REFORMA DOS ARCADES NEO 29 (PARTE 01) COMO EU ESPERO QUE ELAS FIQUEM

Estou reformando duas máquinas Neo 29 da SNK. Uma delas eu usarei com a minha placa NAOMI e a outra vou usar com o monitor na vertical (tate) para jogos de nave.
Em um primeiro momento eu cogitei reformar uma Big Blue da CAPCOM, ou mesmo uma Neo Geo Big Red. Essas duas máquinas são bonitas, mas são feitas de madeira, geralmente estão recheadas de cupins e em péssimo estado. As máquinas de metal, em contrapartida, são montadas com chapas grossas de aço que, se bem cuidadas, serão usadas pelos meus netos.
Como eu gosto muito dos gabinetes de metal da SNK, resolvi enfrentar a reforma de dois desses gabinetes e vou contar aqui o andamento da minha experiência, os acertos e erros que cometi no processo... talvez alguém possa aprender alguma coisa aqui para aplicar nas suas próprias aventuras.
Esse é um gabinete SNK tipo Candy. É um padrão japonês onde as pessoas jogam sentadas.
Essa também é uma candy, o que muda em relação à primeira foto são os adesivos e o monitor que está virado na vertical (tate).
 Esse gabinete foi reformado por um brasileiro em 2016, a propósito, ele disponibilizou os adesivos da máquina para impressão, clique aqui
Essa máquina da última foto é uma Hyper Neo Geo fabricada aqui no Brasil. É praticamente a mesma candy das fotos anteriores no que tange a qualidade, ela usa os mesmos adesivos, tem praticamente as mesmas dimensões e é feita do mesmo material. Nas casas de fliperamas brasileiras o pessoal jogava em pé e não sentado, como no Japão, como consequência disso, a máquina feita no Brasil é um pouco mais "esticada".
Eu acho legal o fato de nós termos recebido uma adaptação só para o nosso mercado com a qualidade da SNK. Pena que essas máquinas não são tão comuns de se ver por aí... passei a vida toda atrás de arcades e nunca vi uma dessas, nem nos Shoppings dos anos 90, onde se encontrava o que havia de melhor no ramo.
Não sei quantas foram produzidas no Brasil, mas dei muita sorte de achar, não uma, mas duas delas, em estado lastimável, de fato, mas ambas com potencial para brilhar.
Nessas fotos os meus gabinetes já estavam um pouco mais limpos e sem os adesivos bizarros que haviam colado.
Preços mudam todos os dias e em 6 meses tudo que eu precificasse aqui já estaria desatualizado. Meu objetivo é ajudar você que está lendo o blog e não ficar me gabando de nada, por isso eu não vou falar sobre valores. Saiba que se você não tem experiência nenhuma em pintura e quiser colocar peças de primeira linha na sua reforma, uma brincadeira dessas não sairá nada barata. 
A reforma está em andamento, por isso vou repartir os posts em várias partes... vou atualizando até que estejam prontinhas. Eu acho que o processo todo deve demorar uns 4 meses, pois tenho que esperar algumas peças virem de fora.
Contratei um lanterneiro para fazer um serviço de pintura profissional. Uma das máquinas já foi desmontada e está sendo lixada neste momento.
Vou atualizar o andamento da reforma nos próximos posts conforme as coisas forem acontecendo.
Clique no Botão escrito "Seguir" que fica do lado esquerdo da página.
Referências

Comentários

  1. Ai sim heim amigo!? top demais esses gabinete...pergunta: qual desses dois gravadores você me recomenda para placas CPS2?

    ESTE:
    https://www.amazon.com/Programmer-Programmable-Circuits-Adapters-Extractor/dp/B07CDD9PGT/ref=sr_1_1_sspa?dchild=1&keywords=eprom+programmer+Wellon&qid=1596107282&sr=8-1-spons&psc=1&spLa=ZW5jcnlwdGVkUXVhbGlmaWVyPUFTNk9BVk5NWVVQV0ImZW5jcnlwdGVkSWQ9QTA1MTk1MTkyN0NMRjFYVjlRR1dBJmVuY3J5cHRlZEFkSWQ9QTAzNTM0MzAyTVlEQ1dNTkRBS1JIJndpZGdldE5hbWU9c3BfYXRmJmFjdGlvbj1jbGlja1JlZGlyZWN0JmRvTm90TG9nQ2xpY2s9dHJ1ZQ==


    OU ESTE:

    https://www.amazon.com/PRG-056-GQ-GQ-4X-universal-Programmer/dp/B00OD7O9G2/ref=sr_1_4?dchild=1&keywords=eprom+programmer&qid=1596107922&sr=8-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não compre esse TL866, não vai servir. O outro eu não conheço, mas te aconselho a olhar a lista de compatibilidade no site do fabricante... é só digitar as eprons que pretende gravar e se aparecer na lista de compatibilidade é sucesso.

      Excluir
  2. AAA e mais uma coisa (não sei se lembra de mim, o cara que fez o fliperama Mortal Kombat 1) não manjo muito do google drive mas acredito que este link vai te levar até as artes dos gabinetes...pode disponibilizar para o pessoal se achar conveniente : https://drive.google.com/file/d/16WEJdstENr8AU1qvj6g-igpOh5zy29zp/view?usp=sharing

    mais uma coisa, lembro que eu fiquei de te passar o número do zap para você me colocar em um grupo para que eu possa tirar uma duvida sobre um defeito em meu fliperama....abração irmão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário