AS MELHORES CAPAS DE JOGOS DE TODOS OS TEMPOS

Existe uma resistência muito grande das pessoas comuns em reconhecer os vídeo games como uma forma de arte. Impera no senso comum a ideia de que uma pintura só pode ser reconhecida como relevante depois que ela tiver 100 anos de idade... quando o artista já estiver morto há muito tempo.
É comum ouvirmos por aí que Rembrandt morreu na miséria, morando no quarto dos fundos da casa de um dos filhos dele... ou que Van Gogh só vendeu um quadro em toda sua vida. Essas anedotas só reforçam essa concepção de que a arte é uma "coisa do passado", "coisa de museu".
Outro ponto de vista bem disseminado, e que eu discordo muito, considera que arte é um monte de rabiscos "bosta", feios e abstratos... feitos por algum "artista" maconheiro, à venda em alguma galeria de arte para gente rica e afetada. 
Independentemente do ponto de vista dos "não despertos" para os games, na opinião dos amantes dos pixels, jogos são obras de arte. 
Quando Michael Jackson lançava um disco contendo as músicas dele, isso era considerado arte, mas se ela compusesse a trilha sonora de um jogo do Sonic, por exemplo, as músicas em FM do jogo não seriam arte?
Recentemente, na abertura dos jogos olímpicos de Tokyo, tocaram temas de jogos orquestrado (inclusive tocaram um dos meus preferidos, o tema de Starlight Zone, do Sonic 1) e talvez isse tipo de destaque seja o começo de uma mudança de postura quanto à visão dos jogos como expressão artística válida.
Os pixels arts; a atuação dos artistas como voice actors; a expressão corporal usada na captura dos movimentos; as músicas; as artes conceituais; os enredos dos games... tudo isso é arte sim! E por último, se o contra argumento para desqualificação dos jogos for o viés comercial deles, eu pergunto se Rembrandt pintava moinhos somente pelo fato do pai dele ser moleiro, ou só porquê ele gostava, ou ele pintava os moinhos por quê os quadros de moinhos vendiam? Se sua resposta for: "porque eles vendiam", isso desqualificaria os quadros dele como uma forma de arte? (Conste nos autos que Michelangelo cobrou para pintar o afresco da Capela Sistina...😂)
Nesse tópico, eu quero falar especificamente das cinco melhores artes que estampam as capas dos jogos de vídeo game. Escolhi as que eu acho mais legais e emblemáticas para mim. Eu sei que o gosto pessoal e até a experiência que alguns de vocês tiveram com determinados jogos, influenciam a escolha das suas cinco melhores capas, então faça a sua lista nos comentários!

NÚMERO 05 - GOLDEN AXE 2 - BORIS VALLEJO - 1991
Boris Vallejo é um artista peruano nascido em Lima, em 1941. Boris e a esposa dele, Julie, que também é artista, estão entre artistas mais profícuos dos anos 80 e 90. Eles desenharam diversas capas de jogos de Mega Drive, Master e Game Gear, como: Splater House 3; Wings of Wor/Gynoug; Ecco the Dolphin; Eternal Champions; Phantasy Star IV, dentre vários outros...
Os artistas também ficaram conhecidos do grande público por serem referência na elaboração de pôsters para o cinema, dentre esses, os meus trabalhos preferidos da dupla são os pôsters de Férias Frustradas e Férias Frustradas na Europa, ambos estrelando Chevy Chase.
Essa capa de Golden Axe 2 que escolhi representa muito bem o estilo de pintura deles... todo mundo é forte para caramba e está brilhando de óleo, influência da Julie, que além de pintora talentosa, era fisiculturista nos anos 90. Nesse desenho até o anão está entupido de GH! Tenho certeza que nenhum deles passaria no anti dopping.😂
Os personagens parecem mais com modelos de rótulo de cerveja artesanal do que com bárbaros....por esse motivo eu sempre achei as obras do Frank Frazetta mais relevantes, pois nas pinturas do Frazetta os personagens geralmente estão em posições mais dinâmicas e naturais... estou citando o Frazzeta aqui pois ele é a inspiração de todos os artistas que pintam temas fantásticos... bom, nos quadro do Boris eles estão fazendo "pose para foto". 😂
A Tyris Flare (mulher da foto), vai bater em quem com este espada levantada? Vai matar o Anão, só pode...😂
Infelizmente Frazetta, não pintou nenhuma capa de jogo e, brincadeiras à parte, as artes do Boris são muito lindas... a anatomia é perfeita e ao ver as imagens me dá vontade de jogar o game.
Boris e Julie são excepcionais e não há como fazer uma lista dessas sem que esses dois figurem nela, mesmo que seja pelo conjunto das excelentes obras! 

