precisaremos na Blazing Star? Nesse caso estão todas lá, então é menos uma coisa que teremos que fazer (dessoldar e soldar essas CI’s).

Os Jumpers são diferentes... Então teremos que mudar e soldar todos nos lugares certos, para que coincidam com os jumpers do jogo que queremos.

O próximo passo é dessoldar todas as Maskroms originais e substituí-las por eprons. Eu costumo dessoldar todas, mas se você não quiser ter esse trabalho extra, basta dessoldar apenas as que você irá substituir, as maskrons que ficarem não atrapalharão o funcionamento do seu jogo novo.

No fim desse artigo tem um site onde você encontrará fotos das placas MVS em alta definição para comparar as placas e verificar quais os componentes necessários, jumpers etc. Na internet você encontrará várias fontes de pesquisa mas eu gosto bastante deste site e recomendo.

GRAVANDO AS EPRONS
Primeiro você precisará de um gravador de EPROM. Os gravadores antigos eram uma porcaria, era necessário arranjar um computador com porta de impressora antiga para fazer funcionar, ou seja, era necessário comprar um PC velho só para este fim. Hoje em dia é bem mais fácil, pois existem vários modelos USB para venda nesses sites de leilão da vida.

Quando eu comprei meu primeiro gravador eu peguei um baratinho que precisava de um monte de adaptadores e gambiarras para funcionar... Não aconselho que vocês façam isso, pois um baratinho não vai servir para gravar jogos de Neo Geo.

Por fim acabei comprando um modelo Wellon VP598 e ele funciona lindamente, só que custa bem caro. Existem vários outros modelos. Antes de comprar verifique a lista de compatibilidade do gravador.
Wellon VP 598, a pedra filosofal, transforma cobre em ouro!

O seu gravador tem que ser capaz de gravar os seguintes modelos de EPROM:

a) 27c322 de 4MB, eu uso da marca ST e dá certo, mas se você quiser usar uma marca diferente desde que o datasheet dela seja igual ao da ST27322;

b) 27c160 de 2MB, eu uso da marca ST e dá certo, mas se você quiser usar uma marca diferente desde que o datasheet dela seja igual ao da ST27c160;

c) 27c800 de 1MB, eu uso da marca ST e dá certo, mas se você quiser usar uma marca diferente desde que o datasheet dela seja igual ao da ST27c800;

d) 27c400 de 512k, eu uso da marca AMD e dá certo, mas se você quiser usar uma marca diferente desde que o datasheet dela seja igual ao da AM27c400;

e) 27c010 de 128k eu uso da marca AMD, Intel ou STI e todas dão certo;

f)  27c301G de 128k eu uso da Hitashi e funciona.

IMPORTANTE: Esse número que vem depois do modelo da eprom é o tempo de resposta da Eprom e não a velocidade como eu costumava pensar no princípio, ou seja, quanto menor for este número, melhor. O tempo de resposta pode ser no máximo 200F1, ou 20. Exemplo ST27c301G - 10 = (ST/ Marca); (27c301G/ Modelo); (10/ Tempo de resposta).
Muito prazer, eu sou uma Eprom! Existem outros tipos que não têm esta janela. Se sua placa está cheia das minhas irmazinhas significa que seu cartucho não é genuino ou foi reparado.

ONDE VAI CADA EPROM?
Os slots “C” (comportam os gráficos do jogo) aceitam as memórias 27C322, 27C160, 27C800 e 27C400. Você escolhe a memória conforme o tamanho do arquivo. Se a maskrom original é de 4 MB use a 322, se é de 1MB use a 800, etc. Há como usar uma memória 322 em um slot de 2MB, por exemplo, mas isso implicará em mudança de jumpers ou reendereçamento de pinos da eprom. Não vamos entrar nessa seara, pois eu mesmo não sei direito como fazer isso... Vamos manter as coisas relativamente “simples”;

No slot “M1” você vai colocar a eprom 27c010;

No Slot “S1” você vai colocar a 27c301G;

Os Slots “P” aceitam as memórias 27C322, 27C160, 27C800 e 27C400;

Os Slots “V” Não aceitam a 27C322, contudo, é comum encontrarmos arquivos “V” com 4MB, neste caso, temos que usar algum editor “Hex editor” para partir o arquivo em dois e usarmos duas memórias 27c160. Lembrem que na hora de partir os arquivos não devem ignorar os bytes. Lembrem também que se mudarem a quantidade de slots “V” terão que mudar os jumpers próximos... É tudo uma questão de lógica simples vocês saberão.

