MONTANDO SEUS PRÓPRIOS CARTUCHOS DE CAPCOM CPS2 - PARTE 01

Há cerca de 04 anos um amigo meu, que era operador de fliperamas, me presenteou com 11 placas CPS2 da CAPCOM. Nessa época a minha coleção de Neo Geo absorvia todo o meu tempo e recursos disponíveis, então deixei as placas guardadas.
As 11 placas que ganhei de presente
Descobri que essas placas são equipadas com um sistema anti pirataria que é alimentado por uma bateria. Se a bateria acabar o sistema de decodificação se perde e a placa vira um peso de papel.
Há pouco tempo resolvi mexer nas placas que ganhei, aproveitei que já iria estudar o funcionamento delas e no embalo, peguei mais 08 placas em estado deplorável por uma mixaria.
Os bons negócios não caíram no meu colo, eu corri atrás dos meus contatos e tirei a bunda da cadeira... se você ficar esperando cair do céu ou comprando só pela internet não vai achar nenhum bom negócio, te garanto.
Ao todo eu já tinha 19 placas "A" e 19 placas "B", todas estavam estragadas e em estado deplorável, algumas eram Verdes (JAP), Amarelas (Rental) e algumas Laranjas (América do Sul).
O Brasil foi um terreno fértil para as máquinas de fliperama nos anos 90, todos os bares de esquina tinham máquinas arcade, principalmente MVS e CPS2. A consequência disso é que hoje temos muitas placas apodrecendo e jogadas em galpões por aí... basta olhar o que descrevi acima, não gastei 100 dólares para adquirir 19 placas com defeito.
A procura por MVS subiu radicalmente nos últimos 5 anos, então mesmo tendo muita oferta, tudo está muito caro. No começo da minha coleção de MVS cheguei a pagar 100 reais (20 dólares na cotação de hoje) por jogos que chegam a custar 1000 reais hoje em dia.
Vários fatores explicam esse aumento da procura: um deles reside na facilidade em consolizar uma MVS; outro fator é que os cartuchos de MVS funcionam em qualquer placa feita pela SNK; os cartucho de MVS são pequenos (para o padrão dos fliperamas) e fica fácil enviar pelos Correios, lembrando que as CPS2 são 5 vezes maiores; não precisa ligar o KICK HARNESS no MVS; as CPS2 se "suicidam" depois de um tempo... isso para citar apenas alguns fatores. No resumo, a procura é grande pelos cartuchos de Neo Geo e pequena pelos cartuchos de CPS2.
Uma das grandes sacadas do colecionismo de games, na minha opinião, é ir atrás das coisas que os outros colecionadores não querem.

O SIGNIFICADO DAS CORES
Para quem pretende começar a colecionar segue uma dica legal sobre as cores e regiões das placas:
Azul - EUA e placas da região européia. Elas são totalmente intercambiáveis ​​com as placas da região do Japão (Verde) e vice-versa.
Verde - Placas da região japonesa são intercambiáveis ​​com as placas da região do USA (Azul).
Cinza - Placas da região da Ásia. Só funciona com placa A e B asiática.
Laranja - Região América do sul.
Amarelo - Placas para aluguel, funcionam com placas A de qualquer região, desde que elas se encaixem. Eu tenho placas amarelas compatíveis com a região japonesa e placas amarelas compatíveis com a região América do Sul.
Preto - Esses não possuem uma placa-mãe separada

LIMPEZA
Se você garimpar as placas por preços ínfimos, assim como eu fiz, não espere receber nada limpo e em perfeito estado... geralmente se acha as placas amontoadas, cheias de poeira, lama, bichos pré-históricos fossilizados, entre outras coisas. Para abrir as placas você vai precisar de uma chave Torx, acho que 02, se não me engano, e uma chave de fenda bem fininha para o caso de ter que retirar o pino de segurança da placa "A".
Olha o aracnídeo que encontrei dentro da minha Marvel Vs Street Fighter.
A saída JAMMA dessa placa tinha tanto zinabre e musgo que eu tive que usar uma chave de fenda para iniciar a limpeza raspando a sujeira... e olha que essa placa da foto nem era a pior do lote. Depois de tirar o grosso usei uma borracha, essas de apagar lápis, para limpara o contato.
A placa estava lacrada, ou seja, 20 anos de poeira acumulados aqui... fora o ferrugem.
Diante de tal situação, não resta outra opção senão dar aquela limpeza caprichada. Ouvi alguns colecionadores afirmando que eu deveria usar álcool isopropílico, Empastec sei lá de que... sem dúvidas seria o ideal, mas isso implica em custos e eu quero manter toda essa empreitada dentro de um orçamento o mais irrisório possível.
Eu sempre usei água e detergente líquido neutro (Limpol) para lavar meus cartuchos de Neo Geo e nunca tive nenhum problema com isso. 
Arrume uma escova com cerdas de plástico, tipo de escova de dentes; evite tocar os CIs com suas mãos; tenha paciência na hora de lavar tudo, para não danificar capacitores nem quebrar nada durante o processo; e nunca, mas nunca mesmo, ligue a placa sem ter certeza absoluta de que não restou nem uma gotícula de água no equipamento; não use panos para secar os CIs. Todos esses cuidados são para não gerar eletricidade estática nos CIs.
Eu lavei tudo seguindo as premissas sobre citadas, tirei bem o detergente e deixei secar sozinho.
As parte de plástico foram lavadas com detergente, essas exigem menos cuidados, mas ainda é preciso ser gentil com o plástico. Depois de tantos anos o plástico fica quebradiço e bem mais frágil, mesmo tomando o máximo de cuidado eu ainda tive que recorrer a cola acrílica para juntar alguns pedaços que soltaram.
De todas as 19 placas que abri, essa foi a que me reservou a surpresa mais desagradável.
Lembra quando eu disse lá em cima no texto que o sistema anti pirataria das CPS2 era alimentado por uma bateria? Então, as baterias têm produtos químicos corrosivos no seu interior e isso é o que acontece quando eles se rompem. O líquido corrosivo se espalha na PCB e derrete tudo que está no caminho. Isso pode acontecer com os capacitores também, que são "pilhas em miniatura", mas geralmente o estrago causado pelo vazamento deles não é tão grande como que acontece com o rompimento da bateria. Nesse caso em particular, parece que nenhum CI custom foi danificado.
Vou deixar essa placa de lado por enquanto. No futuro vou checar as trilhas e talvez eu salve ela trocando os componentes estragados, uma vez que esses componentes são comuns e baratos. 
Como o assunto rendeu bastante eu vou dividir esse post em partes até chegar ao resultado final esperado, que é montar uma coleção com os 20 melhores jogos de CPS2 gastando pouquíssimo dinheiro.

Pra continuar acompanhando essa aventura em busca dos jogos perdidos clique aqui.

Espero que essa postagem tenha sido útil para você. Use os comentários aqui em baixo para interagir, deixar críticas ou sugestões. Clique em "INSCREVER-SE" (no topo da página) para receber por e-mail todas as novas postagens. Clique em "SEGUIR" (ao lado direito da página) para seguir o blog.




Comentários

  1. estou atras destas placas mas estar osso .otimas dicas

    ResponderExcluir
  2. no caso uma placa de cor verde quais os jogos eu poderia regravar nela? um jogo que tem na placa laranja consigo colocar na verde ? . e esta questao de placa a e b como identificar e quais as diferencas .

    ResponderExcluir
  3. A diferença é só o encaixe físico delas. Você pode gravar um jogo USA em uma placa laranja, por exemplo, desde que a placa A e B se encaixem não há problema. Não tem trava de região nas CPS2, a trava é física, tipo aquelas que vinham no Snes/Famicom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dei uma lida aqui no blog que a capcom fazia a conversao nas proprias placas dela . pra fazer uma conversao de um jogo para outro vai ter que mexer em jump da placa a ser convertida ou e simplismente regravar todas as eprom do jogo?

      Excluir
    2. Dá para converter sim ... Aqui no blog tem os caminhos...

      Excluir
  4. A diferença é só o encaixe físico delas. Você pode gravar um jogo USA em uma placa laranja, por exemplo, desde que a placa A e B se encaixem não há problema. Não tem trava de região nas CPS2, a trava é física, tipo aquelas que vinham no Snes/Famicom.

    ResponderExcluir
  5. Olá boa noite,estou com um problema e gostaria de saber se você consegue me ajudar.
    Recentemente consegui adquirir uma máquina azul da capcom que me traz muitas lembranças da minha infância porém quando liga ela vai iniciar o jogo mais cai em uma tela de códigos como faço para arrumar...desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda as fotos no PV do Instagram que vou ver se consigo te ajudar.

      Excluir

Postar um comentário