A RESSURREIÇÃO DO MAGICIAN LORD


Continuo minha saga em busca do fullset do Neo Geo. Os jogos comuns já estão todos na mão há muito tempo e consegui alguns raros pelo caminho... Daqui para frente as coisas ficarão bem mais complicadas... Como não disponho de recursos ilimitados, mas sei como os cartuchos funcionam, estou sempre a procura de placas raras ou jogos difíceis com algum defeito.

Magician Lord saiu na primeira leva de jogos feitos para Neo Geo. É um jogo de plataforma 2D de 48 megabites (6 Megabytes) lançado em 1990 pela ADK (Alpha Denshi Corporation). Costumava ser um dos jogos mais baratos disponíveis, vendido no Ebay completo por cerca de 30, 40 dólares... Acho que ultimamente os colecionadores começaram a enxergar os méritos do game sem anacronismos, pois se colocarmos ele no contexto em que ele foi lançado percebemos que a qualidade dele é inegável. A título de comparação, os primeiros jogos do Mega Drive, que era extremamente poderoso para os padrões dessa época, tinham 4 ou 8 megabits (512 kbytes).

A versão de MVS é bem rara e custa o mesmo preço da versão AES. Uma vez que eu tenho ambos os formatos, escolhi ir de AES mesmo. Quando o jogo é caro tento achar um bom negócio ou converter, mas nesse caso não foi possível nenhuma dessas opções. O agravante no caso de conversão é que as placas desse jogo (PROG EP e CHA 32 tabela de placas) não são utilizadas por nenhum jogo barato e comum.

Durante minhas pesquisas encontrei esse anúncio no ebay:
Anúncio Magician Lord com defeito que comprei no Ebay por R$216,00 
(usei um cupom de  desconto de U$5,00)

Anúncio do mesmo jogo no Mercadolivre
Logicamnete um jogo loose (só a fita) vale menos que um CIB (complete in Box), mas os preços praticados nesse jogo loose no Brasil varia entre 500 e 600 reais, ou seja, duas vezes mais do que paguei na minha cópia com defeito.

O cartucho que comprei
A descrição do vendedor do ebay dizia que o jogo estava funcionando, com sons e jogo rolando, porém a tela estava quadriculada... Hummm... Tela quadriculada pode ser algum CI estragado, alguma Rom C, alguma trilha corroida... Comprei só porquê era de fora do país... Fica o conselho, NUNCA, NUNCA, NUNCA na sua vida compre coisas "no estado" em sites de leilão brasileiros... No estado aqui significa: "um lixo, sucata". O cara tenta consertar, não sabe bosta nenhuma, estraga a peça e depois que vender o lixo dele na internet "no estado" deplorável. Fora do país os caras nem abrem... Se testou e não funcionou eles vendem por um terço do preço e a vida segue...

Não estava errado em minhas conjecturas... Eis o cartucho que chegou para mim:
Esse label já viu dias melhores, acho que vou fazer outro... Veremos.
Placa PROG EP
Placa PROG EP parte traseira (um lixo... Tudo enferrujado)
A princípio muito ferrugem na placa... Deixei de molho no vinagre (isso mesmo, vinagre tira ferrugem) e retirei o ferrugem que sobrou esfregando uma escova de dentes. O cartucho ficou bem limpinho... Agora sim eu tive coragem de colocar ele no meu AES para testar.
As placas de molho no vinagre branco.
As placas limpinhas, sem nenhum sinal de ferrugem
Depois de limpo o cartucho ainda está com glitch nos gráficos. Fiquei um pouco decepcionado... Muitas vezes o problema se resume a sujeira... O defeito parece ser de endereçamento... Troquei a maskrom S1 e houve uma melhora considerável, muito menos artefatos fora do lugar na tela. Um amigo me aconselhou a trocar o CI PRO-CTO, que é o mesmo que o SNK9201. Eu tinha um SNK 9201 sobrando que, tirei da Fatal Fury 2 convertida outro dia desses. (Tutorial ensinando a converter Fatal Fury 2 em Andro Dunos)

Mesmo depois de trocar a Rom S1 e o Chip de segurança SNK 9201, apesar de haver uma leve melhora, ainda continuam os glicthes no gráfico. O endereçamento nessas placas antigas é feito por esses CI's LS139, LS273, LS174 e eu acho que o problema poderia ser em algum desses CI's. Eu não tenho esses CI's em estoque, mas isso não é um grande problema pois eles custam bem barato... Outra provável origem do defeito pode ser alguma dessas maskrons "C" que armazenam os sprites. Seria muito fácil retirar todas, ler no gravador de eprom, comparar com arquivos do MAME e descobrir qual delas apresenta problemas (se apresenta). O problema aqui é que essas placas antigas são revestidas nos 2 lados, são uma desgraça para dessoldar... É quase impossível dessoldar sem estragar a maskrom... Se eu dessoldar todas para testar, provavelmente vou estragar todas.
O chip de segurança das placas antigs da SNK. O da esquerda foi o que eu substituí. Depois eu pensei bem e acho que me apressei ao substituir o 9201, os sintomas não indicavam isso. Perdi uma peça. visto que destrui o PRO-CTO durante a remoção. Agora já era.

CONTINUANDO...
Vou retirar as maskrons dos gráficos com bastante cuidado e testar no gravador de eprom. Segundo minha análise, tenho 50% de chance de sucesso.
Tirei a metade das maskroms de vídeo e testei todas no gravador de eprom, se não encontrar o prolema tirarei a outra metade das maskrons C. 
Coloquei as maskrons no gravador após selecionar o modelo de eprom com patível, nesse caso seria a 27c400 da AMD.
Após fazer cópia do conteúdo das maskrons originais, baixei uma rom do MAME e comparei com os resultados que obtive. Para comparar usei esse programa "Romwizard Version 1.20 - Mike mcbike", ele compara os arquivos das maskrons e exporta essa imagem. Baixe esse programa, ajuda muito... É só pesquisar no Google.
Maskrom C2, bem enferrujada...
Ao contrário da maskrom C4 e C6, que estão perfeitamente iguais às do MAME, a maskrom C2 não foi lida pelo gravador, mesmo após eu limpar e lixar todo ferrugem que havia nela. Achei o problema!!!!!
Mask rom S1 e C2 substituídas, Chip de segurança substituído (este sem necessidade) e o jogo funciona maravilhosamente bem. Mission Complete!!!!


Deu bastante trabalho, mas valeu a pena. O jogo saiu pela metade do preço e aprendi coisas bem úteis durante o conserto. Espero que minha experiência sirva de aprendizado para você também!!!


Se tiver alguma dica de programa, rotina ou sugestão use o campo dos comentários.
Se inscreva no blog para receber as atualizações e me siga no Instagram!
Clique aqui, meu perfil no Instagram

Comentários

  1. mas uma vez obrigado pelas dicas. este programa de comparacao e de grande ajuda . depois de muita luta final e compensador em resolver este problema .

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Roberto...ainda não tenho o magician lord na coleção de mvs mas tenho outros repetidos e gravadora de eprom, sabe me informar se consigo reproduzi-la em uma placa de versão mais nova amigo...seu blog é o melhot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro!!! Muito obrigado pelas palavras gentis!!! Sobre sua pergunta, eu sei que é possível fazer, mas eu nunca tentei por ter conseguido essa cópia do post... mas sim, é possível.

      Excluir

Postar um comentário