PS VR
Quando éramos crianças lá em 1990, nós vimos a Nintendo e a Sega tentando emplacar dispositivos de realidade virtual com nenhum, ou quase nenhum sucesso.
O Famicom tinha um dispositivo de realidade virtual para o qual foram lançados pouquíssimos jogos e só no Japão, hoje é apenas uma curiosidade obscura que ninguém se lembra. No que tange à Nintendo dos anos 80, no tocante à realidade virtual, eu me lembro que jogo Rad Racer usava aqueles óculos vermelho e azul, não me lembro se existiram outras tentativas da Big N.
A Sega tentou vender um óculos 3D para o Master System, que não funcionava lá muito bem, mas nós brasileiros lembramos muito bem dele, pois fomos bombardeados pelas propagandas que a TECTOY veiculava nos canais da TV aberta lá pelo início dos anos 90.
A Nintendo continuou insistindo na realidade virtual com o famigerado Virtual Boy. O maior fracasso da Nintendo de todos os tempos. Apesar de ter sido concebido pelo mesmo criador do revolucionário Game Boy, os cortes de custos e a falta de tecnologia da época resultaram em um aparelho capenga e monocromático (tons de vermelho, que desgraça) que não se sabia se era portátil ou não.
Aqui estamos nós! 20 anos depois. O Virtual Boy e os óculos 3d vermelho e azul são peças de museu. A tecnologia do "futuro" saiu dos filmes de ficção e habita nossas salas de jogos... Como eu conseguiria ficar fora disso?
POR QUE ESCOLHER O PSVR
Existem várias opções no mercado para quem deseja experimentar a tecnologia de realidade virtual, existem as opções mais baratas, que evolvem um recorte de papelão e o acelerômetro do seu smart fone, e existem as alternativas mais caras, como o Óculus Rift, que exige um computador poderoso (e caro) para funcionar.
A minha escolha para entrada neste mundo da realidade Virtual foi o PS VR, que originalmente foi desenvolvido sob o pseudônimo de "Project Morpheus". Comprei o meu há cerca de 6 meses e me sinto seguro o suficiente para dar uma opinião sensata aqui e, quem sabe, te ajudar a decidir se ele vale a pena ou não.
O primeiro motivo que me levou a considerar a compra do dispositivo foi o fato de eu já ter um Playstation 4 em casa. Se formos considerar a questão custo/benefício dos dispositivos ofertados no mercado, nada se compara ao custo do VR para quem já tem um PS4.
A princípio eu fiquei em dúvida se o PS4 normal aguentaria rodar os jogos sem travamentos e numa resolução aceitável. Meu veredito é de que o dispositivo dá conta do recado, contudo, o PS4 Pro foi desenvolvido tendo o VR em mente e por isso a resolução das imagens é sensivelmente melhor. Fique claro aqui que o PS4 normal não apresenta queda de frames, somente uma draw distance menor além de um resolução um pouco inferior.
Eu imaginava que um dispositivo desses seria sem fio e ele é tudo, menos sem fio, na verdade, o que mais tem é fio para ligar. Por um lado é um saco ligar esse monte de cabos, por outro lado, a vantagem é que a bateria não acaba... Imagina você empolgadão e de repente acaba a bateria dos óculos... Seria um banho de água fria na jogatina. Imagino também que essa opção tenha em vista corte de gastos no preço final do dispositivo.
Um aspecto bem legal do PS VR é que se você pode ligar os óculos em jogos que não foram feitos especificamente para Relaidade Virtual e eles ainda funcionarão. Você também pode desligar a TV e usando apenas os óculos sentirá como se estivesse jogando ou assistindo filme em um telão de cinema. A definição não é tão boa como em uma TV Full hd mas ainda assim é bem aceitável. Eu gosto de jogar Sonic Mania nesse modo e cabe salientar que outros jogos simples ficam maravilhosos nesse modo de uso.
Caixa do PSVR. Meu Bundle veio sem a câmera, mas sem ela o conjunto não funciona
O QUE MAIS IMPORTA, OS JOGOS
Foram lançados dezenas de jogos até agora (final de 2018) e eu comprei vários deles. Vou listar os três que mais gostei:
Para começar arregaçando cito Resident Evil 7 (RE7)! Finalizei esse jogo umas 4 vezes e digo que ele é perfeito para realidade virtual. O gráfico é perfeito, a ambientação, a história, é tudo nota dez! A aventura lembra aquele clima do Resident Evil 1 que te dava altos sustos. Quando você chega perto dos inimigos sente que eles estão na sua frente e que são grandes de verdade! Recomendo esse jogo fortemente para quem for comprar o aparelho.
Um outro jogo que me agradou muito foi o Drive Club VR (DC VR). Oponto fraco é que se você comprou o Drive Club normal terá que comprar o DC VR novamente, pois ao contrário do RE7, ele não tem a modo VR no disco original. Ouvi muitas pessoas reclamando de enjôo ao jogarem DC VR, mas eu não senti nem um pingo de enjôo. A imersão é muito grande e você vai sertir como se estivesse dentro de um carro superesportivo dirigindo a mil por hora.
O terceiro game que não pode faltar na coleção é Far Point. Um jogo de tiro que te coloca na pele de um astronalta perdido em um planeta cheio de coisas para matar. O game usa um acessório que imita uma arma, o "Aim Gun". Essa Aim Gun é uma das coisas mais impressionantes que já vi na vida. Você se vê dentro do jogo segurando um fuzil futurístico nas mãos e ameaçado nesse planeta desolado. A sensação de imersão é incrível. Recomendo muito esse jogo e esse acessório.
Experimentei outros jogos legais tipo Until Dawn - Rush of Blood, Battle Zone, Gran Turismo Sport, DOOM e alguns outros... Tem muita coisa legal, jogos bons não faltam.
Aim Gun. Não comprem esse jogo Bravo Team, comprem DOOM ou Far Point para começar
MOTION SICKNESS
Algumas pessoas sentem enjôo por movimento usando os óculos parados e sentados no sofá. A sensação de movimento é tão grande que seu cérebro vai ser enganado para pensar que você está em uma montanha Russa ou em um carro Esportivo acelerando fundo.
Eu cheguei a jogar 10 horas parando apenas para beber água e comer e não senti nada, mas várias pessoas que usaram meus óculos sentiram náusea, tontura e dores de cabeça. Alguns sentiram os efeitos após 10 minutos de jogo e outros depois de cerca de 30 minutos.
Em suma, antes de gastar seu dinheiro suado com um aparelho caro é aconselhavel testar antes. Você pode ser um daqueles que sentem enjôo e não aguentam 5 minutos de jogatina. Por mais que você veja vídeos na internet ou leia sobre o assunto, só jogando no hardware original para ter uma opinião formada.
QUALIDADE E DESIGN
A embalagem dos óculos é muito bonita o aparelho vem bem acondicionado e com um livro de instruções bem explicativo. Qualquer chimpanzé mais ou menos treinado vai conseguir instalar os óculos usando este manual.
Interior da caixa com milhões de cabos. Esse Demo Disc tem umas coisas bem legais.
Os óculos em si têm uma qualidade de construção muito boa, com um plástico resistente de bonito. As borrachas de vedação da luz são de boa qualidade mas não sei se vão resistir muito bem ao teste do tempo. Eu coleciono... Tem que durar tipo, para sempre.
Os óculos são muito confortáveis e se encaixam facilmente no rosto. Não é necessário um ambiente completamente escuro para usá-los e a cerca de um metro e meio da câmera eles já funcionam muito bem.
Espero que essa postagem tenha sido útil para você. Use os comentários aqui em baixo para interagir, deixar críticas ou sugestões. Clique em "INSCREVER-SE" (no topo da página) para receber por e-mail todas as novas postagens. Clique em "SEGUIR" ao lado direito da página para seguir o blog.
Comentários
Postar um comentário