GUNRYU - REPROGRAMANDO UM CARTUCHO DE NEO GEO MVS
MONTANDO O JOGO GUNRYU PARA NEO GEO MVS
Se você segue este blog já deve saber o que é cartmod ou reprogramação de cartuchos, mas mesmo assim, vai um breve resumo: Cartmod é a reprogramação de cartuchos de vídeo games antigos usando peças originais e/ou EPRONS reprogramáveis. É uma maneira de adicionar na coleção jogos impossíveis de encontrar a preços acessíveis ou que nunca foram lançados oficialmente.
Montar cartuchos reprogramados para Mega Drive, Master System, Snes, NES, Atari, é bem fácil... Geralmente as placas levam apenas uma memória e se você escolher as peças certas, tiver as ferramentas e for bom de solda, não encontrará muitas dificuldades para montar seus jogos.
No que diz respeito ao NEO GEO (o Rolls-Royce dos vídeo games antigos) o buraco é beeeem mais em baixo. Muitos jumpers para configurar e tipos de placas diferentes dificultam muito a vida dos bootlegers. Via de regra, quanto mais novo o jogo, maior a dificuldade para montar. Os últimos jogos do Neo Geo usam maskrons de alta capacidade de armazenamento, que ao contrário das memórias antigas, não possuem peças pinocompatíveis para substituição.
As vezes é possível usar um Hex Editor para repartir os dados e usar em memórias pinocompatíveis de menor capacidade. Como acontece com o jogo Gunryu:
As maskrons contornadas em vermelho têm 8MB cada e não existe eprom pino compatível para substituí-las. A maskron contornada em azul pode ser substituida pela 27C010. Note que essa placa não tem slot para a memória S1... Na verdade, a S1 está encriptada dentro dessa CI contornada em amarelo.
A primeira coisa que você deverá pocurar nesse caso é a rom decriptada do jogo, a Rom que aparece no MAME (Multiple Arcade Macine Emulator) com o nome "ganryu" é a encriptada, a que aparece com o nome "ganryun" é desencriptada. Você terá que extrair as duas e logo em seguida substituir os arquivos encriptados pelo que extrair do arquivo "ganryun". Parece ser besteira, mas esse detalhe atrasou meu sucesso em mais de um ano!!!!
A placa NEO-MVS CHA256B substitui a placa CHA FIO. As eprons circuladas em laranja são o resultado da divisão das 2 maskrons de 8MB. A eprom circulada em vermelho é a M1 normal. A circulada de rosa S1 foi extraida do arquivo "ganryun".
Nesse caso acima a pessoa que gravou o jogo só tinha eprons 27C160, ele dividiu a maskrom original de 8MB em 4 arquivos de 2MB cada. Poderia ter usado 2 eprons 27C322, de 4MB cada, que daria certo e gastaria menos material, contudo, seria necessário mudar a disposição dos jumpers na placa.
Em caso de divisão de arquivos nos slots "C", os aquivos resultantes da divisão têm que ser soldados na placa da seguinte forma ex: "C1" (de 8 MB) dividido em 4 arquivos de 2MB deve povoar os slots C1, C3, C5 e C7 e não os Slots C1, C2 ,C3, C4, como eu julguei erroneamente no princípio. O arquivo "C2" (também de 8MB) deve povoar os slots pares, C2, C4, C6 e C8.
A placa BK1 original da Gunryu é bem comum, eu mesmo devo ter umas 30 em estoque...
A maskrom P1, não circulada, é de 2MB, uma 27C160 substituirá sem ploblemas. A maskrom em V1, circulada de amarelo, tem 4MB, contudo, não é possível substituir por uma 27C322 de 4MB, pois esta, apesar de pino compatível, só trabalha em 16 Bits, não em 8 Bits... Devemos então usar um Hex editor para dividir o arquivo de 4MB em 2 arquivos de 2MB. Aqui tem uma outra dica MUITO IMPORTANTE: No caso dos arquivos nos slots "V" a divisão é diferente dos Slots "C", V1 de 4MB resulta em V1 e V2 (não em V1 e V3).
Eu todo feliz pelo sucesso!!!! Consegui!!!
Eu tinha um carcaça azul da KOF 99, que também era usada nesse jogo. Caiu como uma luva...
Aqui a foto da etiqueta que imprimi para minha Gunryu.
Este post é um complemento de um outro onde explico como reprogramar cartuchos de Neo Geo. Leia o post clicando aqui.
!!!!!Clique aqui para me seguir no instagram!!!!!!
Deixe seu comentário na seção de perguntas e se inscreva no blog para receber as atualizações via e-mail.
Roberto este blog está brilhante!
ResponderExcluirObrigado meu irmão! Você que é muito gentil!!!
ExcluirArrebentou. Parabens pelo sucesso Maninho. E obrigado por compartilhar...
ExcluirBeleza. Abraço!
ExcluirShow de bola cara vc é meu herói kkkk. Sucesso...
ResponderExcluirkkkkk, Valeu!
Excluirroberto boa noite vc vende cartucho reprograqmado
ResponderExcluirpreciso de uns titulos que nao estou achando
Eu não vendo cartuchos... Mas me chama no PV lá no instagram que posso te indicar um cara que faz...
ExcluirAmigo e este mesmo cartucho serve no neo geo pra fliperama o mvs ou só serve no aes?
ResponderExcluirPara rodar no AES você tem que usar um cartucho de AES como doador. Nesse caso, é um cartucho de MVS.
Excluirjogo rarissimo , nao conhecia gostei bastante da historia .logo logo faco o meu
ResponderExcluirSe seguir os passos que demonstrei aqui será bem sucedido. Realmente é um bom jogo!
ExcluirA placa NEO-MVS CHA256B substitui a placa CHA FIO esta subestituicao serve so para este jogo em especifico ou pode ser aplicado em outros jogos
ResponderExcluirA Gunryu eu tenho certeza, eu mesmo testei, mas você quer montar qual jogo?
Excluir