LEANDRO MARCONDES, COLECIONADOR DE SP - VAMOS CONHECER A COLEÇÃO DELE!!!

Ao longo dos anos conheci muita gente boa no meio do colecionismo, alguns por meio deste blog outros através de redes sociais. Muita gente me ajuda a oferecer um conteúdo informativo aqui, então julguei que seria legal conhecermos os outros colecionadores que me ajudam a dar forma aos posts do blog. Vamos conhecer melhor o pessoal e aproveitar para dar uma espiada nas coleções da galera!

Para começar, convenci nosso amigo Leandro Marcondes (o mestre das labels, inserts e manuais) a mostrar a coleção dele para nós. Ele é um cara muito reservado, mas como é uma dos camaradas que mais me ajudou aqui desde o começo, eu insisti para ele mostrar os tesouros dele para nós. 
Olhem, que, coisa, mais, linda... chama atenção a quantidade de jogos americanos nessa coleção do Leandro. A maioria dos jogos USA são muito mais incomuns de serem encontrados no BR. KOF 95 ,inclusive, é um item muito raro e colecionável. lindo mesmo, parabéns!!!
Outra coisa que não se vê todos os dias. maioria desses consoles veio para o Brasil em malas de viagem e as pessoas não ligavam muito para as caixas nos anos 90. Essa caixa é imensa e é a única coisa que diferencia o Neo Geo GOLD System do comum. Dentro dela vinham dois arcades quadrados, um jogo e, se não me engano, um memory card. Item bem raro que se encontrar.

Fiz algumas perguntas para o Leandro sobre a coleção dele:
Roberto: Leandro fala um pouco sobre você para o pessoal do blog:
Leandro: Bom Roberto, em primeiro lugar quero agradecer o convite de poder compartilhar minha história com o Neo Geo. Me chamo Leandro Marcondes, sou morador da cidade de Suzano SP, mas nasci na cidade vizinha, Mogi das Cruzes, cidade para qual pretendo voltar um dia. 
Sou metalúrgico, trabalho em uma empresa fabricante de aquecedores de água a gás e lá exerço a função de Analista da qualidade.

Roberto: Conte para nós como foi o começo da sua relação com a SNK e com o Neo Geo... quais foram os jogos que fizeram você se apaixonar pela marca, como foi e onde foi?
Leandro: A relação com o Neo Geo e SNK, para mim, se funde com a história do Super Nintendo. No início dos anos 90, ter um Snes já era coisa para gente rica onde eu morava, pois sou de família muito humilde, então ia jogar Super Nintendo na casa de um dos meus tios, que eram viciados em vídeo games. Foi lá que eu vi, em meados de 93, o port de Samurai Shodown para Snes. Achei o jogo legal e na época eu não tinha ideia que aquilo que eu estava jogando era uma versão capada da original. Foi naquele jogo já vi o nome SNK, no rodapé da tela de início.
Um tempo depois, coisa de meses do meu primeiro contato, abriu um fliperama (casa de arcades) na esquina da minha casa e ali conheci mais alguns jogos da SNK, como Art of Fighting (difícil demais pra mim na época, pois eu tinha só 10 anos) e Fatal Fury 2. O que mais me chamava a atenção era a abertura com o logo NEO GEO junto de uma música que colava no cérebro (aliás, cola até hoje). 
Certo dia, nesse fliperama que citei, vi o carro que trazia os novos fliperamas chegando, e como era pertinho de casa, eu corri pro fliperama e lá eu vi nas mãos do operador um cartucho gigante de Neo Geo (perto dos de snes era gigante). O operador da máquina trocou Fatal Fury 2 por nada menos que: THE KING OF FIGHTERS 94.
Rapaz, que jogo era aquele! Ali foi onde a paixão por Neo Geo começou de verdade. Os personagens lembravam muito os animes (agente chamava de desenho japonês na época) os traços perfeitos, as músicas top e finalmente, um time de personagens que representavam bem demais o Brasil. 
Neste mesmo ano de 1994, em uma ida ao shopping, juntamente com meu irmão e minha mãe, (íamos ao shopping tipo, uma vez por ano) nós entramos na loja de brinquedos DB brinquedos (hoje RiHappy) e lá me maravilhei pela primeira vez com o Neo Geo AES, na época, só Neo Geo, pra nós mortais... fiquei realmente maravilhado porquê nele estava rodando o KOF94 igualzinho ao do fliperama.
Aqueles controles gigantes de fliperama eram realmente sensacionais.
Mas aí vem a pergunta, por que se a história com a SNK se funde com a do Super Nintendo? A resposta é: Porque foi o vídeo game que consegui ganhar dos meus pais em 1995 e foi nele que joguei tanto o Fatal Fury Special como Art Of Fighting 2. Nesses jogos havia personagens do jogo KOF94 e KOF95 e meus pais não tinham condições nenhuma de comprar um Neo Geo pra mim. Então eu jogava os games de Neo Geo no Snes.

Roberto: Conte para nós a anedota de como conseguiu seu primeiro Neo Geo AES e aquela história engraçada da cabelereira...😅
Leandro: Decorridos alguns anos, exatamente em 2006, fui a uma loja de manutenção de games e ao conversar com o proprietário ele falou: "Cara, tenho um Neo Geo pra vender, te interessa?" ao que eu respondi: "Claro!". Ali consegui meu primeiro Neo Geo, com um controle e os jogos KOF 94 e Mutation Nation. A vida não é muito legal com agente em certos momentos e em 2008, acabei tendo que vender o Neo Geo. Iria usar o dinheiro para despesas de casamento, mas no fim das contas, acabei nem casando (ai que burro!!!!😆). Junto com este primeiro Neo Geo que vendi eu tinha: KOFs 94,95,96,97,98,99, Art of Fighting 1 e 2, Fatal Fury 2, Special, Fatal Fury 3, Mutation Nation, NAM 1975 e Riding Hero. 
Em 2016 resolvi começar a colecionar games de novo, virei um "caçador", eis que em 2018, quando acompanhava minha esposa no cabeleireiro, comentei com ela que ia buscar uns games velhos numa lojinha próxima dali... a cabeleireira ouviu a nossa conversa e falou: "Meu marido tem um vídeo game velho guardado"... nesse momento chutei todos os vídeo games velhos que vieram na minha cabeça: Atari, Master System, Mega Drive, Super Nintendo, Phantom System e ela, por sua vez, disse que não era nenhum dos que eu listei.  
A cabelereira disse: "Sua esposa vai ter mais uma sessão aqui semana que vem, vou separar o video game pra você..." E lá voltamos uma semana depois. Quando eu entrei no salão ela já pediu para um dos filhos buscar o vídeo game e quando o garoto voltou, o meu coração até errou as batidas porquê na mão dele estava, nada menos, que um Neo Geo AES com dois controles quadrados. Eu não consegui esconder a felicidade (quem compra games sabe que isso é péssimo para conseguir valores baixos 😅). 
Com o sorriso no olhar eu perguntei se tinha mais jogos? Maluko, o coração errou as batidas de novo porque ela falou: "Sim, tem sim, vai filho pega os jogos"... eis que o moleque voltou com nada menos que 14 jogos nas as caixas originais!!!!!!!! Enfim, esse Neo Geo me saiu pela bagatela de R$2000 reais (preço mais do que justo). Eu posso dizer para todos que consegui, pelo menos uma vez, gastar mais dinheiro na cabeleireira do que a minha minha esposa.😂😂😂😂😂😂
Roberto: Essa história sempre me chamou atenção, primeiro porquê é muito raro achar um Neo Geo no Brasil na mão de uma pessoa que não coleciona. Segundo, eu sempre pensei no marido da cabelereira procurando o Neo Geo AES dele a a esposa respondendo que vendeu para um cara com todos os jogos...😅 A vontade do cara certamente deve ter sido a de cometer um homicídio...😅

Roberto: Qual o item da sua coleção pelo qual você tem mais apreço e por que?
Leandro: O item que tenho mais apreço é o próprio Neo Geo, afinal, a versão que tenho é GOLD SYSTEM, que era meu sonho de consumo, sua caixa imponente coloca qualquer caixa de vídeo game dos anos 90 no chinelo.😂 
Roberto: Eu acho que derrubaram umas 3 árvores só para fazer essa caixa, de tão grande que é....😅

Roberto: Qual seu jogo preferido de NEO GEO e por quê?
Leandro: Essa é uma pergunta difícil de responder pois, apesar da biblioteca de jogos ser pequena, sua maioria é de ótimos jogos (alguns poucos são horríveis, claro, diga se de passagem), mas vou de KOF 96. Acho que é o jogo que me traz as melhores lembranças da minha infância e deixou uma trilha sonora tão fantástica que eu ouço as OSTs até hoje no meu carro.

Roberto: Quais são seus objetivos de coleção hoje?
Leandro: Meu objetivo era conseguir chegar em 50 jogos de AES e consegui, hoje a coleção tem 53 jogos.

Roberto: Qual é o seu item mais desejado e quais são as chances de você alcançá-lo hoje em dia com esses preços malucos?
Leandro: Itens mais desejados seriam os jogos de shoot'em'up que estão com preços elevadíssimos, vide Pulstar ou Blazing Star. Hoje eu considero impossível consegui-los, até mesmo através de conversões, pois até as versões de MVS para sacrifício estão caras demais.
Roberto: Eu lembo que você vendeu uma Blazing Star há uns anos... eu falei que não deveria vender né... não me escutou...😂

Roberto: Você oferece algum tipo de serviço relacionado ao colecionismo que gostaria de anunciar aqui? Diz o que é e passa algum contato para o pessoal que desejar te contactar.
Leandro: Por hobby, hoje faço labels e alguns encartes, nada profissional. Procuro fazer o mais próximo do original devido a paixão por games como vocês podem ver algumas contribuições minha ao Blog.
Super Side Kicks 3 é um jogo incomum para AES e a versão americana é mais incomum ainda.
KOF 2002 é um jogo raro e caro de AES. Na verdade poucos jogos de AES não se encaixam nessa definição que eu dei. Essa cópia do Leandro está linda! Me arrependo muito de não ter comprado uma cópia quando o preço era mais acessível. Na minha coleção faltam a KOF02 e KOF03 de AES.
Mais um belo exemplar. O melhor da série World Heroes, na minha opinião. Parabéns cara, muito foda.
Esse cartucho dispensa apresentações, pois é desejo de qualquer colecionador de Neo Geo AES.

Gostaria muito de agradecer ao Leandro Marcondes por toda ajuda que ele sempre nos deu. Vários materiais que eu disponibilizei no blog para comunidade eu consegui com a ajuda dele. Tem muita gente por aí que enxerga esse tipo de colecionismo de nicho como se fosse uma competição. Alguns colecionadores escondem as fontes que usam, não ajudam ninguém e o pior... as vezes os caras te dão contra informação para te atrapalhar!!! Acreditem, isso é verdade.

Eu não sei se essas pessoas são só egoístas; se elas pretendem auferir algum lucro com o que sabem ou com o material que têm; ou se está havendo alguma competição de "Maior filha da puta colecionador do mundo" e alguns de nós não foram avisados... bom, de qualquer forma, nosso amigo Leandro Marcondes sempre ajudou a todos nós e sempre fortaleceu a comunidade. 

Merece nosso reconhecimento e meus aplausos. 
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado por dividir as fotos da sua linda coleção e suas histórias conosco! 

Se inscreva no blog, comente, cite o blog por aí, poste suas dúvidas, sejam bem vindos!


Comentários