NOVAS FORMAS POSSIBILIDADES DE EXTRAIR RECURSOS DO PODEROSO MEGA DRIVE

Os jogos novos sendo lançados para Mega Drive já não são novidades… sai tanta coisa que eu não dou conta de escrever sobre tudo. A cada dia que passa saem mais jogos e a gente que é fã vive no hype pelos jogos novos que são anunciados todos os anos, contudo, várias pessoas falam sobre isso pela internet.


Um tópico que eu gostaria de falar tem a ver com a implementação de novas formas de extrair mais poder de processamento do Mega Drive. Nunca vi ninguém falando especificamente sobre isso, mas é uma coisa que me intriga bastante.

O cabo link

Quem diria que o Mega Drive poderia ser ligado a outro Mega para jogatinas em LAN? Há alguns anos uns caras descobriram como replicar um cabo link originalmente concebido para o jogo Zero Tolerance. Os jogos de tiro em 1.º pessoa estavam engatinhando na era dos 16bits. Zero Tolerance é um jogo bem primitivo de tiro em 1.º pessoa, contudo, o que ele fez, fez bem feito, pois, mesmo com as limitações, o game é bem divertido.

A funcionalidade já existia, mas era algo muito obscuro escondido na biblioteca do Mega, principalmente pela dificuldade em conseguir o tal cabo. Recentemente apareceu um tutorial na internet ensinando a fazer seu próprio cabo link com materiais extremamente comuns.

No final do ano passado os criadores do Hack DOOM RESSURRECTION para 32x implementaram o uso do cabo sobre citado ao jogo e o resultado ficou maravilhoso! Infelizmente, atualmente é impossível arcar co um 32x, quanto mais com 2 aparelhos… mas nem tudo é notícia ruim.

A facilidade em confeccionar o cabo link aliado ao fato de já terem lançado um jogo que o suporta abre a possibilidade de que no futuro outros desenvolvedores lancem mais jogos com essa funcionalidade.

O Jogo DUNE Battle for akrajis seria ficaria excelente linkado, assim como diversos jogos de mega drive que poderia recorrer ao cabo. Mega Bomber man, seria legal também… daria para ligar 2 Megas e jogar partidas com 4 pessoas, talvez até com 8, usando o multitap… imaginem Rock n’ roll Racing com 4 pessoas em 2 telas!!! Maravilhoso!

Uso do processamento do Sega CD
Apesar de ser descrito como uma falha, o Sega CD é um aparelho bem comum de se encontrar aqui no BR. Os preços do modelo 2 do aparelho, principalmente, são bem em conta.

O Sega Cd adiciona várias características ao Mega. O Mega, na verdade, foi capado em relação à placa Sega Systen 16 e não possui, por exemplo, a capacidade de escalonar sprites… alguns desses cortes no projeto inicial foram remediados pelo Sega CD… bom, não vamos entrar em detalhes sobre as melhorias do aparelho.

Fato é que no jogo Paprium, caso você tenha um Sega CD instalado, o processador do Sega Cd pode ser usado (opcionalmente) para controlar a inteligência de um segundo player.

Essa é uma forma de explorar o addon que nunca havia sido implementada e sabe-se lá quais são as possibilidades de aumentar o poder de processamento do Mega através do Sega CD acoplado.

Mod overclock
Esse mod é bem antigo e funciona basicamente como uma forma de aumentar o clock do Motorolla 6800, ou seja, possibilita fazer com que o processador funcione mais rápido do que o previsto originalmente. Isto permite melhorar o desempenho de seu do mega Drive sem empregar recursos para trocar nenhuma peça.

Os resultados são meio instáveis… em alguns jogos percebemos aumento de desempenho, contudo, em outros ocorrem travamentos e bugs. Até então eu nunca me interessei em fazer um MOD desses, mas recentemente, com o lançamento da DEMO de Final Fight MD, os desenvolvedores fizeram um modo de jogo que utiliza esses poder de processamento a mais. O mod. possibilita a capacidade do Mega Drive colocar o dobro de sprites na tela, sem que precise diminuir a taxa de quadros pela metade.

Não sei o motivo pelo qual a própria sega não fez o tal overclock de fábrica, talvez não houvesse a necessidade de fazê-lo em 1988. Talvez achassem que poderia causar algum dono ao processador… realmente eu não sei o motivo, mas nunca ouvi falar que algum aparelho estragou devido ao overclock.

O fato é que esse é um jeito muito fácil e extremamente barato de aumentar a capacidade do Mega sem gastar nada! Espero que mais desenvolvedores façam uso dessa capacidade.

Mega EverDrive PRO, Datameister, SVP
Esse talvez sejam os mais polêmico. FPGA ou FIELD-PROGRAMMABLE GATE ARRAY, é um tipo de chip que serve, dentre outras coisas, para mimetizar o funcionamento de processadores que não são mais fabricados.

