COMO IDENTIFICAR UM CARTUCHO DE NEO GEO REPROGRAMADO/CONVERTIDO/PIRATA (cuidados para não ser enganado)


Os preços dos jogos de Neo Geo AES variam de 50 US dólares até 10.000 US dólares e o preço da versão AES pode ser até 100 vezes mais cara que a versão MVS do mesmo jogo.

Para a esmagadora maioria dos colecionadores é totalmente inviável pagar o preço de um carro em um jogo de vídeo game. Acho que este é um ponto pacífico nessa discussão. Essa diferença de valores explica muito sobre a motivação para reprogramar jogos e também explica muito sobre a sanha de enganar que essa prática desperta em pessoas vigaristas.

Quem coleciona deve saber que existe mais de uma maneira de modificar as placas do NEO GEO. É possível converter um cartucho de AES usando Maskroms de MVS e também é possível programar eprons novas e substituir as maskrons originais, tanto no MVS quanto no AES. (Post que fiz ensinando a reprogamar cartuchos de Neo Geo)

Como impera o desconhecimento e existe muita gente pilantra por aí, vou tentar explicar como vocês podem identificar se o jogo de Neo Geo MVS/AES é original ou Reprogramado/Convertido/Pirata. Os gringos ficam muito revoltados com esses pilantras e com muita razão... Qualquer pessoa que peça ou pergunte qualquer coisa que possa vir a ser usada para reprogramar cartuchos é hostilizada em fóruns extangeiros, mesmo que o conhecimento seja só para conserto, ou para fazer jogos que você não poderia comprar. Até pedidos de scans para completar um jogo (um manual ou insert) são tabú nesses fóruns... Eu acho isso uma tremenda ignorância! Conhecimento abre portas, deve ser dividido e não escondido com a desculpa de que alguém possa usa-lo para o mau.

Vamos ao cerne do problema... Antes de gastar seu suado dinheirinho em jogos caros, a dica de ouro é: !!!Peça para ver as placas do jogo!!!

Cartucho reprogramado ou reparado?
Um cartucho reprogramado é de fácil identificação, geralmente as eprons têm uma janela de um material transparente semelhante a vidro. Mas cuidado com conclusões precipitadas, pois as vezes essas eprons foram usadas apenas para conserto e o cartucho é original. A prórpia SNK usava esse tipo de eprom na assistência técnica dela para consertar cartuchos. Algumas pessoas consideram que cartuchos reparados perdem o valor, mas eu acho que isso é fruto de desinformação e babaquice de colecionador Nutella... (Eu aproveito para comprar tudo mais barato kkkkk).

Um jeito de descobrir se o cartucho é original é verificar se a grande maioria dos slots "1" estão ocupados por maskrons originais (M1, S1, P1, V1). Para converter um cartucho não é necessário arrancar todas as maskrons da placa, mas é imprecindível trocar os slots "1", sendo assim, é possível substituir apenas as maskrons que têm função naquele jogo que foi convertido, para isso, as eprons nos slots "1" necessariamente deverão ser trocadas na reprogramação. As maskrons dos slots "2", "3" ou "4" não necessáriamente têm que ser extraidas para o jogo convertido funcionar. Concluimos que se as memórias dos slots 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 estiverem trocada mas as do slot1 forem originais é certo que ele foi apenas reparado.

Existem eprons que não têm a janela e a identificação já complica um pouco mais... Nesse caso é necessário observar que as eprons, ao contrário das maskrons, não trazem a letra e número correspondente ao slot que ela está inserida na placa. Essa é uma forma bem eficaz de identificar as Repro.

As eprons sem janela não terão essa identificação contornada em vermelho batendo com a identificação do slot
Cartucho convertido
Nesse caso complica muito mais descobrir as diferenças! Com raras exceções, os jogos de AES são bem mais caros que os de MVS. As placas do MVS e do AES são diferentes, contudo, o conteúdo das maskrons é exatamente o mesmo. A diferenciação da versão é feita via processamento do console, inclusive as mudanças relativas à região (JAP/EUA).

