FINAL FIGHT 30TH ANNIVERSARY EDITION - PORT NOVO PARA A PLACA CPS2

Mega Drive, Neo Geo e Dreamcast são as plataformas antigas que mais receberam lançamentos de jogos novos nos últimos anos. São vários os fatores que explicam essa quantidade de jogos novos para esses consoles, como a criação do SGDK pelo mestre Stephane Dallongeville, por exemplo... fato é que existem alguns lançamentos para Snes, Nes e até para o Virtual Boy (vide o port de Street Fighter 2), mas não é muito comum vermos novos jogos para consoles antigos, além dos 03 primeiros citados.

Colecionei CPS2 por algum tempo e recentemente adquiri todos os jogos que eu tinha interesse... a julgar pela complexidade do hardware que conta com aquelas chaves de encriptação, etc... nunca julguei que haveria lançamento de jogos novos ou ports para CPS2 em 2022.

Há cerca de 3 ou 4 anos fiquei sabendo que tentaram portar o jogo The Punisher (CPS') para CPS2, contudo, o resultado da conversão ficou muito aquém do que poderia ser considerado um "port perfeito". O resultado final apresentava vários bugs de colisão, sobreposição indevida de sprites e crashes aleatórios. Até onde eu sei, a tentativa de portar o The Punisher foi mal sucedida e abandonada.

Se considerarmos que The Punisher é um jogo lançado para CPS', que é uma placa mais "próxima" da CPS2 do que era a CPS1... e mesmo assim não deu certo, não seria estranho supormos que um jogo de CPS1 teria menos chance ainda de ser portado. Minhas suposições se provaram incorretas.

Para comemorar os 30 anos de lançamento de Final Fight, o pessoal do canal Arcade Atavism não só portou o clássico para CPS2, como também implementou uma série de melhorias no jogo! Como pode ser visto no vídeo acima, o novo port do jogo se utiliza de todos os avanços trazidos pela CPS2, como: 1) aumento do número de sprites, que resulta na possibilidade de 03 lutadores jogáveis simultâneos e aumento na quantidade de inimigos em tela; 2) Redução de slowdown; 3) Implementação do sistema Qsound (para músicas com qualidade superior às originais com som Stereo); 4) Novas paletas de cores para inimigos e personagens jogáveis; 5) Randomização de cores e nomes de inimigos; 6) Várias melhorias na jogabilidade.
Uma amostra da melhoria na qualidade do som do jogo.

Pelo que pude acompanhar até agora, o trabalho dos caras ficou excepcional. Existem vários ports de Final Fight e várias formas de experimentar esse clássico, mas um port feito para uma placa de fliperama de Capcom que foi descontinuada há quase 20 anos, na minha opinião, é uma coisa incrível e não poderia passar desapercebida por nós.

Não tive acesso à ROM ainda, mas gostaria muito que ela não fosse encriptada, de forma que pudéssemos montar uma placa e aproveitar o jogo em uma PCB de CPS2 original! Se eu tiver a oportunidade, montarei uma, com certeza!

O port de Final Fight é uma excelente notícia! Agora imaginem um port de CPS2, nesse nível, para The Punisher e Cadillacs and Dinosaurs, ambos figurando as melhorias vistas em Final Fight...para mim isso é um sonho!


Comentários

Postar um comentário