COMO MONTAR SEU PRÓPRIO CARTUCHO FINAL FIGHT 30TH ANNIVERSARY EDITION PARA CPS2!

 

No começo deste ano fiquei sabendo que existia um grupo portando o jogo Final Fight para CPS2. O jogo tem um monte de melhorias em relação à versão de CPS1... coisa linda demais! Confiram aqui os detalhes sobre o jogo.

No post acima eu falei que se eu tivesse acesso a ROM eu montaria um cartucho e ensinaria aqui no blog... pelo que entendi, o público alvo seria a galera que usa FPGA e Darksoft, talvez até emuladores... mas aqui acho que somos o nicho do nicho, aqueles que querem rodar o jogo na placa original... pois bem, vou explicar como você vai fazer sua cópia.

Primeiramente, você vai ter que comprar a ROM! Eu nunca passo esses arquivos aqui por medo de levar um processo, sei lá... se for jogo de desenvolvedor indie é aí que eu não passo mesmo! Geralmente eu falo com vocês para baixar ROMS antigas no site do winkawaks, contudo, temos que lembrar que nesse caso estamos falando de um grupo de fãs, fazendo um port para um nicho de colecionadores malucos como nós... essa empreitada certamente é muito trabalhosa e rende pouquíssimos recursos, cabe a nós apoiarmos a iniciativa.

Vejam só! Quando eu me inscrevi no patreon dos caras só havia 47 contribuintes... isso é uma vergonha... a gente tem que apoiar essa maravilha!

Basta você se inscrever no patreon dos caras, nesse site www.patreon.com e lá escolher um tipo de contribuição... se não me engano, são 3 tipos de contribuições: 1 dólar por mês; 5 dólares por mês; e um valor mais alto que não me recordo... mete lá seu cartão de crédito e ajude a comunidade. Procure na plataforma do patreon por: “ARCADEATAVISM”

Os caras da comunidade por lá vão te arrumar um arquivo para rodar o jogo no MAME e um outro para o Darksoft. Se não conseguir o arquivo já com o patch aplicado, siga esse tutorial que o Renan fez para nós, aproveita e se inscreve no canal dele no youtube. A princípio, eu tentei fazer com o arquivo do MAME, mas o resultado foi este visto abaixo:

Tela verde... geralmente isso é indício de placa suicidada... tentei gravar um PIC, fiz vários testes, tentei passar a ROM de diagnóstico e em suma, não funcionou.


Após meu insucesso eu tentei fazer a conversão com os arquivos da Darksoft... e me deparei com os seguintes arquivos:

Cada arquivo tem 4MB e eu nunca usei Darksoft de CPS2 na vida, não fazia ideia de qual era a lógica desses arquivos... até que meu amigo Biasoto, lá de Sorocaba, me deu o caminho das pedras.

Essa é a lógica de divisão dos arquivos:

Flash 01 - slots 01 e 02– separar em arquivos 128k cada (gravar 02 27c 010 ou compatível)

Flash 02 - slots 03 e 04 - separar em arquivos 512k cada (gravar em 02 EPRONS 27c 4096)

Flash 03 – slot 11 da placa B (é só gravar em uma 27c322 não precisa mexer)

Flash 04 - eprom 12 (nada)

Flash 05 - slot 13 da placa B (é só gravar em uma 27c322 não precisa mexer)

Flash 06 - eprom 14 (nada)

Flash 07 - slot 15 da placa B (é só gravar em uma 27c322 não precisa mexer)

Flash 08 - eprom 16 (nada)

Flash 09 - slot 17 da placa B (é só gravar em uma 27c322 não precisa mexer)

Flash 10 - eprom 18 (nada)

Flash 11 - slot 19 da placa B (é só gravar em uma 27c322 não precisa mexer)

Flash 12 - eprom 20 (nada)

Como fazer essa divisão eu já ensinei aqui no blog... e nós já estamos bem acostumados a fazer isso, procurem nas postagens antigas os detalhes... no resumo, basicamente, você vai usar um editor hexadecimal para dividir os arquivos do tamanho que você vai precisar. Os primeiros arquivos que obter serão os que utilizará, o resto estará vazio.

Os jumpers ficarão exatamente assim, iguais aos jumpers da Marvel Vs Street Fighter... utilize um PAL G (lembre que se a revisão da placa for final 3 e 4 para baixo tem que puxar um fio lá do c13, até a parte de baixo do PAL G, conforme já vimos aqui no blog...) Nessa foto aí embaixo eu ainda não havia apagado os números nas eprons, assim fica mais didático para vocês verem onde vai cada uma delas...


Funcionou perfeitamente. Sucesso! Finalizei o jogo umas 5 vezes e não vi nenhum bug...

Depois que se sabe o caminho das pedras é uma conversão muito fácil de fazer... um jogo clássico e maravilhoso, ainda por cima com várias melhorias e para CPS2... bom demais!

Seguem algumas labels perfeitas montadas pelo nosso amigo Renan, (colecionar aqui do Espírito Santo), que ele fez o favor de disponibilizar para nós. Se quiser baixar em PDF, sem as marcações de corte, clique aqui.








Conselho do He-man 


Daqui a pouco vai aparecer algum oportunista no ML pedindo mil reais nessa conversão, sem ter ajudado os criadores da ROM e sem contar para ninguém onde aprendeu a fazer (de graça)... sempre tem um monte desses desorelhados por aí, doidinhos para escalpelar os outros colecionadores... são um bando de egoístas e aproveitadores... não seja um desses, repasse as coisas que aprendeu e sempre dê os créditos! Ao longo do tempo você vai colher frutos muito melhores do que um lucro fácil sobre o trabalho dos outros. Até a próxima pessoal!





 

 

Comentários

  1. Excelente texto. Agora é só degustar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela ajuda Renan! Esse label colorido que você montou ficou demais! Posta o link do tutorial que você fez para aplicar o patch nas roms!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Show Roberto! Valeu por compartilhar :)

    ResponderExcluir
  4. Que tutorial fantástico meu amigo, obrigado por compartilhar mais esse caminho das pedras 😁. Bora ajudar pra que venham mais port desses jogos clássicos para cps2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me dera um Cadilacs nesse padrão... maravilha...

      Excluir
    2. Vai rolar o port cps-2 de C&D. Uma fonte confiável informou. 😎

      Excluir
    3. Não brinque assim com meu coração....😂😂😂🤣

      Excluir
    4. Estamos no aguardo!

      Excluir

Postar um comentário