Quando terminar de instalar tampe as janelas das eprons com algum tipo de adesivo, principalmente se o case do seu cartucho for translúcido, só por segurança, mas vale lembrar que elas não apagam facilmente.

MATERIAL E FERRAMENTAS
Além do gravador eu aconselho a comprarem um sugador de solda automático, pois cada eprom tem 42 pontos para dessoldar e soldar, algumas placas levarão 18 eprons (756 pontos de solda) e não raras vezes alguma coisa dá errada e temos que arrancar tudo e soldar tudo novamente duas vezes!!!!
Essa é a máquina dessoldadora da Hikari que uso.


Não perca tempo sugador de solda manual, compre uma máquina.

Na hora de limpar suas placas não gaste dinheiro com álcool isopropílico, que é caro e gasta rápido. Compre Thinner para acabamento para limpar os resíduos pois é barato e serve bem.
Esse é um apagador de eprons ultra violeta. Olhe no Datasheet de cada eprom para saber o tempo de exposição. Não olhe direto para a luz UV senão você vai ficar cego igual a um morcego. Ele custa baratinho. Não vá nessa onda de que o sol apaga eprons, isso é um boato, o sol demora mais de 5 anos em exposição direta para apagar os dados... A não ser que você não tenha pressa nenhuma, compre um apagador.

Quando terminar de soldar a acertar os jumpers limpe os conectores do cartucho com thinner. Uma escova de dentes ajuda bastante a tirar o fluxo de solda da placa inteira.


CONCLUSÃO
Se seguirem todos esses passos, ainda assim irão se deparar com várias coisas diferentes, vários desafios, várias frustrações, mas a base está descrita aqui.

Se você tiver alguma coisa para contribuir ou sugerir, deixe registrado na seção de perguntas. Este artigo foi escrito por mim e ao final estão os créditos das minhas fontes.

Dê uma olhada em alguns dos outros posts sobre esse assunto aqui do blog:



Comentários

  1. Roberto você está de parabén, como vc já sabe esse também é meu hobby e concordo com vc em fazer as conversões pra não compra jogos com preços abusivos que tem bastante.

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    1. Legal! Conforme eu for fazendo novas conversões vou publicar novos posts... E obrigado meu caro!!! :)

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    2. Parabéns! Sempre tive vontade de fazer conversão das MVS. São poucos BR que poderia postas estas informações viu.. só vejo nos sites gringo.. não sou contra gravações, só dos vendedores espertinhos vendendo como original... "pura" né RS pq eu tenho Samurai 1 translúcido e lacre da SNK BR e da pra ver uma EPROM. Única coisa preocupante é começar o garimpo forte em cima de placas compatível Hahaha.. no mais continue assim vlw..

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    3. Obrigado amigo! Seja bem vindo!!!

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  2. Boa tarde amigo...vc teria mais algum link com tutorial detalhado das reprogramações de mvs????...ainda tenho muitas duvidas, obrigado...e parabéns pelo Blogg

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    1. Dê uma olhadinha nos posts do blog que tem um um tutorial ensinando passo a passo...

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  3. Olá, 2 perguntas: como saber se uma placa mvs neo geo está boa antes de comprar (pelo mercado livre).
    Onde encontro essas caixas para cartuchos mvs vazias? pois já tenho a arte é só imprimir...
    Abraços

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  4. O ideal é pedir para o vendedor testar e confirmar se a placa funciona... o aspecto geral estético da placa fala muito sobre ela também, peça fotos da placa. Sobre as caixas de MVS, só comprar aqui... mas já viso que são bem caras: https://southtown-homebrew.com/index.php?cPath=170

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  5. que material excelente disponibilizado no blog. ja comprei as eprom necessarias para o projeto ,nao sao baratas . em relacao a sua estacao desoldadora funciona bem ainda. ve videos pessoal reclamando bastante desde produto , estou pesquisando vou ter que comprar uma estacao .sugador e sofrido demais

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    1. A minha funciona muito bem ainda e eu uso muito ela.