No mundo dos games significa basicamente um passo a frente da emulação de software, seria tipo “uma emulação de hardware”. Apesar de ser uma tecnologia insipiente, já conseguiram fazer muitos jogos clássicos funcionarem por meio dos FPGA.

O Mega Everdrive PRO é um FPGA que simula o Hardware do 32x e do Sega CD usando o hardware original do Mega Drive, ou seja, ele adiciona “chips” ao Mega Drive. Como consequência, o uso do everdrive dispensa o uso dos add-ons antigos.

Outro uso para o FPGA foi a capacidade de rodar jogos através do mega que em tese não deveriam rodar no aparelho, nem mesmo com a presença do 32x e do Sega CD juntos.

Os caras do Mega EverDrive PRO fizeram uma versão de DOOM, chamada Mega DOOm com características inviáveis se serem processadas por um Mega Drive. Por isso no começo desse tópico eu disse ser polêmico!

A pergunta que se faz é se o FPGA faz tudo, o Mega Drive serve para quê? Ele só alimenta o processador que o substitui…

Nesse mesmo sentido existe o DATAMEISTER que vem no jogo Paprium. O nome fantasia do CHIP serve para designar uma série de Chips, dentre eles um Altera e tudo indica se tratar de um FPGA. Ele adiciona canais de som, cores, acho que aumenta a capacidade do VDP, para poderem colocar mais sprites na tela, ou seja, é uma nova forma de acrescentar capacidades ao Mega. Aí ficaria fácil dizer que não se trata mais do console clássico… mas a questão é que outros chips foram acrescentados aos jogos de SNES e Nintendinho, por exemplo… são vários mais o mais famoso seria o Super FX no Star FOX… o uso desses chips faz com que Star fox não seja um game de SNES?
 Datameister na verdade é um STM32F446ZEJ6
A própria Sega usou um Chip para aumentar a capacidade de processamento do Mega o SVP usado somente no game Virtua Racing na época em que a Sega ainda se importava com o Mega.

Bom, importando para nós aqui é que a possibilidade de integração dos FPGAs abrem novas possibilidades de extração da seiva do velho Mega Drive. Particularmente, acho ridícula a ideia de rodar, sei lá, GOD OF WAR em um Mega Drive… mas se o Chip for implementado de forma que melhore coisas pontuais sem que descaracterize os jogos do console, aí me parece legal.

Internet (Mega Wire)
O meguinha foi um dos primeiros consoles que poderia se conectar online. Lembro de ter um MegaNet na minha primeira coleção, que apesar de não servir para nada mais naquela época, era uma curiosidade legal.

No Japão e EUA, a Sega teve uma plataforma online para distribuir jogos digitais. Foi o caso da distribuição de Mega man e Alien Soldier. Com a tecnologia atual seria interessante uma nova versão para ligar o Mega Drive na internet. A Waltermellon lançou um suposto modem em um Kicstater mas não dá para confiar muito nesses caras.

É uma possibilidade de upgrade do Mega.

O rompimento da barreira dos 4megabytes (16 megapoweeeer!)
Os jogos originais de Mega tinham 4 megabytes (ou 16 megabits). O único jogo oficial maior que 4 Megas foi Street Fighter New Challengers, se bem me lembro.

A limitação me parece que tinha a ver com controle de custos, na época as maskrons ainda eram caras demais. Pier Solar já quebrou essa marca de 4mb em 2008, no entanto, não é muito comum que os games novos tenham mais do que os 4mb… o fato que terem quebrado essa barreira me deixa esperançoso de que os jogos sejam maiores e mais detalhados e ainda espero que haja uma forma conhecida por todos para que possamos ter acesso aos games em mídia física sem termos que comprar um everdrive de 4 mil reais.

Sons de cartuchos emitidos pelo Sega CD
Esse recurso é referido pelas pessoas como MSU MD e nunca foi usado oficialmente pela SEGA. A primeira vez que eu ouvi falar desse recurso foi em 2008, quando a Waltermellon lançou Pier Solar.

Por volta de 2014 eu tive acesso a um HACK de Rock n roll Racing que usava essa tecnologia e eu fiquei maravilhado. Nesse Hack específico você poderia gravar um CD com uma trilha sonora de Heavy metal e o Sega CD faria a leitura concatenada com as corridas do jogo.

Eu jogo muito esse Hack até hoje! Era uma coisa meio underground, contudo, depois que integraram o core do Sega CD ao Everdrive PRO esse tipo de Hack começou a se popularizar e hoje em dia temos vários hacks que usam o drive de CD para tocar a trilha sonora de games.

Essa possibilidade é muito legal porque temos condições de jogar os games em cartucho, portanto sem loading e termos a experiência de ouvir uma sonora diferente.

Eu gosto muito do SOM PCM do MEGA, mas Rock n roll Racing do Mega com a voz do DIA, Ozzy, Golden Earing… putz… é muito legal. Um sonho de criança.

Gostaria que todos os games novos viessem com essa possibilidade.



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