DEZ DICAS DE OURO PARA COLECIONAR VIDEO GAMES NO BRASIL

Coleciono vídeo games desde 1997 e hoje minha coleção conta com mais de 30 sistemas e cerca de 2000 jogos nas caixas. Comecei falando sobre isso para que fique claro que eu sei um pouco do que estou falando e não pra me mostrar. Eu tenho certeza que ter uma casa entupida de "brinquedos velhos" não vai me transformar no "cara mais popular de escola".

Quando comecei a me interessar por vídeo games minha família era muito pobre e eu vendia picolé na praia de Camburí, em Vitória, no Espírito Santo, isso por volta de 1995. Todo dinheiro que eu auferia gastava nos fliperamas ou comprava cartuchos de Mega Drive. Foi assim que começou o hoby de colecionar cartuchos, com pouco dinheiro e muito vício.

Em 2005 entrei para Universidade e como foram tempos muito difíceis, precisei vender quase tudo para ajudar a custear meus estudos. Nessa época minha coleção era bem grande, me recordo de ter uns 100 cartuchos de Mega Drive, Atari Jaguar, Sega 32x, Sega Saturn, Neo Geo CD, Master System... Acho que eu tinha uns 300 jogos e uns 10 consoles.

Vendi minha primeira coleção com gosto de fel na boca, mas valeu a pena, estudei, arrumei um emprego legal e comprei 10 vezes o que tinha na época. Meu plano deu certo!

Essa história toda serviu para que vocês saibam que eu montei duas coleções. Tive que me virar com pouquíssimo dinheiro e vender o que tinha... Tudo isso serviu como aprendizado para mim. Esse aprendizado eu divido com vocês nessas dez dicas de ouro. Espero que sejam úteis.

AS DEZ DICAS DE OURO

1 - Demora fazer uma coleção, tenha paciência...
Vejo muita gente desesperada na internet comprando tudo que vê pela frente com objetivo de empilhar o máximo de caixas possível em suas prateleiras. Se você se encaixa neste perfil, coloque um pé no freio. Nesse hobby ter paciência é um grande trunfo, antes de comprar qualquer coisa, pesquise, acompanhe os preços, se informe, espere por bons negócios. Pode demorar anos ou até mesmo décadas para ter uma coleção legal.

2 - Espaço é uma questão crucial, você tem onde guardar?
Parece uma questão simples, mas para quem mora em apartamento ou casas pequenas essa é um questão muito importante. Antes de comprar aquela edição especial de colecionador ou aquele acessório específico usado apenas em um ou dois jogos, calcule o espaço que você tem disponível. Falo por experiência própria que é triste gastar uma fortuna em artigos que ficarão guardados dentro de caixas ou empilhados em armários trancados por falta de espaço.

3 - Lei da oferta e procura, fique atento com o timing na hora de comprar
Todo dia lançam alguma coisa nova para substituir uma antiga, sendo assim, tudo que é produzido em um sistema capitalista sai de fábrica com um prazo de validade, o nome disso é obsolescência programada. 
Para a maioria de nós, colecionadores de games, os jogos obsoletos têm valor e espaço nas nossas coleções. A grande sacada é comprar os games quando as pessoas comuns se convencem de que aquilo que possuem é inútil.  A melhor hora para comprar jogos e consoles é o espaço de tempo entre o desejo de uma pessoa comum vender um jogo e esse jogo ir parar na mão de algum colecionador que vai te arrancar os olhos. Se existe mais oferta, o preço cai.
A título de exemplo, quando fiz minha primeira coleção eu cansei de comprar jogos de Mega Drive por 05 reais (Jogos originais, completos e com manuais). Jogos de Mega hoje em dia chegam a valer 300, 400 reais. Nessa época, por volta do ano 2000, só queriam saber de Playstation e eu fiz a festa. 
Ainda a título de exemplo, no ano de 2018 os jogos de Playstation 3 são os jogos de Mega Drive do ano 2000.  

4 - Estabeleça seu Network, conheça as pessoas e seja conhecido!
Existe um monte de gente que gosta das mesmas coisas que você, conhecer essas pessoas pode ser a chave para conseguir o que você quer. 
Conheça os donos de lojas de games e eletrônicas da sua cidade, deixe seu contato com eles para o caso de aparecer algum item interessante. 
Conheça os outros colecionadores e saiba quais são os interesses deles pois nem sempre você vai comprar o que quer diretamente, as vezes você compra o que encontra barato e troca pelo que você quer. 
Conte para seus amigos que você coleciona jogos! 
Em 2013, um colega que conserta vídeo games foi em uma loja de games pegar serviço com um comerciante. Enquanto meu amigo conversava com o lojista ele viu um desconhecido entrando no estabelecimento com uma sacola nas mãos. O desconhecido perguntou se o lojista comprava o vídeo game que estava dentro da sacola e o lojista respondeu que não compraria. O desconhecido então deu a sacola para o lojista de presente. Meu amigo, que estava perto, lembrou que eu colecionava e pediu a sacola para mim. Ponto importante, ele sabia que eu colecionava. Nesse dia ganhei um Master System 2 com 23 fitas completas que estão na minha coleção até hoje. (vide as fotos dos jogos que ganhei no fim deste artigo)

5 - Pense na sua coleção no longo prazo
Coisas que vendem pouco por problemas no marketing, preço alto ou janela de lançamento ruim serão mais raras no futuro. Fique atento para os itens que se encaixam nesta descrição e guarde eles com carinho. Certa vez troquei um Sega Nomade na caixa por um Nintendo DS na época do lançamento. O Nomade vendeu pouco, em contrapartida, o DS vendeu milhões de unidades. O Nintendo DS não vale nada enquanto um Nomade vale uns dois salários mínimos.

6- Valorize interações presenciais, saia em campo, não conte só com a internet.
A internet é uma maravilha para comércio de video games, mas a especulação e as taxas estragaram tudo ultimamente. Os vendedoras acham que pelo fato de haver somente um jogo a venda em determinado site ele não existe em outros lugares, o que não é verdade. 
Antes de existir internet nós conseguiamos colecionar e hoje isso ainda é possível. Se você procurar direito pode encontrar coisas legais nas feiras, encontros gamers, lojas, com operadores de fliperama e entre seus amigos. O mundo não se resume aos sites de leilão, nos sites existe muitas coisas legais para vender, mas você paga caro por isso.

7- Fique atento às suas finanças
Alguns jogos chegaram a cifras astronômicas! Existem jogos de Super Nintendo que custam 1 salário mínimo. Tem um jogo de Neo Geo AES, atualmente anunciado em um site de leilões brasileiro, em que estão pedindo 13 salários mínimos.
Cada um tem que saber até seu bolso aguenta. Eu mesmo há alguns anos ultrapessei o limite dos meus bolsos, isso é horrível. Se você está gastando muito com seu hobby e comprometendo seu orçamento, tente pensar se o seu vício em compras não está sendo usado como um subterfúgio para sua infelicidade em outras áreas da sua vida pessoal ou profissional. Nosso hobby tem que ser saudável! Lembre-se que existem milhões de coisas que são milhões de vezes mais importantes que jogos.

8- Nem tudo é Ultramega raro!
Na concepção dos vendedores de jogos em site de leilões, os retrogames são classificados em: Raríssimos, Ultramega raro e Protótipo. Não caia nesse papo. Salvo pouquíssimas exceções, a maioria dos jogos raros não aparecem para venda em sites de leilão brasileiros. Outro ponto importante é que jogos realmente raros, via de regra, são jogos de esportes, Majong e outras porcarias que você nem irá jogar. Mesmo os jogos mais incomuns (Ultramega raro na consepção deles) foram produzidos aos milhares.

9 - Decida o que você quer e o que não quer para sua coleção logo no início.
No mundo ideal minha coleção só teria jogos perfeitos, completos, com caixa, manual e spine cards, mas a realidade é outra. Jogos completos e novíssimos são caros. Decida se você quer as caixas, se os labels têm que ser originais, se você só quer labels perfeitos, se você só quer jogos originais, se aceitaria jogos loose ou piratas no seu acervo, etc... Se decidirem por jogos loose e depois resolverem mudar de opinião vão ter que começar tudo novamente. Os colecionadores americanos aconselham a comprar só o cartucho e depois completar o set separadamente, se for possível, mas no Brasil isso é inviável, pois é comum dentre os vendedores BR pedirem mais caro em um manual do que em jogos completos.

10 - Conheça o que você está comprando.
Ter dinheiro para investir é um excelente começo, mas não vai resolver todos os seus problemas. Procure conversar com quem coleciona a mais tempo que você, pergunte, procure na internet, no youtube, se informe bem antes de investir seu dinheiro suado.
Certa vez eu vi um colecionador vendendo todos os jogos USA (fullset USA) do Sega Saturn por cerca de 20 salários mínimos. Parecia um bom negócio, mas o comprador teria que inspecionar os CDs um por um para ter certeza se era um bom negócio mesmo... Os Cds de Saturn são de uma qualidade muito ruim, é comum deixá-los parados por um tempo e se deparar com vazados na mídia, ou seja, o que era bom poderia se transformar em um pesadelo. Esse processo de degradação dos CDs tem haver com expansão e retração de materiais expostos a variações de temperatura.
Os cds do Saturn são muito suscetíveis a este processo. Esse tipo de conhecimento só se angaria com tempo e pesquisa.
Existem centenas de outros exemplos de que dinheiro não é tudo neste hobby: tem gente que gasta dinheiro em um Mega Drive e descobre que ele não tem um chip específico de som, que faz muuuita diferença; tem gente que compra o NEO GEO AES japonês e só depois descobre que os jogos USA só vão funcionar em japonês também; gente que compra jogos reprogramados sem saber; gente que não sabe sobre travas de região, etc... Para não correr risco de se frustrar se informe muito bem antes de gastar seu dinheiro erradamente.
Jogos de Master System que ganhei de presente

Jogos do Sonic para Master System que ganhei de presente
Jogos de Master System provenientes do meu Network

Terminamos por aqui. Espero ter contribuido com algum conhecimento a respeito do assunto e torço para que você monte uma coleções irada! Deixe sugestões, dúvidas, histórias e suas críticase nos comentários.

Comentários