CURIOSIDADES E EASTER EGGS NEO GEO - PARTE I

Easter egg é basicamente um segredo escondido em algum jogo. Para encontrar esse segredo é preciso lançar mão de algum código ou sequência especial. Em alguns casos, ele também pode ser notado com uma certa atenção e perspicácia.
O primeiro a incluir um easter egg foi o jogo Adventure, lançado para Atari 2600 em 1979. Nessa época, a Atari não dava os créditos de criação aos programadores dos jogos. Não satisfeito com a política da empresa o programador inseriu, secretamente, uma sequência para desbloquear uma sala  dentro do jogo,  nesta sala era possível ler o nome dele.
Primeiro Easter Egg da história dos vídeo games. A propósito, esse quadradinho Roxo é o personagem que você controla
O poderoso Neo Geo também é cheio de  easter eggs e curiosidades legais dentro da sua biblioteca. Eu separei os que consegui enxergar ao longo dos anos e provavelmente você se surpreenderá com algumas das coisas que serão listadas aqui. O objetivo é só nos divertirmos mesmo. Aproveitem a leitura.
ME VÊ UM PASTEL DE "FLANGO" - THE KING OF FIGHTERS 99
O jogo The King of Fighters 99 (KOF 99) se destaca dos outros jogos da série pelas magníficas transições dos cenários a cada round. Em um estágio o tempo muda e começa a chover, em outro cenário, é um elevador que se movimenta, etc... Nessa fase específica que quero tratar, no primeiro round, vemos uma rua bem movimentada durante a noite, com o passar dos rounds, a rua vai ficando vazia, como se fosse madrugada, logo em seguida, só é possível ver o movimento de uma sombra correndo atrás de um cachorro. Depois de muitos anos eu percebi que ao fundo do cenário há uma placa escrita "Chinese kitchen" (Cozinha chinesa) e como é sabido, chineses consomem carne de cachorro... Depois de juntar todos os motivos foi que eu consegui compreender a alegoria... O cenário dá a entender que durante a madrugada, quando não há ninguém na rua, o dono (funcionário) do restaurante chinês corre atrás dos cachorros de rua para matá-los e servir aos frequentadores do pastel de "flango lecheado"... Eu demorei bastante para perceber a intenção jocosa e me peguei rindo da piada xenófoba da SNK. E você, já tinha percebido essa?
Nos prints acima dá para ver a placa citada e o cara correndo atrás do cachorro com  um porrete nas mãos.
I'LL BBE BACK! METAL SLUG 3
No jogo Metal Slug 3, quando caímos na água com os personagens Marco ou Tarma, a animação do "afogamento" faz alusão a uma cena clássica do filme Exterminador do Futuro 2 (Terminator 2, judgment day, 1991). A cena é aquela no finalzinho do filme, quando o T-800, interpretado pelo Arnold Schwarzenegger, levanta o polegar enquanto submerge no metal derretido. Esse easter egg é meio difícil de perceber, uma vez que a animação geralmente fica tampada pelas animações do chefe.

Marco com o polegar para cima e afundando.
 ADK
ADK ou  (Alpha Denshi Korp) foi uma soft house japonesa que fez vários jogos nos anos 80 e 90, dentre estes, vários foram lançados para o Neo Geo, como Magician Lord, Crossed Swords e Ninja Master's... Mas você já tinha reparado a "coincidência" nas letras iniciais no nome do jogo Aggressors of Dark Kombat, que foi lançado pela produtora em 1994? Eu só reparei no trocadilho com as letras depois de décadas...
Tela do título do Aggressors of Dark Kombat
MEMORYCARD, NOSSA QUANTO ESPAÇO...
Que o Neo Geo foi o primeiro console a ter um memory card, todo mundo sabe, mas você já parou para pensar que ele tem 2K BYTES de armazenamento?  A título de comparação, o Hd de 2 Terabytes, que está dentro do seu Playstation 4, tem 1.000.000.000 de vezes mais espaço que o nosso revolucionário dispositivo do início dos anos 90.
2K BYTES
ESTÁTUAS DO GUILE E AKUMA - KOF 94
Em 1994 a SNK lançou The King of Fighters 94, um jogo que misturava as suas franquias de maior sucesso. O universo de Fatal Fury Special se misturava com o universo de Art of Fighting, tendo Ryo Sakasaki como Chefe especial, por outro lado, Art of Fighting 2, trazia Geese Howard como chefão secreto... Fatal Fury e Art of Fighting eram franquias muito bem sucedidas da SNK nessa época e a mistura de outras propriedades intelectuais da empresa como Ikari Wariors e Psiko Soldiers, juntamente com conteúdos novos e uma dinâmica de embate diferente, deram origem à essa que foi  a franquia mais bem sucedida da SNK.
A SNK e a Capcom disputavam a preferência dos jogadores nos arcades, mas o jogo Street Fighter II,  lançado em 1991, ainda continuava soberano nos fliperamas em 1994, até que nesse ano, essa supremacia foi desafiada por The King of Fighter 94. Cabe salientar que, apesar do pioneirismo de Street Fighter II, KOF 94 é um jogo bem mais avançado que o clássico SFII. 
Sabendo de todo esse contexto, me respondam, vocês repararam que dentre os inimigos petrificados pelo vilão Rugal está o Guile? Olhem bem a esquerda de Rugal no print abaixo... É certamente uma estátua do Guile conjurando um "sonic boom". Ah, e a estátua a direita de Rugal lembra um pouco o Akuma... Isso denota uma provocação de que Rugal era mais poderoso que os personagens da Capcom. Como consequência da "cutucada" da SNK, a Capcom criou o personagem Dan, que é uma cópia caricata de Robert Garcia. 
O TRIO DA CORÉIA E O RANCOR DOS COREANOS COM OS JAPONESES
No início do Séc XX, o Japão era extremamente imperialista. Por volta de 1910 o Japão conquistou e anexou a Coréia. Os coreanos foram escravizados em campos de concentração, enquanto os japoneses tentaram de várias formas suprimir a cultura do país dominado, em um processo de assimilação forçado da cultura japa. Os coreanos foram libertos do julgo somente após a segunda guerra mundial. Como consequência disso tudo, até hoje existe uma rivalidade acirrada entre os países. Os coreanos boicotam tudo que faz menção à cultura japonesa.
Pae Wang Jeon Seol (tradução: A lenda de um Guerreiro), nome dado ao jogo Samurai Sprits na Coréia

