RESTAURAÇÃO DA PLACA (SEGA SYSTEM 16B) – PARTE 01

O foco da minha coleção sempre foram os consoles domésticos... até que em 2013 adquiri um Neo Geo consolizado e foi nessa época que abri uma exceção à essa regra para os cartuchos de Neo Geo MVS. De 2013 até 2019 eu fiquei bitolado em relação aos arcades e a única coisa que eu queria era Neo Geo MVS.

Por volta de 2017 no meu estado (Espírito Santo, BR) enquanto eu procurava por cartuchos de MVS, por várias vezes me deparei com pilhas e pilhas de placas arcade das mais variadas, tudo por preço de banana. Lembro que certa feita entrei em um galpão com mais de 300 placas jogadas em um chão de cimento cru! Tinha Hyper Neo Geo 64 (que infelizmente não tenho até hoje); CPS3, várias placas da Sega, Namco, CPS2, etc... passei direto, fui até a pilha de cartuchos de MVS e ignorei solenemente todo o resto. Foi nesse dia que ganhei as 11 placas CPS2, (as que restaurei e postei aqui no blog), além de uma Seta 64 e outras coisas... tudo de presente... e olhem que quase não levei para casa, mesmo sendo de graça. 
Nessa época os operadores de fliperama estavam praticamente dando as placas antigas, pois elas estavam sendo substituídas por placas chinesas multijogos e PCs com emuladores... eu não quis comprar nada, pois dentre outros motivos, eu não dipunha de lugar para acondicionar... lá para 2019, quando resolvi consertar as CPS2 que ganhei, me deu vontade de conhecer outras placas, consertar as que estivessem com defeitos e adicionar coisas diferentes na coleção.

O problema é que de 2015 até 2019 as melhores coisas já haviam passado para mãos de colecionadores e em alguns casos, para mão de atravessadores, atravessadores que compraram barato para explorar e arrancar os olhos dos colecionadores a posteriori. Quando resolvi comprar placas dei muita sorte, pois mesmo chegando tarde na festa, ainda consegui comprar três Sega Naomi; uma CPS3; uma Sega Chihiro; algumas CPS2; várias Namco System 11 e 12, dentre outras coisas, por preços extremamente baixos, se considerarmos os padrões de hoje. A maior parte do que comprei estava com defeito, mas valeu a pena ter aprendido a consertar tudo.

Minha coleção não parou e aos poucos continuei comprando alguma ou outra placa com amigos colecionadores, mas nunca por preços cheios... esses preços malucos de Mercado livre eu nem considero referência. O mercado de games e arcades deu uma enlouquecida ultimamente e me recuso a pagar caro por hardware que já teve sua vida útil esgotada há mais de 20 anos.

Há alguns dias meu grande amigo Luciano me disse que tinha umas placas e perguntou se eu poderia dar uma olhada nelas para ele... muita coisa bootleg e com defeito, coisas que eu não mexeria se fosse para mim, mas como foi pedido de um amigo, eu resolvi olhar para ele. Esse amigo esteve no mesmo galpão que eu descrevi no começo do texto e pelo que entendi, aceitou a oferta de presente de várias placas. Ele me disse que ele angariou uma Hyper Neo Geo nessa época, juntamente com essas placas bootlegs que tinha me mostrado e mais algumas coisas.

Quando eu fui buscar as placas, meu amigo comentou que tinha uma placa da Sega no lote que pegou anos atrás, mas que não fazia ideia de qual jogo seria. Eu demonstrei interesse na hora! Hoje em dia minha postura mudou muito e eu quero qualquer coisa que preencha os seguintes requisitos: “JAMMA e original”.

Poderia ser uma Virtua Racing, Sega Rally, alguma Model 2... que não me atenderiam, pois não tenho gabinetes que suportem essas placas... mas a sorte sorriu para mim.

Essa foi a foto que meu amigo me mandou... placa bem suja e muito oxidada. Não consegui definir o jogo pela foto, mas no canto inferior direito dá para ler (SYSTEM 16B TYPE)

Esse Chip Hitashi FD1094 tem uma bateria suicida dentro dele. Na verdade é um Motorolla 6800 com uma chave de encriptação de dados dentro dele que é alimentado por essa bateria citada.

Quem acompanha o blog sabe que eu sou muito fã do Mega Drive. De todos os objetos eletrônicos já pensados pela mente humana o Mega Drive, para mim, é o mais excepcional... Sou fã boy? Sou! Joguei muito Mega Drive quando eu era criança e ainda jogo até hoje. Por que estou falando sobre Mega Drive assim do nada? Porque essa família de placas “SEGA SYSTEM 16” serviram de base para a projeto do Mega Drive, lançado em 1988.

Notem que são os mesmos processadores vistos no console caseiro. CPU principal Motorola 6800; um Z80 responsável pelo som e um Chip de Som da Yamaha, da mesma família que o chip empregado no Mega Drive.


Notem nas especificações do Mega Drive que, apesar de serem os “mesmos chips”, todos eles têm uma frequência de clock bem inferior ao que observamos nas SYSTEM 16B. Tais reduções se deram objetivando a redução de custos de produção, visando o público caseiro.

O objetivo da Sega era certamente chegar ao público de consoles domésticos por um preço competitivo. Como a System 16 era top de linha nessa época, fazer uma versão caseira consolizada da PCB, sem mudanças na performance, elevaria demais o preço do console e como consequência ele custaria o preço de um Neo AES na época dele (tipo assim).

Na conversão da placa arcade para console caseiro as mudanças mais visíveis foram: redução na paleta de cores, que diminuiu de 4092 para 512; a quantidade de sprites caiu de 128, na System 16, para 80 no Mega; o VRam saiu de 64kb para 8kb (dizem que essa é a maior limitação do Mega Drive); a qualidade de som teve um impacto também devido ao clock do Zilog e à qualidade do chip de som; foi retirado do Mega Drive a capacidade de escalonar sprites via hardware, sendo assim, tal capacidade só poderia ser implementada via software e esse foi um dos motivos para a porta de entrada deixada no aparelho (aquela usada pelo Sega Cd), a porta foi deixada para que a capacidade de escalonar sprites fosse eventualmente adicionada; logicamente, o tamanho dos jogos diminuiu muito pois armazenamento de dados em maskrons ainda era caro demais nessa época (em um cartucho de Mega cabem no máximo 2 maskrons e na System 16, como vemos na foto, tem pelo menos umas 15 memórias!).

Mesmo com tantos cortes de performance, a similaridade de hardware entre o Mega e a System 16 facilitou demais a conversão de vários títulos clássicos do arcade para o Mega. A lista de jogos dessa placa arcade se confunde com os primeiros anos do Mega Drive. Altered Beast, Golden Axe, Shinobi (a versão é diferente, mas eu conto assim mesmo), Dynamite Dux, Wonder boy 3 e E-Swat são exemplos de conversões bem sucedidas.

Como sou muito fã do Mega Drive, eu já sabia dessa história que contei nesse post e já tive a oportunidade de experimentar a maioria desses jogos em emuladores, contudo, ter a oportunidade de apreciar a placa original é uma coisa muito legal para mim... é um prazer que eu não sei como descrever.

Minha placa está estragada, mas estou estudando uma forma de ressuscitá-la. Graças à Deus existe internet e alguns velhos fóruns gringos, juntando a isso minha paciência, tentativa e erro, geralmente consigo acertar as coisas.

Vou fazer a parte dois desse post.



https://pt.wikipedia.org/wiki/Mega_Drive  Visitado em 31/01/2022

https://www.system16.com/hardware.php?id=701  Visitado em 31/01/2022




Comentários

  1. No aguardo para ver o jogo dessa placa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma etiqueta velha colada que diz "Dunk shot", mas eu vou fazer o dump das memórias para ter certeza... quem sabe não é um jogo perdido... ;)

      Excluir
  2. Saudações meu amigo. Estou iniciando agora no mundo das cps2 e achei seus guias sensacionais! Poderia fazer um guia de como gravar os arquivos do mame em cada eprom e identificar os arquivos corretos? Estou com bastante dificuldade em saber qual rom das diversas existentes gravar, e qual o arquivo certo dos muitos que existem dentro delas, gravar em cada eprom, já que alguns não são numerados.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então meu caro, quando você descompactar o arquivo .zip você vai ver que eos arquivos são numerados... O número corresponde ao slot da placa onde você vai assentar a eprom gravada. 1 e 2, têm 128kb (27c010, 27c1001 e compatíveis) e ficam nos slots 1 e 2; de 03 até 10 são eprons de 512 kb (27c4096 e compatíveis); de 11 até 20 são eprons de 4mb, 2mb, 1mb (27c322, 27c160, 27c800 e compatíveis). Se tiver mais dúvidas, pergunte.

      Excluir
  3. Agradeço o retorno amigo, a dúvida que persiste é que na rom que quero montar da new challengers por exemplo, parece ter arquivos demais com quase mesma nomenclatura da extensão dentro da rom. os de final "M" de 13 a 20, estão bem especificados. Agora os do jogo aparecem "Q4, Q5 e Q7" e também como "Arquivo 4, 5 e 7". Ainda há outros 3 nomeados apenas como arquivo, sendo todos estes citados com o tamanho de 512kb e um nomeado apenas com key de 1kb (esse acho que é o código do jogo), fora as de som que estão nomeadas como "Q01, Q02 sendo 512kb e uma nomeada com a extensão arquivo de 128Kb. Mas enfim a confusão está formada com esse monte de arquivos aparentemente repetidos impedindo meu sonho de ter uma new challengers em casa kkkk Vi um guia seu de como fazer a new challengers usando o pal g e unindo alguns arquivos para economizar eproms, mas preciso primeiro entender esses mistérios para tentar montá-la. Outra dúvida é sobre gravadores de eprom, depois de muito custo conseguir encomendar um GQ-4x com adaptador adp-054, porém pelo visto ele não grava os palce16v8h para o Pal. Poderia indicar qual você usa para essa finalidade? Desculpe o caminhão de perguntas kkk e desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa eu me bati também, graças ao Roberto consegui entender mais sobre as conversões, eu não pegaria as roms do mame e sim dos principais sites de roms originais ou de roms descriptografadas pra não precisam da key. https://www.winkawaks.org/roms/cps2/index.htm aqui vc vai encontrar as roms pura, https://cps2.avalaunch.net/ e aqui são as roms descriptografadas. Creio que esses links já estejam no tutorial que se encontra aqui no blog agora é só o amigo seguir o passo a passo para realizar a conversão.

      Excluir
    2. Você chegou a cer esse post: https://embuscadosjogosperdidos.blogspot.com/2021/07/street-fighter-2-new-challengers.html?m=1

      Excluir
  4. Interessante esta placa amigo Roberto, vou acompanhar o desfecho que certamente vc vai arrumar ela. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ela não é jamma tive que comprar um adaptador... não dá para mexer nela enquanto ele não chegar...😂

      Excluir
  5. Muito obrigado amigo Wall, então pelo que entendi nesse link tem a rom principal world e as regionais com os jogos apenas. Basta pegar os arquivos 13m a 20m da world e no local do jogo e som de 01 a 10 colocar as regionais certo? Nessas world é justamente onde tem vários arquivos repetidos e eu confundo

    ResponderExcluir

Postar um comentário