COMO MONTAR SEU PRÓPRIO CARTUCHO - THE PUNISHER PARA CPS2!

Eu havia dito aqui no blog não eu mexeria mais com conversões de placas CPS2...eu já tinha os trinta e poucos melhores jogos e os títulos que faltavam, para mim, não valiam a pena. Estava 100% satisfeito com a minha coleção... eis que do nada, o pessoal do Arcade Atavism lançou um port de Final Fight para CPS2 (e eu amo jogos de briga de rua). Consegui arrumar duas placas e resolvi reprogramar o Final Fight.

Depois de montar a Final Fight, que foi uma excelente surpresa, diga-se de passagem, fiquei curioso para ver como estava o antigo port de "The Punisher" originalmente lançado para CPS'. Já tinha ouvido falar desse port há muito tempo, mas o pessoal dizia que estava muito ruim, inacabado e que não valeria a pena queimar uma CPS2 para gravar o jogo. Mesmo diante das críticas, eu me senti tão feliz com o port de Final Fight, que resolvi me arriscar a montar uma Punisher para ver por mim mesmo se valia a pena ou não.

Meu cartucho ficou assim... bonito demais.

O criador do port, "CAL2" postou o link para download da ROM aqui em 2018 e desde então, não houve mais atualizações. Baixe o link das ROMS para MAME. Elas já vieram numeradas e bastou gravar as EPROMS correspondentes. Instalei nos slots de mesmo número do arquivo e usei o PALCE G. Os jumpers são os mesmo vistos na Final Fight e na Marvel Vs Street Fighter, na verdade, se gravar as eprons e instalar na placa do Final Final Fight, que montamos por último aqui no blog, ela funcionará.
Foi assim que ficou a placa após a conversão.
O primeiro set de jumpers, que ficam ao lado das eprons 01 e 02, definem se as eprons são JEDEC ou não JEDEC; o segundo set de jumpers, com 6 posições, fica assim - ABERTO FECHADO ABERTO FECHADO ABERTO FECHADO; e os dois sets de 8 jumpers, que ficarão embaixo das memórias 27c322, ficarão ambos assim - FECHADO ABERTO FECHADO ABERTO FECHADO ABERTO FECHADO ABERTO.

Quase tudo pode ser reaproveitado (regravado), inclusive o PALCE, a única coisa que você gastará de recursos nessa conversão são as 05 eprons 27c322, que irão nos slots 11, 13, 15, 17 e 19...

Sobre o jogo em si... infelizmente ele ainda apresenta alguns glitches. Eu finalizei o game umas 5 vezes na dificuldade padrão e observei alguns detalhes que são dignos de menção e seguem abaixo.
Alguns objetos de cenário, que deveriam ter prioridade na exibição, ou seja, objetos que deveriam ser mostrados na frente dos sprites aparecem atrás dos sprites dos personagens. Esses Glitches aconteceram comigo a partir da terceira fase do jogo.
Mais uma vez essas colunas aparecem atrás dos sprites.
O mesmo glitch sobre citado acontece aqui...
Estranhamente, na segunda fase, não acontece essa sobreposição incorreta de sprites.
O problema de sobreposição incorreta dos cenários é o único problema que o jogo apresenta graficamente, em contrapartida, todos os sprites, as música e os sons estão perfeitos. Não houve nenhum caso de congelamento que fizesse com que o game travasse, ou qualquer coisa do gênero.

Um outro problema notado foi o da invencibilidade. A partir da terceira ou quarta fase os danos param de ser contabilizados na barra de energia, o personagem fica invencível até o final do jogo. Esse problema de invencibilidade, na verdade, não me chateou muito, mas reconheço que pode ser incômodo para alguns.

O pior glitch de todos eu deixei para o fim... a impossibilidade de enfrentar o último Chefe do jogo. Na hora de espancar o Rei do Crime e finalmente se vingar do gordo desgraçado que matou a família de Frank Castle, o gordão tem um ataque cardíaco e cai morto sozinho... começam a rolar os créditos e o jogo acaba, sem confronto... o maior inimigo do rei do crime nessa conversão não foi a fúria do Justiceiro... na verdade foi o excesso de batata frita e colesterol alto... uma pena.

Faltou muito pouco para que o jogo ficasse perfeito, muito pouco mesmo! Como eu tinha uma placa CPS2 sobrando, na mina opinião, mesmo com os problemas, ainda valeu mais a pena converter uma The Punisher do que montar um jogo ruim que eu sei que nunca vou jogar.

Pelo tempo em que não há atualizações, não creio que vejamos a solução dos glitches citados, no entanto, o criador do port deixou um e-mail (neocps1@gmail.com) para doações via Paypal... Vou usar esse e-mail para perguntar se há possibilidade de resolução dos glitches. Se ele me responder eu atualizarei o post com a resposta dele.


EXTRA EXTRA!!!
(ATUALIZADO EM 30 DE JUNHO DE 2022)
Graças ao nosso amigo Biasoto (colecionador de Sorocaba, SP) descobri que existe uma ROM mais atualizada do The Punisher! O Kuse corrigiu a rom do NEOCPS1 poucos dias depois dessa versão que a priori tive acesso. O Biasoto já me passou a coisa prontinha, só tive que substituir (regravar) as eprons 01 e 03.

O problema da invencibilidade dos protagonistas foi resolvida e agora é possível enfrentar o último chefe normalmente. O único problema que ainda persistiu foi a sobreposição incorreta de alguns sprites, como citei acima. Eu diria que com essas correções o jogo ficou uns 95% perfeito.

Clicando aqui você pode baixar os dois arquivos, substituí-los e voilà!
Por último, esqueci de passar o arquivo da label que eu usei:
Fonte de onde tirei a label: https://www.arcade-projects.com/threads/cps-1-5-the-punisher-label.18909/

Comentários

  1. Respostas
    1. O jogo ficou jogável... pena que não ficou 100% perfeito. Achei que o trabalho na conversão dos sons ficou até melhor que o Final Fight.

      Excluir
  2. Boas sou de Portugal. Espero bem que eu vá a tempo, mas estou quase a completar as capas japonesas de AES e MVS de NeoGeo que partilhei aqui: https://www.thecoverproject.net/forums/index.php?PHPSESSID=daepkpedpg7mr40nb1015iaca1&topic=33857.msg247472;topicseen#new Se me puderem ajudar a limpar as capas que faltam seria uma honra enorme. Já têm dentro várias fotos das capas só precisam de estar juntas e limpar todas as que faltam. Se puderem ajudar. Muito Obrigado pelas vossas no post anterior vosso. Já vasculhei a internet toda. Muito difícil de achar o resto. Valeu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário