NOVOS JOGOS PARA VÍDEO GAMES ANTIGOS - MEGA DRIVE 2023

Faz tempo que não mexo aqui no blog… meu primeiro filho nasceu e esse fato, aliado às minhas demandas de serviço diário, não tem deixado muito tempo para mim. Os games continuam fazendo parte da minha vida, claro… fiz algumas coisas legais nos últimos meses, tipo configurar a minha NAOMI multi e consertar algumas placas arcade, mas não me sobrou tempo para sentar e escrever sobre isso.

Comprei um gabinete japonês, umas placas arcade novas e também alguns poucos jogos de AES. Como não está sobrando muito dinheiro também, resolvi comprar jogos baratinhos de Super Famicom. O jogos japoneses e comuns têm um preço bem acessível, então eu consigo matar minha vontade de colecionar sem comprometer minha renda. 

Em relação ao blog, o que eu tenho feito é atualizar os posts com arquivos e labels que eu fiz, ou que algum amigo tenha me enviado… tem muitos arquivos novos atualizados em posts bem antigos, principalmente para Neo Geo.

Falar sobre jogos antigos para plataformas novas sempre foi uma das coisas que eu acho mais legais e os lançamentos se multiplicaram a cada ano. É impressionante a frequência com que ainda saem jogos, principalmente para o Mega Drive, meu console preferido.

Como já faz mais de um ano que não escrevo nada sobre os novos jogos para Mega, quero fazer um apanhado das novidades mais legais dos últimos tempos.

MEGAMAN SEQUEL WARS

Parece que os russos não desistiram do Mega Drive e estão trabalhando em um remake dos jogos do Megaman, mais especificamente de Megaman 4, 5 e 6. Não se trata apenas de um Hack e sim de jogos novos, feitos do zero e programados com o SGDK.

O único jogo do Megaman lançado para Genesis foi o Mega Man Willy Wars, que, na verdade, é um remake dos 3 primeiros jogos do robozinho azul, originalmente feitos para NES.

Willy Wars de Mega é um jogo ótimo e a ideia de fazer uma continuação no mesmo estilo é brilhante. É possível baixar uma demo aqui e verificar por vocês mesmos a qualidade do serviço maravilhoso que os caras estão fazendo. Baixe a demo e confira por você mesmo, garanto que vai se surpreender.

O demo consiste no remake da fase do Pharaoh Man Stage (Mega Man 4), Cossack Stage 1 (Mega Man 4), Charge Man Stage (Mega Man 5) e Centaur Man Stage (Mega Man 6) e Dust Man Stage (Mega Man 4). Além das fases citadas, a demo possui um mini game multiplayer para 4 pessoas, muito legal.

Recentemente saiu uma outra versão que conta com Mega Man 4 completo. Espero que essa trilogia saia completa algum dia.

FINAL FIGHT MD

Um grupo de brasileiros está fazendo um port de Final Fight para Mega Drive. Na era dos 16 bits não saiu nenhuma versão do jogo para o Mega Drive, contudo, tivemos uma versão merda para o SNES (versão vergonhosa e lixosa que só serviu para frustrar as pessoas na época). Além desse lixo, que só saiu para SNES, tivemos uma excelente versão para Sega CD, mas como o addon não era muito comum, nem todo mundo teve a chance de jogar.

Estou acompanhando o desenvolvimento pelo canal dos programadores no YouTube e uma DEMO foi disponibilizada no natal de 2022. O jogo está muito lindo e perfeito! Dá gosto de ver o que esse pessoal consegue espremer do Mega Drive.

É possível jogar de 2 players (chupa Nintendo!), as cores ficaram excelentes, os sprites grandes e as músicas fenomenais. O mais legal dessa versão é que você pode escolher várias formas de jogar: pode escolher rodar a 30 FPS (com mais inimigos na tela); tem uma opção de rodar a 60 FPS, com uma imagem mais fluida, porém, com menos personagens na tela; por último, existe a opção de jogar a 60 FPS e com mais inimigos na tela, porém, o Mega Drive tem que estar com MOD overclock!

Esse Mod do overclock é algo bem antigo na comunidade, o problema é que, mesmo podendo ser desligado, a maioria dos jogos não se beneficiava do MOD. Alguns games, inclusive, apresentavam artefatos e bugs... é a primeira vez que eu vejo algum jogo programado para se beneficiar desse MOD. Essa é uma forma simples e incrível de espremer um pouco mais de suco do velho Mega Drive.

Além do modo arcade o jogo contará com o modo Survivor, igual ao do Sega Cd, onde você enfrenta uma horda infinita de inimigos para ganhar pontos. Outro modo presente contará com uma história diferente envolvendo viagem no tempo que contará com mais dois personagens jogáveis (Cap Comando e aquela menina do Final Fight 3, de SNES). Este modo não me interessa, mas como é optativo, pode ser que interesse a alguém.

ASTEBROS

Ano passado eu comprei o jogo Demons of Asteborg da produtora NEOFID (já falamos sobre ele aqui). Os mesmos caras estão fazendo essa continuação, chamada Astebros. Astebros já foi lançado, mas até hoje não recebi a minha cópia.

O jogo original era, em tese, o maior jogo em quantidade de megabits já lançado para Mega Drive. Eu comprei a versão física na época do lançamento, mas confesso que não consegui enxergar para onde foram esses megabits a mais. Já vi jogos de 4mb para Genesis que me pareceram mais bonitos, mas vejam bem, com isso não estou dizendo que é um jogo ruim… só não é nada revolucionário, como alardearam na época.

O novo game da franquia apresentará a possibilidade de jogar em modo Coop e as dungeons serão geradas randomicamente. A aleatoriedade das dungeons, sem dúvidas, ajudará muito na questão do fator replay. O primeiro game da série foi legal, mas é um game extremamente linear, como consequência, depois que eu zerei, não tive mais nenhum interesse em jogá-lo.

Astebros está custando 70 Euros, mais frete e impostos... fiz um esforço para comprar na pré-venda (mesmo sem poder) e para aqueles que quiserem e puderem, eu digo que o material que eles usam nas mídias físicas são de primeira categoria. Se você tiver uns 600 reais sobrando aí na carteira, acho que vale o investimento.

ZPF

Esse jogo é um dos que eu mais quero poder jogar um dia. Eu amo games de nave e o jogo parece extraordinário!  Os sons e gráficos que vi nos trailers me deixaram no hype!

Já falei desse game aqui em outras oportunidades, mas ele ainda não foi lançado. Segundo o canal do YouTube do criador, no ano de 2023 ele irá abrir uma campanha no Kichstarter para financiar o projeto. Na verdade, conforme o programador, o jogo já estaria praticamente pronto e a campanha no site de financiamento coletivo seria aberta apenas para a levantar o dinheiro para produção das mídias físicas.

Estou ansioso… esse eu vou me esforçar para comprar.

PHANTON GEAR

Esse game de plataforma promete ser um dos melhores do gênero já lançados até hoje para Mega Drive. Existe uma demo desse jogo rolando pela internet há bastante tempo, contudo, somente no ano passado foi lançada a campanha de financiamento coletivo do jogo.

No vídeo de lançamento da campanha eles mostraram alguns detalhes novos e, ao que tudo indica, o desenvolvimento já está no fim e será lançado em breve. Não irei me ater a esse título aqui, pois já falamos dele, contudo, saibam que ele sairá em breve.

BIO EVIL

O nome do jogo é bem sugestivo, uma mistura de Residente Evil e Biohazard. Esse game também já foi trazido aqui no blog há tempos. Está sendo feito por uma empresa chamada PSCD. Eles lançaram alguns games de Mega, mas nada que se compare a esse demake. 

O desenvolvimento segue a passos lentos, o que não é de se estranhar, tendo em vista que esse port não deve dar lucro para os desenvolvedores, já que eles não têm os direitos sobre propriedade intelectual em que ele se baseia.

Fato é que foi recentemente divulgada mais uma DEMO do jogo, que apesar de bastante longe da compleição, continua andando e enche a gente de esperança.

LIFE ON MARS

Esse game foi lançado recentemente e prometia ser parecido com os jogos da série Metroid. A arte da capa do game e o conceito pareciam bem legais, mas quando conferi o resultado, fiquei bem decepcionado. No começo parece uma cópia bem genérica de Metroid, o que seria legal, se fosse pelo menos bem feita. Sinceramente, eu não gostei do jogo… o personagem é genérico, a história é ruim e os cenários são feios.

Tentaram fazer uma mistura de gráficos pré-renderizados, mas o Mega não tem uma paleta de cores que permita que esse efeito seja concretizado de forma satisfatória.

Logo no começo do game que você tem que atirar em “galinhas mutantes”, aff… muito ruim… parece humor de quinta série… esses caras têm que entender que o público deles é de gente velha. Depois de jogar um pouco eu percebi que são os mesmos caras que fizeram Metal Dragon, um jogo muito ruinzinho e crivado de piadinhas idiotas. Tudo fez sentido… no Metal Dragon o nome de um dos personagens é “Flacid Snake". Pior que “A praça é nossa”, só faltou a rizada do “Carlosalbertu”.

SHREDERS RE REVENGE

O que mais existe por aí é rom Hack de Streets of Rage e de Sonic. Quando vejo essas ROMS modificadas de Streets of Rage 2 já viro a cara, contudo, desta vez eu me enganei feio. Achei que Shreders Re Revenge fosse mais um Hack sem graça de Streets of Rage 2, quando, na verdade, as mudanças são tão significativas que essa Hack é um jogo novo.

Os caras trocaram todos os personagens jogáveis e acrescentaram a opção de mais três avatares. Além das 4 tartarugas ninjas, que eram esperadas, você pode selecionar C. Jhones, April O’Neil e Mestre Splinter. Cada personagem tem seus golpes específicos, combos, fraquezas e vantagens.

Todos os inimigos foram trocados pelos membros do clã do pé, Beebop, Rockesteady, Wingnut, etc. e eles têm novas vozes, além de uma inteligência artificial bem competente.

Os sprites foram retirados do jogo novo das Tartarugas Ninja, que foi lançado para plataformas modernas no ano passado e, por incrível que pareça, caíram como uma luva na paleta de cores do Mega! Ficaram melhores do que os sprites do jogo original dos Tartarugas Ninja - HYPER STONE HEIST.

A única coisa que impede o Hack de ser perfeito é que o game usa os cenários e músicas de Streets of Rage.😉. Convenhamos que um Hack, por mais maravilhoso que seja, hierarquicamente, está abaixo de um jogo novo. Bom, não diria nem que isso é uma crítica,  mas sonhar com um port completo do game não custa nada.

REAL BOUT MD

Mais um port do Neo Geo para Mega Drive. Esse eu acompanho pelo canal do youtube do Rheo Gamer desde o começo. No final do ano passado eles lançaram uma demo do game e ela é de cair o queixo.

O jogo ficou excepcional. Os cenários maravilhosos, sistemas de combos, animações dos personagens… tudo é incrível! É difícil até de acreditar que o Mega, com tantas limitações, consiga fazer um port nessa qualidade. Atualmente já é possível escolher Blue Mary, Joe, Terry, May e, pasmem, o grandão Krauser.

O problema do port é que a versão final não caberá em um cartucho de até 4mb, provavelmente contará com 16mb. Isso implica na impossibilidade de montarmos um cartucho. Na minha opinião, a existência de um cartucho físico seria o grande atrativo desse port, pois se for para jogar em emuladores, eu prefiro jogar a versão do NEO GEO. Eu queria mesmo era ver meu Mega pegando fogo com esse jogo!

Eu gostaria de ter uma port de Real Bout em mídia física para Mega Drive.

DOOM RESSURRECTION 32X

O port oficial de DOOM para 32x é uma vergonha. Foi feito “na moda caralho”, ou “nas coxas”, se preferir… 32x não vendia, faltava suporte, concorria com o Saturn... em suma, o addon não deu certo...

O jogo oficial é fraco, mas como o 32x não tem muitos grandes jogos em sua biblioteca,  DOOM ainda se sobressai. Recentemente fizeram uma versão do game para 32x, chamada DOOM RESSURECTION, que foi melhorada em todos os aspectos possíveis.

A versão 2.2 (mais atual) conta com várias mudanças, sendo as mais significativas: Suporte ao cabo Link, ao estilo ZERO TOLERANCE; SPLIT SCREEN e MODO COOPERATIVO; NOVA TELA DE TÍTULO, ao estivo PS1; UTILIZAÇÃO DOS DOIS CHIPS SH2, o que melhorou a velocidade de renderização do game; 30fps; Novos modos de vídeo: “Low” (two pixel modes) 128×144, 128×160, 160×180, além de 03 modos em “high detail” 224×128, 256×144 e 320×180 video modes; Suporte a Wide Screen 16:9; Modo visual High color; Músicas no padrão FM sound; Possibilidade de rodar músicas em 3 modos (FM, 32X+ ou som digital via Sega CD); Som Stereo; Suporte a Saves SRAM; Inclusão de levels ausentes na versão original de 32X; Inclusão de sprites dos monstros usados na versão de Atari Jaguar; e HUD do Jaguar.

Joguei muito essa versão no modo coop por esses dias e fiquei muito feliz de ver que alguma nova lançada para 32x. Eu tenho 32x há décadas e as únicas coisas novas que apareceram em 20 anos foram umas 3 ou 4 ROMS canceladas e inacabadas. Nunca vi nada parecido com essa maravilha.

CONSIDERAÇÕES

Existem outros jogos novos em produção como Dino Fighters e Zabu, mas estão bem no início de suas produções… temos também alguns ports em andamento como um remake de Sunset Riders, Wind Jammers, Castlevania Symphony of the Night e Ghost n’ Goblins… esses nós trataremos no futuro. 

 


 

 

Comentários