Em suma, alguém pode pegar uma placa AES do Jogo The king of Fighters 97 (PROG BK1Y e CHA512Y), por exemplo, e colocar as maskrons originais do jogo Metal Slug 2 para MVS que são exatamente iguais. Um cartucho KOF 97 mais as maskroms de MVS custam juntos menos de um terço do valor de uma Metal Slug 2 para AES.

Maskrom V1 da Metal Slug 2 para AES (as duas são iguais)

Maskrom V1 da Metal Slug 2 para MVS (as duas são iguais)

Para descobrir a diferença entre um original e um convertido você terá que pesquisar muito e analisar o material impresso que acompanha o cartucho original (insert, label e manual). E mesmo assim, hoje em dia existem pessoas que são capazes de simular quase com 100% de perfeição os encartes.

Notem que o material material original além da qualidade perfeita de imagens tem esses pontinhos bem pequenos que são difíceis de simular em qualquer impressora caseira. Alguns jogos Usam tintas especiais brilhosas que não são fáceis de reproduzir em qualquer impressora ( vide Samurai 1 ou Fatal Fury Special)
Cartuchos piratas
Esses são os mais fáceis de identificar, vou citar só por desencargo de consciência. Eu já vi jogos comuns piratas, tipo Metal Slug 1 ou Real Bout Fatal Fury, mas aqui no Brasil o mais comum é encontramos jogos piratas da última leva de games para MVS tipo KOF 2003, SNK VS CAPCOM, Metal Slug 4. MSlug 5, Samurai V, etc...
Mesmo na versão MVS os jogos novos costumam ser bem caros, então fique de olho, analise as placas... Se o vendedor disser que não pode abrir o cartucho ele é picareta!!!! Qualquer chimpanzé mais ou menos treinado é capaz de abrir um cartucho de MVS, se o vendedor se recusar é porquê quer te passar a perna.
Cada colecionador tem sua mania e suas regras malucas... Tem gente que faz questão do label, das eprons, da carcaça em bom estado, do KIT completo... Bom, meu limite é o cartucho pirata... Eu odeio e não compro se custar mais de 50 reais... Tenho umas 3 piratas que custaram mais ou menos esse valor e fico abismado quando vejo um jogo de MVS pirata lixo por 500, 600 reais.
Nada nesse cartucho é original ou confiável, as placas são de material vagabundo e as eprons não seguem o padrão de maskrons das originais.
Cartucho pirata tem o nome Eolith... Que cara de pau desses caras... kkkk
Outro pirata... Dá pra ver a kilômetros que isso não é original.
Para terminar esse post queria deixar claro que não vejo nada de errado em converter cartuchos para uso próprio, ou mesmo montar para trocar/vender para outros colecionadores que não queiram montar os próprios cartuchos e perder tempo estudando, soldando, gastando com ferramentas, gastando tempo, etc... Vender jogos reprogramados ou convertidos como originais... Isso sim é muito desonesto e totalmente reprovável.

O que vocês acham dessa história toda? Se tiver algum relato de picaretagem ou algo para acrescentar, fique a vontade para comentar na seção de perguntas. Se inscreva no Blog para ser informado via e-mail a respeito das novas publicações. Me siga no Instagran.

Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado amigo! Se tiver sugestões de coisas para acrescentar, erros, etc... fique a vontade! Abraço!

      Excluir
  2. ja tentaram me enganar vendendo uma metal slug 6 e o cara me falando que era original rsrs

    ResponderExcluir
  3. Sou leigo,encontrei uma caixa cheio dessas fitas na dispensa da casa que comprei, gostaria de obter mais informações sobre essas fitas

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e esclarecedor,estou vendo seu POST pois sou leigo no assunto e encontrei uma caixa com 70 cartuchos mvs na dispensa da minha casa nova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho andado meio afastado do site, mas eu vi essa descoberta nos grupos... imagino que já deva ter vendido tudo. Pelo que me lembro da postagem acho que o único cartucho incomum que você achou foi uma KOF 2002 (acho que rosa) o resto dos jogos eram bem comuns... mas achado... está ótimo né? Presentão! 😁

      Excluir

Postar um comentário