COMO CONSERTAR AS PLACAS CAPCOM CPS2

Tenho aprendido várias coisas legais sobre o funcionamento das CPS2 e decidi dividir, aqui neste tópico, os problemas e as soluções para os defeitos que me deparei ao consertar/converter minhas placas. 
Sempre que eu me deparar com alguma coisa nova eu vou atualizar essa postagem. Neste link tem as ligações de cada chip das placas B, serve para checar se alguma trilha está defeituosa.

1° ERRO - PLACAS FINAL 3 E 4 COM PALG (SOM EMBARALHADO)
Converti uma Street Fighter Zero 2 em uma Hyper Street Fighter, a revisão da placa era 03. As eprons foram gravadas corretamente e o Pal também estava correto. Na hora de testar me deparei com um erro grave no som. As vozes dos personagens se misturavam com as músicas, o som ficava agudo ou saia apenas pela metade.
Meu amigo Ralph_friend, matou a charada. Para usar um jogo PAL G em uma placa revisão 3 ou 4, sem ter esse problemas no som, é preciso cortar uma trilha que passa ente o JP14 e JP15 e fazer um jumper entre o PAL G e o pino C13.
Notem que tem um pequeno corte na trilha que mencionei logo acima.
O jumper você fará soldando um fio entre o C13 e o segundo pino da parte de baixo do PAL G. Exatamente do jeito que está na foto acima.
2° ERRO - "OBJECT RAM = BAD" 
Um leitor do blog se deparou com o seguinte erro: "OBJECT RAM = BAD"
Se você se deparar com esse erro mostrado acima, tente checar as trilhas que estão ligadas nesses 02 CIs circulados em vermelho... se as trilhas estiverem OK, tente trocar os CIs. (eles são específicos, tem que retirar de uma sucata)
3° ERRO - O JOGO FUNCIONA, TEM SOM, O PROGRAMA ENTRA MAS NÃO TEM IMAGEM
Se o seu jogo está "funcionando perfeitamente"(som e programa), mas não aparece imagem na tela, troque esses 2 CIs:
4° ERRO - O JOGO FUNCIONA, TEM SOM, O PROGRAMA ENTRA MAS O SOM FICA MUITO BAIXO OU MUITO  ALTO TODA VEZ QUE VOCÊ LIGA O JOGO
Se o seu jogo funciona perfeitamente mas toda vez que você liga a placa o som fica muito baixo ou muito alto e você tem que mexer no volume, provavelmente esse capacitor está com defeito. Cuidado na hora de trocar!!!! Tem lado positivo e negativo... Se quiser testar, jogue por alguns minutos, espere um tempo e meça com o multímetro para ver se ele conservou a carga de 5.5v. (esse é o nome desse componente: .33F 5.5V MEMORY BACKUP SUPERCAPACITOR)
(atualizado em 02/12/2020)
5° ERRO - PARECE QUE A PLACA SE SUICIDOU, MAS NA VERDADE HÁ UM PROBLEMA OU ESTÁ FALTANDO A EPROM 01 OU 02
Se houver algum erro nas eprons 01 ou 02 a placa vai se comportar com se tivesse se "suicidado", quando você ligar o game, se deparará com uma tela de cor sólida.
Após colocar a eprom de testes no slot 03  irá ver esta tela abaixo:

No meu caso, eu havia trocado os lugares da eprom 01 e 02, dãaaaaaaã...;) 
De qualquer forma, meu erro grotesco serviu de aprendizado, em suma, a placa pode se comportar com "suicida" se houver algum erro nessas eprons e ao passar a eprom de teste você vai ver o erro acima mostrado na foto acima. "SOUND INIT =  BAD". (atualizado em 16/12/2020).

6° ERRO - O SOM PARECE DESCOMPASSADO E FALTAM ALGUMAS MÚSICAS E EFEITOS SONOROS 
O primeiro conjunto de Jumpers (J1, J2, J3, J4, J5, J6) define se as eprons são JEDEC ou NÃO JEDEC. A CAPCOM usava os dois tipos de eprons nas placas CPS2! Se for uma conversão ou reparar alguma placa, se atente para o fato dos slots 1 e 2 serem compatíveis com esses dois tipos de eprons.
Caso as eprons que estão no slot 01 e slot 02 sejam 27c010 (JEDEC) os jumpers devem ficar assim: (SOOS SO); se no Slots 01 e 02 for usar eprons 27c1000 (NÃO JEDEC) a sequência de jumpers deve ficar desse jeito: (OSSO OS).
Se essa regra não for observada, sua placa vai apresentar defeitos no som e provavelmente faltarão alguns samples e músicas no jogo.

7° ERRO - EEP NG
Esse é um erro que acomete a placa A. Até então só havia tratado dos erros na placa B, pois como tenho muitas placas A, para mim não fazia diferença ter 10 ou 20 funcionando... agora que completei a coleção de placas B eu vou começar a mexer nelas. 
Esse erro é causado por este pequeno CI. Existem 02 desses na placa A e eu não sabia exatamente qual estava com problema. Tirei um CI de uma sucata e meus problemas foram resolvidos, portanto, não precisei trocar os dois. Caso não resolva trocando apenas um deles, tente trocar o outro. 
Meu amigo Leonard disse que existe um CI desses que fica na placa B e não é usado para nada, não sei p porquê de estar lá... eu não testei essa teoria, mas como é fácil sacar essa CI, caso você não tenha nenhuma sucata, talvez isso te salve, mas eu não testei essa teoria. (atualizado em 26/07/2021).

Espero que essa postagem tenha sido útil para você. Use os comentários aqui em baixo para interagir, deixar críticas ou sugestões. Clique em "
INSCREVER-SE" (no topo da página) para receber por e-mail todas as novas postagens. Clique em "SEGUIR" (ao lado direito da página) para seguir o blog.

Fontes: 





Comentários

  1. Respostas
    1. Valeu PH! Seja bem vindo novamente!!!!! Você é o cara!

      Excluir
  2. so aprendendo com com os feras . parabens

    ResponderExcluir
  3. Ei Roberto. O video do seu post sumiu.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde... Roberto... Parabens pelo trabalho...tenho uma pequena coleçao de consoles antigos, achados ou comprados como sucate ou descarte, ha pouco tempo comprei um lote de placas CPS2 e PCB Mortal Kombat em pessimo estado(sucata)... mas enfim achei luz no fim do tunel... Mas tenho pouca experiencias com CPS2... pode me ajudar com uma dica... tenho uma placa B (jogo MVSH) no teste esta apresentando "Program ROM 4 NG..." o jogo entra no boot inicial de tela e depois fica preta... agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. E obrigado pelas palavras gentis! Sinta-se a vontada para se inscrever no blog! Abraço!

      Excluir
    3. Parabéns Roberto! Sensacional suas dicas super praticas e fácil de qualquer leigo resolver!

      Excluir
    4. Que bom! Fico feliz que seja útil para você!

      Excluir
    5. Márcio, meu caro, consegui resolver o problema da sua placa. Eu havia respondido errado ao seu questionamento... não era eprom 04 e sim program Rom 04... No caso, deveria dar uma olhada na epron 07! As roms de programa começam na 03 e vão até a 10... entendeu?

      Excluir
    6. Está semana terei tempo para fazer o reparo, obrigado pela dica, assim que resolver posto o resultado, desde já agradeço, obrigado pela atenção...

      Excluir

Postar um comentário