Eles pintam muita coisa legal até hoje, confiram lá que vale a pena... e esse é o site deles: https://www.borisjulie.com/

NÚMERO 4 - SAMURAI SPIRITS 
Toshiaki Mori, conhecido como Shinkiro, desenhou várias artes dos jogos da SNK nos anos 90. O estilo dele é bem característico, um tipo de "mangá realista". É muito fácil identificar o estilo do artista ao contemplar qualquer um dos seus desenhos e qualquer uma das capas que ele fez para os jogos de Neo Geo poderia figurar aqui, no topo das capas mais icônicas dos games.

NÚMERO 3 - DOOM
Esse jogo é um dos mais revolucionários de todos os tempos, fez tanto sucesso que na época do auge, estava instalado em mais computadores do que o próprio Windows, uma vez que o game rodava direto do DOS.
Essa ideia clássica ocidental e cristã de um Inferno povoado por criatura malévolas, vermelhas e com chifres, remonta à Idade Média e era uma alegoria amiúde utilizada com objetivo pedagógico, uma vez que a maioria das pessoas não sabia ler. 
Pieter BRUEGEL, o velho, em sua obra The Fall of the rebel angels, de 1562, usa uma alegoria bem parecida com essa capa de DOOM, onde os anjos lutam cercados por demônios. Vários outros pintores medievais contribuíram com essa iconografia do inferno que conhecemos hoje, como Hieronymus Bosch e Hans Memling. 
Os diabos que aparecem estampando a capa de DOOM, inclusive, são muito parecidos com a versão do diabo pintado por Hans Memling em 1495.
Se a pintura de 1485 tinha o objetivo de ensinar o temor da danação eterna para o cristãos do medievo, no jogo DOOM, elas criam um atmosfera de apreensão e medo... a diferença é que agora você tem uma metralhadora e uma serra elétrica para explodir e partir a cabeça do "Pazizunga"... (Deus me livre! Sai de retro Satanás! 😂 ) 
A capa é muito bem feita e completa o game muito bem, na minha opinião, é uma das melhores capas de todos os tempos, para um dos melhores jogos de todos os tempos.

NÚMERO 2 - STREET FIGHTER 2 TURBO/GRAND MASTER CHALLENGE
Essa arte foi usada como pôster de divulgação do jogo, foi usada como label na placa CPS2 e foi a capa da versão japonesa do lançamento de 3DO.
As partes em vermelho formam um X que enfatiza o personagem novo do game, Akuma.
Todos os outros personagens estão desenhados de forma bem solta em cima de um fundo prateado. 
O desenho é lindo e essa peça gráfica completa perfeitamente o que para mim, é o melhor jogo já lançado na história dos vídeo games. 
Só pela estética maravilhosa já mereceria estar aqui na minha lista.

NÚMERO 1 - REAL BOUT FATAL FURY
Ah... essa é, aiai, maravilhosa demais...😂 mais uma arte do Shinkiro.... nesta capa, Geese Howard está com uma cara de psicopata em um trono, cercado de seus capangas... todos bem vestidos e alinhados. 
É uma capa icônica e bem diferente do que esperaríamos em um jogo de luta.
Geese é o vilão principal da série Fatal Fury, chefe de uma organização criminosa e responsável pela morte do pai dos protagonistas do jogo, Andy e Terry Bogard.
Os personagens estão retratados aqui com uma vibe meio "God Father" e isso é o que sempre me chamou mais atenção... normalmente um jogo de luta mostra os personagens em posição de batalha prestes a se estapearem. 
Geese poderoso e com um sorriso maligno no canto da boca é o motivo principal dessa alegoria de poder e a história que a arte conta é eficaz em deixar o jogador imaginando o que se passa na cabeça desse psicopata.  Ficamos pensando no que ele é capaz de fazer com tanto poder e maldade.
O estilo do Shinkiro, como sempre, é impecável.


Eu não sou crítico de arte e tudo que falei aqui é só a impressão de um fanático por games igual a você. Escreva nos comentários suas 5 capas preferidas e aproveite para se inscrever no blog.



Comentários

  1. Nossa...que bom que você lembrou de Real Bout pois esta capa é pra fazer um quadro mesmo! Muito boa a seleção.

    ResponderExcluir
  2. Ah sim...Samurai então nem se fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa do Samurai 2 é maravilhosa também! Fiquei na dúvida entre as duas... Quais são as suas preferidas?

      Excluir

Postar um comentário