Os japoneses, em contrapartida, também são preconceituosos com os produtos vindo da Coréia. Aqui no Brasil nós estamos bem longe de toda essa treta nacionalista asiática, mesmo assim, eu já me deparei pela internet com alguns comentários xenofóbicos de personalidades japonesas se queixando da popularização do kpop ( música pop coreana) e do kdrama (novelas coreanas).
O trio da Coréia no jogo The King of Fighters é bem emblemático desse aversão japonesa... Dos 3 integrantes, 2 são ladrões. Um deles usa um uniforme de presidiário e luta usando uma bola de metal e correntes da prisão; um dos lutadores é um anãozinho esquisito com uma voz afeminada e bizarra, que parece a imã anã do Fred Kruger... Me parece que a escolha desses personagens bizarros denota um certo desprezo dos japoneses pela cultura dos vizinhos... será que estou errado? Se você acha que não tem nada haver, experimenta chamar um coreano de japonês e me conta no que deu...
Trio da Coréia The king of Fighters
NGH - NEO GEO HOME
Já repararam que os jogos de AES têm essa sigla NGH, seguida de algum número? Então, NGH significa, como dito no subtítulo, Neo Geo Home, mas e o número? O número é a ordem de lançamento dos jogos. Nam 1975 (NGH 01) é o primeiro jogo lançado, Magician Lord  (NGH 05) é o quinto jogo, Alpha Mission II  (NGH 07) é o sétimo, e por aí vai... A numeração serve como uma referência, contudo, ela não é exata e sequencial, pois existem alguns números faltando na série, provavelmente esses números faltantes correspondem a jogos que foram cancelados (faltam os números 08, 12, 13, 15, 28, 35, 71, 72, 77 , 99 e 100).  A partir do número 98 a contagem pula para o número 200 (Neo Turf Masters é o NGH 200).  Do 200 em diante, a contagem pula os números (204, 210, 258 e 272) mas mesmo pulando alguns números, eles ainda seguem uma certa lógica. Quanto maior o número, mais recente o lançamento do jogo. Além de servir como curiosidade é legal imaginar quais seriam os projetos não lançados que ocupariam esses números suprimidos. Se quiserem dar uma conferida na lista completa e nos supostos games cancelados, cliquem aqui nesse site.


Essa foto mostra o NGH 001 no canto esquerdo inferior do manual.

O TOPLESS DA BLUE MARY - REAL BOUT
Esse Easter egg eu descobri sem querer e é bem legal... Nessa fase mostrada no print abaixo, quando a Blue Mary vencer um round, mas mesmo assim cair na água junto com o adversário, ela emerge com os seios à amostra. Ao perceber que perdeu o sutiã, a personagem submerge novamente e fica apenas com o rosto do lado de fora.

Vou terminar esse post por aqui, mas existem muitas outras curiosidades desse tipo nos jogos da SNK. Talvez eu faça um novo post com mais algumas delas no futuro. Se você conhece alguma curiosidade ou easter egg, que eu não tratei ainda, coloque na seção de comentários e divida conosco. Se inscreva no blog para receber as atualizações por e-mail e não se preocupe, não vou te mandar emails inúteis nem tentar te vender nada... É só para acompanhar as postagens do blog mesmo.

Fontes
http://www.seganet.com.br/index.php?/topic/65417-materia-mitsuo-kodama-inspira%C3%A7oes-no-filme-akira-nos-jogos-last-resortkof-94-e-outros-detalhes/ (visto em 25/02/2019)

http://www.neo-geo.com/snk/master_list-ngh.htm (visto em 23/02/2019)

Comentários

  1. que bacana estes curiosidades nao tinha percebido .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa né? Tem uma segunda parte sobre esse tópico.

      Excluir

Postar um comentário