MONTANDO SEUS PRÓPRIOS CARTUCHOS DE CAPCOM CPS2 - PARTE 02

Para ler o post da primeira parte, clique aqui.
Como eu sempre digo... para colecionar arcades tem que tirar a bunda da cadeira e ir atrás. Tem muitas CPS2 apodrecendo em galpões por aí.
As quatro últimas placas que resgatei.
O resto do armazém onde estavam as CPS2.
Aqui estão as últimas placas que peguei depois de limpas (são as que aparecem na primeira foto deste post.
Depois de tudo limpo testei as baterias com multímetro e todas as baterias estavam sem carga. Como não havia carga e as placas ainda estavam com o lacre de fábrica, isso significa que as CPS2 estavam mortas. Arranquei todas as baterias com um alicate e joguei fora. 
Se por acaso sua bateria ainda estiver com carga você deve causar um curto circuito no capacitor EX5 (basta juntar as pernas + e - usando um fio). Esse procedimento se faz necessário pois o capacitor pode ter caga e pode estar segurando ainda o antigo sistema e encriptação original da placa.
Meu próximo passo era definir quais placas seriam consertadas e quais seriam reprogramadas. Abaixo segue a lista das placas que consegui até agora:
JOGO
COR
Marvel vs. Street
AMARELA
Marvel vs. Street
AMARELA
Marvel vs. Street
VERDE
Marvel vs. Capcom
LARANJA
Xmen vs. Street
LARANJA
Xmen vs. Street
LARANJA
Xmen vs. Street
VERDE
Street Fighter Zero 2
AMARELA
Street Fighter Zero 1
LARANJA
Street Fighter Zero 3
VERDE
Street Fighter Zero 1
VERDE
Street Fighter Zero 2
AMARELA
Street Fighter Zero 2
LARANJA
Street Fighter Zero 2
VERDE
Marvel vs. Street
AMARELA
Marvel Super Heroes
LARANJA
Xmen vs Street
LARANJA
Street Fighter Zero 2
VERDE
Street Fighter Zero 1
LARANJA
A primeira parte do trabalho foi reparar uma cópia de cada jogo mantendo as mask roms originais e existe mais de uma forma para fazer isso:
1- PHOENIX - A opção mais antiga é fazer o processo de ressurreição da placa pelo método Phoenix. Nesse método você usa os arquivos Phoenix (facilmente encontrados na internet) e regrava algumas eprons que estão entre os Sltos 03 e 10 da placa "b" ( a placa do jogo). Basta apagar as memórias correspondentes no apagador U.V. e regravar os arquivos Phoenix no lugar, usando as mesmas eprons. 
A vantagem desse método é que você pode mudar a região, acessar a Jukebox do jogo, etc... parece com uma UNIBIOS do NEO GEO, aliás, esse processo foi desenvolvido pelo mesmo cara que faz as UNIBIOS, um tal de Razzola, clique aqui, para entrar no site dele.
Essa tela aparece toda vez que você der boot no game.
A desvantagem é que toda vez que você ligar a placa será exibido as inscrições (Phoenix edition), eu pelo menos, não gosto. Esse é um processo bem antigo e está provado que não há nenhuma mudança no que tange a jogabilidade dos games.
2- MODE PIC - Esse PIC é um micro controlador, que pode ser gravado em um gravador de eproms compatível e instalado em uma placa suicida. Não há necessidade de regravar ou remover as eproms nem os arquivos originais.
Essa pecinha é um PIC12F675, você terá que gravar o arquivo específico relativo ao jogo que pretende ressuscitar e dependendo da revisão da placa e da região do game os pontos de solda mudam. Solde o PIC na placa e pronto, grosso modo é isso.
3- DECRYPTED ROMS - Minha solução preferida, é a que usei no conserto das minhas placas. Lembram que eu disse no último post que o objetivo era gastar o mínimo de dinheiro possível? Então, esse reparo não custa nada para fazer, desde que você já tenha as ferramentas. 
Basta entrar neste site, clicando aqui, baixar as roms do seu game, apagar as eproms da sua placa suicida e instalar de volta no mesmo lugar com os arquivos decriptados. Se o único problema for o suicídio causado pela bateria, o seu problema estará resolvido.
Usando esse terceiro método consegui ressuscitar 7 jogos da lista que postei acima: Street Fighter Zero, Street Fighter Zero 2, Street Fighter Zero 3; Marvel Vs Capcom; Marvel Vs Street Fighter; Xman Vs Street Fighter; Marvel Super Heroes.
Lembrem, não é necessário regravar todas as eprons. Basta regravar as que apresentarem um número compatível com os arquivos que você extrairá do site acima.

No próximo post falarei mais sobre a ressurreição das CPS2.

Espero que essa postagem tenha sido útil para você. Use os comentários aqui em baixo para interagir, deixar críticas ou sugestões. Clique em "INSCREVER-SE" (no topo da página) para receber por e-mail todas as novas postagens. Clique em "SEGUIR" (ao lado direito da página) para seguir o blog.




Comentários

  1. Olá amigo...sou um pouco leigo e gostaria de te fazer uma pergunta...comprei uma Marvel Super Heroes da internet e sem saber nada sobre bateria suicida e reparos guardei ela em um local seguro por 2 anos...um amigo meu resolveu testa-la e verificou que não da imagem e fica tudo esverdeado e as vezes azulado...verifiquei que ela nunca foi aberta...o que devo fazer? será que perdi a placa? pode me ensinar um modo de arruma-la? farei o que for preciso...obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://embuscadosjogosperdidos.blogspot.com/b/post-preview?token=APq4FmA5Nc_NvLi84MPcZvdt2vxGnX7yJ_okXkgQhRpj_O3_RS1FkC9iQGEKqXnT_VVds3A5ImccspQNxqHsRCPR1SBMcvehzhB8A7-fzyK45k-SKfTiolJ4rUWfL1S3E-jvL3LT3fZH&postId=3870170625609710354&type=POST

      Adiantei um pouco minha agenda para te ajudar. Dá uma olhada lá e veja se entendeu tudo.

      Excluir
  2. Olá Diogo! Seja bem vindo! Na parte 3 eu vou explicar como ressuscitar e como converter as placas. Fique ligado no blog, só não fiz o post ainda porquê estou sem tempo. Esse sintoma que você descreveu pode ser devido ao suicídio da bateria mesmo, mas pode ser outra coisa também. O ideal é abrir a placa e ver se a bateria não estourou... Se não estourou, tem que medir a voltagem da bateria (se estiver morta, tem uma boa chance de ser suicídio). Você pode gravar uma rom de teste e colocar no slot 03 vai tirar a prova dos 9, ou simplesmente pode substituir todas as roms de segurança por roms sem encriptação... Se eu for explicar tudo vai demorar demais... kkkk mas em linhas gerais é isso.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    Onde fica esse galpão que você conseguiu as placas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha cidade... ;) Tinha mais umas placas soltas lá, mas se eu for sair pegando de tudo que acho minha esposa me expulsa de casa.... kkkkk

      Excluir
  4. Essas fotos parecem ser da garagem do Banana em André Carloni (nem sei se ele existe ainda).

    ResponderExcluir
  5. na sua cidade e uma mina de ouro .eu aqui nao acho nada

    ResponderExcluir

Postar um comentário