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  6. em relacao a apagagadora uv vou fazer uma com lampada uv de 6w germicida. quando terminar o projeto vou fazer um video e disponibilizar . nao achei a informacao no data sheet de quantos minutos sao necessarios pagar apagar as memeorias ,nesta sua apagadora uv em quantos minutos apaga tipo a memeoria 27c160

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  7. Eu coloco meia hora como padrão...

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  8. Aonde posso comprar as caixas para substituir das minhas mvs? Elas estão bem arranhadas e tenho toc. Kkkk

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    1. Nunca ouvi falar de lugar que vendesse caixas do MVS... Mas já vi algumas pessoas lixando e polindo as carcaças com resultados muito bons! Um cara usou uma lixa bem fina, depois usou massa de polir e uma politriz e ficou perfeito. Do lado esquerdo da página tem um botão escrito "seguir", clica lá e entre para o clã! Seja bem vindo!!!

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  9. vc conhece ou ja pesquisou a respeito da gravadora gq-4x estou na duvida em comprar a uma igual a sua a wellom vp598 queria saber qual a melhor

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    1. Eu tenho um Beeprog a muitos anos e nunca me deixou na mão.
      O importante para fazer essas gravações é verificar se o programador tem suporte para o componente que você pretende gravar e se possível, que já tenha disponível os 42 pinos, do contrario terá que comprar adaptador.

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    2. esta eu pesquisei 7000 mil reais grava ate dvd rsrsr

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  10. É só entrar no site do fabricante e ver os modelos de eprons que ela grava. Se gravar as que você precisa, não tem erro.

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    1. ja verifiquei .queria gravar alem das usadas no mvs as 29f033 e 29l3211 nao achei na lista da gravadora wellon vp598 sabe me falar se ela aeita adaptadores genericos ou so proprietarios

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    2. Se não tem na lista não adianta... outra coisa que tem que ficar atento quando for olhar a lista de compatibilidade é a necessidade de adaptadores. Algumas memórias gravam em certos gravadores, mas precisam de adaptadores...

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  11. Parabéns pelo Blog, muito bem explicado para qualquer um efetuar uma conversão.
    Eu já fiz uma coisa bacana também, que é adaptar 2 jogos em um mesmo cartucho com alternância pelo botão Select do Neogeo sem perda de créditos, com ligação de fios no CI NEO-F0.

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  12. Maneiro! Nem sabia que isso era possível! Se tiver tutorial manda o link para nós!

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    1. Parabéns por compartilhar essas informações. Abraço.

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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  14. Roberto se puder tirar uma dúvida pra mim. Nos slots P eu posso usar eprom de c160 ao invés da c800 pra gravar arquivos de 1 mega. Ou vou precisar mudar algum jumper. Pq tenho várias eproms c160. Obrigado.

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    1. Boa pergunta... geralmente eu uso do mesmo tamanho para não mexer com jumpers. Eu sei que entre a 160 e a 322 muda o datasheet. Entre a 160 e 800 eu não lembro se muda... na dúvida, grava e conta para gente. 😂😂😂

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    2. Eu sempre uso as M27C160 no lugar da M27C800. Mas é sempre recomendável duplicar o arquivo para preencher todo espaço pois a entrada de endereçamento A19 pode flutuar em nível baixo ou nível alto.

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    3. Agora eu estou usando as 27c160 para substituir, assim como você. As 800 estão muito mais caras do que estavam há alguns anos.

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  15. Boa tarde por acaso alguém disposto a gravar um jogo pra mim?

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  16. Tenho uma pergunta os cartuchos do neo geo vem MEMORA RAM DENTRO DELES ? nuam dessas eprom ?

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    1. Não... não eram memórias RAM, eram memórias ROM. Na verdade maskROMS... pense nelas como uma um CD de música oficial, que era prensado e não poderia ser regravado. As eprons, em contrapartida, são como aqueles CDs RW, funcionavam da mesma forma, mas assim como os cds rw, podem ser regravados.... grosso modo tá... é só para exemplificar mesmo. Só para constar, existem casos de eprons de janela povoando cartuchos originais da SNK de fábrica... Em termo de funcionamento e durabilidade, maskroms e eprons não diferem em absolutamente nada.

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