METAL SLUG - CONVERTENDO UM CARTUCHO DE NEO GEO AES

ADEUS FATAL FURY 3, OLÁ METAL SLUG 1!
O primeiro Metal Slug (MS1), na minha opinião, é um dos melhores jogos de todos os tempos. Quando comecei a minha coleção de Neo Geo MVS não tive problema algum em comprar uma cópia do jogo por míseros 50 reais. No ano passado, comecei a colecionar AES mais a sério e como era de se esperar, procurei comprar primeiramente meus jogos preferidos, Metal Slug 1 e The King of Fighters 97. Meu intento foi frustrado quando descobri que a versão caseira de Metal Slug 1 custava  uns 10 mil dólares. Além do valor exorbitante, o jogo é praticamente impossível de se encontrar. Se hoje eu tivesse 10 mil dólares na mão, prontos para comprar uma cópia, eu não conseguiria, pois não há nenhuma cópia para venda na internet.
Resolvi montar um cartucho para mim e preencher esse vácuo no meu coração. Os motivos para conversão são claros (U$ 10.000). Nesse post vou ensinar como fiz a conversão e por que fiz dessa forma. (se quiser aprender mais sobre o assunto, clique aqui)
Leandro Marcondes montou essa label e dividiu com a gente.
PRIMEIRA TENTATIVA
Não obtive muita informação na internet (como sempre), mas eu sabia que a MS1 original usava as mesmas placas da Fatal Fury 3, KOF 95, Samurai 3, etc... Não achei nenhuma foto das placas originais para ter certeza, a única coisa que encontrei foi uma conversão (muito horrível) feita com placas mais baratas (vide foto abaixo). Esses jogos que dividem a mesma placa da MS1, citados acima, são caros, mas a conversão que encontrei para referência usava as placas da Samurai Spirits 2 (SS2). Para usar uma Samurai 2 era necessário reendereçar alguns pinos das maskrons, coisa que eu pessoalmente abomino e não faço de forma alguma.
Eu tinha uma World Heroes 2 (WH2) sobrando e decidi arriscar, mesmo tendo ciência de que as maiores maskrons presentes na WH2 tinham apenas 2mb, assim como na SS2, portanto, as chances de sucesso eram poucas... Pensei que talvez as placas da WH2 poderiam ter a capacidade de abrigar maskrons de 4MB e me fiei nessa suposição para transplantar as maskrons originais, que tirei de uma MS1 original de MVS.
O resultado foi uma catástrofe! De fato a World Heroes se comportou exatamente como a SS2 e o Neo Geo não "exergou as memórias de 4MB"... Deu errado. 
Pensei em dividir os aquivos de "C" para que o Neo Geo reconhecesse as roms corretamente sem a necessidade de reendereçamento, contudo, WH2 só tem 3 slots em "V", sendo assim, se eu dividisse os 2 arquivos de 4MB de V1 e V2, faltaria um slot para uma das eprons em "V". Samurai Spirits 2 tem 4 sltos para "V", sendo assim, acho que essa solução de dividir os arquivos daria certo se meu cartucho doador fosse SS2 e não WH2. 
O ruim da opção de usar uma SS2 sem os jumpers é que eu não poderia usar as maskrons originais da MS1. Eprons custam dinheiro e isso iria aumentar o custo da minha conversão.
Para fazer funcionar as maskrons da MS1 na World Heroes ou na SS2 eu teria que fazer essas pontes de fios,  como o exemplo abaixo, mas isso eu não faria... De qualquer forma, está aí em baixo o resultado final da referência que achei na internet para quem quiser tomar este atalho.(Eca!)
 Metal Slug feita a partir de um Samurai 2, usando maskrons originais, placa PROG TOP 2 (vide referências no fim da página)
Metal Slug feita a partir de um Samurai 2, usando maskrons originais, placa CHA 256-B (vide referências no fim da página)
A SEGUNDA TENTATIVA E O SUCESSO!!!!!
Comprei um cartucho Fatal Fury 3 (FF3) e nele utilizei as maskrons originais da Metal Slug 1. Não tem segredo! É só dessoldar as Maskrons da MS1 de MVS; colocar nas placas da FF3; e copiar a configuração dos jumpers, que você vê logo abaixo.
A única diferença da sua Metal Slug para aquela de 10 mil dólares será a qualidade dos papéis que você vai mandar imprimir (label, Insert e manual). Se você for bom soldador e usar ferramentas de qualidade, não há como perceber que essa placa não é genuína. Na verdade ela meio que é genuína...
 Placa CHA, Jogo pronto.
Placa PROG, Jogo pronto e funcionando lindamente.
Para Baixar o label da Metal Slug (Clique aqui) e para baixar o insert da sua Metal Slug (Clique aqui). O manual vou ficar devendo, mas se algum filho de Deus tiver um arquivo do manual e puder dividir conosco, será muito bem vindo!
Clique no botão "seguir" do lado esquerdo ou no botão "inscrever-se" logo acima da página para receber as novidades do blog. Se quiser me seguir no Instagram é só clicar aqui.

Hoje aprendemos a converter uma Metal Slug 1, mas lembrem-se, conhecimento é poder e com poder vêm as responsabilidades... Não use o que aprendeu aqui para enganar os outros ou para auferir lucros injustos. (Essa foi a dica do He-man de hoje amiguinhos, até a próxima).

REFERÊNCIAS
Fotos da conversão usando SS2 como doador: https://www.aorensoftware.com/blog/neo-geo-cart-conversions/ (visto em 21/04/2019)

Comentários

  1. Muito bom ficou um serviço limpo e bonito , e satisfatorio ve quando da certo .

    roberto faz um de nave rs uma aso ou viewpoint de mvs mais vi que vc esta na coleção de AES derrepente não seria uma boa para você mais se tiver um site que conheça e poder colocar para eu e outros amigos ve o trabalho , um abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando fazer uma Viewpoint de AES mas não está dando certo... Quando eu conseguir vou postar aqui. ASO é um jogo muito ruim... kkkk

      Excluir
  2. mais tem que ter esses jogos ruim na coleção rs rs rs fazer uma viewpoint de mvs usando as placas do jogo , tem algum misterio ou e tranquilo fazer uma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi bem a pergunta... Mas dá para reprogramar uma Viewpoint de MVS... Técnicamente não há nenhum impecílio...

      Excluir
  3. opa tenho a world hreoes 1 repetida d aes. da pra transformar em algum outro jogo.valeu, ficou show sua metal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente dá para montar uma Sidecks 1, Fatal Fury 2 ou Andro Dunos... Essas são as que tenho certeza, mas deve dar para montar outras também... Seja bem vindo!

      Excluir
  4. Simplesmente sensacional, é um verdadeiro absurdo como essas fitas de neo geo aes são caras. Comprei um neo geo aes recentemente e quase caio da cadeira quando fui procurar meus jogos favoritos kkkKKKKKkk Vou " reproduzir" essa MS1. De fato o resultado, se bem trabalhado, será uma fita original, pois são placas originais e maskrons originais... só porque não é feita dentro de uma fabrica contratada pela snk, não faz o produto deixar de ser original... isso é minha opnião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso assim também! Boa sorte na sua empreitada.

      Excluir
  5. Cara, eu tenho duas perguntas: primeiro, como saber quais placas são compatíveis com os jogos? segunda, essa sua ms1 quando usada no aes o jogo fica no modo aes (console) ou funciona como se fosse no mvs (arcade)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- As placas têm um código ao lado que dá para identificar o tipo de placa. Procura aqui no blog que tem uma lista com os códigos mais comuns. 2- O que define como o jogo roda é o console. MS1 roda no modo AES no AES e no modo MVS no MVS...

      Excluir

Postar um comentário