COMO JOGAR OS CLÁSSICOS DO NEO GEO NO SÉC XXI

Todos nós que éramos crianças nos anos 90 e gostávamos de vídeo games tínhamos um sonho em comum: ter um fliperama em casa! Um sonho que parecia impossível naquela época, mas os tempos mudaram, somos adultos e inventaram essa tal de internet. Agora tudo está ao nosso alcance. 

Até o ano 1994, eu morava em Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro e minha infância foi muito diferente desta infância protegida de hoje em dia. Eu saia pela rua e tinha que chegar às 21 horas em ponto, caso contrário, o couro comia! Nesse meio tempo, entre a escola e a hora de entrar em casa, o mundo era meu playground. 

A maior parte do tempo eu gastava de bar em bar, de locadora em locadora, atrás de máquinas arcade (detalhe, sem um centavo no bolso), ia só para olhar os outros jogarem, as vezes ficava só olhando a apresentação do jogo em loop embasbacado com aquelas imagens maravilhosas.

Nessa época conheci Final Fight, Street Fighter 2, Cadilacs & Dinossauros, Knights of the Round, Sunset Raiders, King of Dragons e tantos outros... Nessa mesma época minha mãe me comprou um Atari 2600 da Milmar, era o que ela podia me dar, mas quanto mais eu andava atrás dos Arcades, mais eu tomava ódio daquele Atari 2600.

Bom, contei toda essa história para deixar claro o quanto as máquinas de fliperama, geralmente localizadas naqueles botecos cheios de pinguços, eram impactantes para a toda garotada no começo dos anos 90, assim como eram impactantes para mim... Com o passar do tempo, tivemos contato com o Master System, NES, Snes e com o Mega Drive, mas as máquinas Arcade eram muito mais poderosas que estes consoles caseiros e capazes de fazer o que nenhum Super Nintendo jamais conseguiria. No Brasil dessa época um Super Nintendo custava o preço de um rim, só gente rica tinha dinheiro pra comprar um.

Eis que um dia chegou um arcade novo no meu bairro, aquele som inconfundível e aquela tela preta com dizeres em branco sobre um fundo preto "NEO GEO", minha nossa... Samurai Spirits 2 foi o primeiro jogo que eu vi e ele era um jogo incrível! Eu passava horas vendo os caras jogando aquele jogo imaginando como seria ter uma máquina daquelas só para mim...

Depois de um tempo comecei a ver em revistas anúncios do NEO GEO CD, que parecia ser ainda mais avançado, consegui comprar um somente em 1997 (beeem depois de ter visto nas revistas) e me decepcionei bastante com os loadings, no fim das contas acabei trocando meu Neo Geo CD por um Sega Saturn...

O importante aqui é que nunca esqueci do impacto que aqueles jogos tiveram na minha vida... Soube que existia uma versão do fliperama para ser usada em casa, o Neo Geo AES (Advanced Entertainment System), contudo, esse era muito caro e só fui ver um ao vivo em 2017, mesmo sendo colecionador de video games desde 1997. A raridade se deve ao fato de terem sido vendidos apenas cerca de 300 mil AES no mundo inteiro até o final dos anos 90, quando foi descontinuado. As vendas se concentraram mais no Japão por isso os jogos japoneses são mais baratos. Os jogos do AES saíram até 2004, sendo Samurai V Special o último lançamento.

O Neo Geo AES era o sonho de toda criança dos anos 90, era o sonho de ter um fliperama em casa, mas é um item muito raro e difícil de encontrar, contudo, existem outras opções para aproveitar esses clássicos, das opções mais baratas (e sem graça) para as mais caras (e maravilhosas), são elas:

1 - Emulação: Não custa nada e é quase 100% perfeita. Você pode baixar a romset completa (procura no Google) coloca em um emulador e esse programa vai transformar seu K6-2 velho de guerra em uma máquina de fliperama. Essa opção não te dá o prazer de colecionar e nem de encaixar aquele cartuchão no console depois de encher os contatos de cuspe com uma bela assoprada (a propósito, não façam isso). Procurem pelo emulador Winkawaks, MAME ou NEO Rage. Existe opção de jogar online em alguns deles.

2 - CDS de Neo Geo Rodam no Dreamcast e Xbox clássico: Compre ou grave os jogos de Neo Geo CD e jogue no Dreamcast ou Xbox clássico. Funcionam bem nesses consoles, as vezes até melhor do que no Neo Geo CD pois têm menos loadings (carregamento). A vantagem é que alguns jogos têm a trilha sonora arranjada para aproveitar a capacidade sonora digital e de armazenamento do CD.

3 - Coletânias: Os jogos do Neo Geo foram lançados em diversas coletânias para PS2, Wii, Psn, Psp, etc... Custam um pouquinho caro, mas em relação a custo/ benefício compensa bastante e não é ilegal como a primeira e a segunda opção.

4 - Compre um Neo Geo CD: Não é tão caro se estiver sem caixa. Os jogos são em sua maioria bem baratos e o aparelho não tem trava, ou seja, roda CDs piratas. Prepare-se para esperar muito, pois os loadings são uma desgraça, você vai passar mais tempo esperando do que jogando. Dizem que o Neo Geo CDZ (lançado somente no Japão) é mais rápido, mas pelo que pesquisei na internet ele ainda é lerdo demais e caro demais. Detalhe que os Cds de Neo Geo, salvo algumas exceções, são bem feinhos, então não espere aquela arte maravilhosa nos discos, como nos Cds do Sega Saturn, por exemplo.

5 - Compre uma máquina Arcade: Essa opção é o sonho da molecada! (Uhuuuu!!!) Uma máquina com uma placa MVS (Multi Video System) custa menos que caramelo de criança... Você pode comprar um cartucho com 161 jogos (muitos têm Glitches gráficos, não é 100%) ou pode comprar os cartuchos MVS originais. Os MVS comuns custam bem barato, (mas isso muda toda hora e sempre sobe para mais caro, então corra e compre logo os seus) os cartuchos mais raros são bem caros hoje em dia devido ao aumento paulatino da procura. Chama a atenção a rusticidade dos cartuchos, eles não têm nada de atrativo, geralmente são pretos com um label preto e branco. Elas custavam cerca de 350 dólares na época de lançamento e são construídos com se fossem tanques de guerra, sendo assim, é bem difícil cruzar com algum deles quebrado.

6 - Neo Geo Consolized: A placa MVS, ao contrário do AES, não funciona nativamente em TVs regulares, contudo, ao longo do tempo descobriram maneiras de ligar essas placas nas tvs normais. Custa caro fazer uma Consolizada dentro de um case bonito, mas se você enfiar a mão no bolso e caprichar pode ficar bem linda, além do mais, ocupa bem menos espaço que uma máquina arcade. Cabe salientar que é possível usar os controles originais de Neo Geo nas consolizadas.

7 - Neo Geo AES: Essa opção é bem cara. O console na caixa costuma ser mais caro que todos os consoles de última geração juntos. Os jogos variam muito de preço e como eu observo o mercado há uns 15 anos, notei que chegamos a cifras absurdas nos últimos tempos. Os jogos comuns (tipo Samurai 1 e 2, World Heroes, Art of Fighting) aumentaram cerca de 200% nos últimos 2 anos e já eram caros antes; os mais incomuns (tipo Matrimelee e Last Blade 2) chegam a custar o preço de uma moto usada de baixa cilindrada; Os cartuchos raros (tipo Metal Slug 1 e Kizuna Encounter EUR) chegam a custar o preço de um sedã médio zero KM no Brasil (pasmem). Apesar de tudo, se você tem grana e curte colecionar, não existe nada que se compare ao AES. Os jogos são lindos, versões de luxo com acabamento perfeito, manuais lindos, material de primeira qualidade, e têm um cheiro, isso mesmo, um cheiro maravilhoso de novo... Não sei como, mas mesmo 30 anos do lançamento ainda cheiram a novo.

Se escolherem a última opção fiquem atentos com as reproduções, tem muita gente picareta que vende jogos raros convertidos para roubar os outros, mas isso é história para outro artigo... Esse termina por aqui e espero que eu tenha conseguido explicar as diferenças entre as opções  para você que quer matar as saudades dos fliperamas e aproveitar o que existia de melhor e mais tecnológico na nossa infância.

Uma foto da minha coleção de Neo Geo MVS dentro de Shock boxes.

Deixe seu comentário, dúvidas, sua história com a plataforma, critique, elogie, dê sugestões! A casa é sua!!!

Comentários

  1. parabéns mais uma vez amigo, linda coleção ...você poderia me dizer onde consigo comprar essas Shock boxes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhadinha no site https://southtown-homebrew.com/index.php?cPath=170. se inscreva no blog para receber as novidades e seja bem vindo!

      Excluir
  2. Anônimo7/09/2019

    Bom dia Roberto. Tudo bem?

    Sou Marcio, tenho 41 anos e moro na Inglaterra faz 3 anos. Tbm vivi toda essa infancia maravilhosa que tivemos e sinto muita saudades.
    Parabens pela colecao!
    Gostaria de te perguntar uma coisa: gostaria de comprar um neo geo e estou em duvida do que seria melhor fazer.
    Estou entre estes 2:

    https://www.ebay.co.uk/itm/Supergun-Arcade-Game-MVS-CMVS-Neo-Geo-SNK-JAMMA-Board-Kick-Harness/264270635958

    https://www.ebay.co.uk/itm/NEO-GEO-AES-Console-System-Boxed-neogeo-SNK-Ref-185733-Tested-JAPAN/303204446991.

    Oq eu teria que considerar para decidir entre ambos?

    Obrigado.

    Marcio

    ResponderExcluir
  3. Olá Márcio! Seja bem vindo!!!! Não estou recebendo as notificações dos comentários, por isso a demora em responder... O primeiro link é de uma Neo GEO MVS consolizada e o segundo de um Neo GEO AES. A consolizada é uma placa de fliperama original adaptada em uma case para rodar jogos de fliperama em TVs normais. A vantagem dela é que os jogos são bem mais baratos e fáceis de encontrar... O segundo link é de um AES original, este foi feito pela SNK em quantidades muito reduzidas e para um público bem seleto. É mais bonito, tem um acabamento industrial, os jogos são lindos e vêm em caixas bem trabalhadas... Mas.... Os jogos são bem caros e difíceis de encontrar. Qual escolher depende do tamanho seu bolso, mas ambos funcionarão da mesma forma. Espero ter ajudado! Se inscreva no blog para receber as novidades sempre que eu postar algo novo. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário