ANDRO DUNOS - REPROGRAMANDO UM CARTUCHO DE NEO GEO AES

Adeus Fatal Fury 2, olá Andro Dunos!
Fatal Fury 2 é um excelente jogo de luta para Neo Geo. Os gráficos são lindos, as animações bem feitas, tudo muito colorido e caprichado, em suma, apresenta o alto padrão característico da SNK nos anos 90. Fatal Fury 2 vendeu muito na época e é um dos jogos mais comuns e baratos da plataforma NEO GEO AES. Não gosto muito de citar valores porque eles mudam toda hora, mas é um jogo que custa atualmente cerca de 250 reais completo.

Eu dei muita sorte e encontrei recentemente no site mercadolivre uma cópia americana por R$125 reais, sem manual, com a caixa bem quebrada e com frete incluso. Como eu já tenho uma cópia japonesa completa e em excelente estado, achei que meu jogo repetido daria uma boa base para uma conversão.
Geralmente prefiro a arte japonesa, mas essa americana é (era) muito linda (foto do cartucho)
Foto da caixa com o preço que paguei.

Atualmente me faltam cerca de 25 jogos para completar os 100 melhores cartuchos do Neo Geo. Dentro dos cartuchos que me faltavam estava Andro Dunos. Andro Dunos é um jogo de nave bem simples, que provavelmente rodaria em um Mega Drive sem muito comprometimento. Costumava ser um jogo bem barato há uns 5 anos, mas hoje em dia custa o preço de um rim... De qualquer forma, estava na minha lista de desejos e eu não tinha como arcar com os valores que cobram por ele.
O preço cobrado por um jogo anunciado hoje no Ebay, em tese lacrado, digo em tese porquê esse lacre não é nada confiável.
Esse nem foto direito tem, mas olha o preço... Dá pra comprar muito Miojo com essa grana.

Vamos reprogramar então! Os componentes necessários estavam presentes na placa, a placa doadora suporta a quantidade e o tamanho das eprons... Beleza! Achei um jogo que a placa suporta. Uma coisa que é importante citar é que a maioria dos jogos pode ser transplantado para a maioria das placas, mesmo sendo de modelos diferentes... Se você usar placas iguais fica mais fácil converter, mas se não tiver as placas ideais vai ter que queimar um pouquinho de massa encefálica para descobrir as correlações entre elas e a disposição dos jumpers... Aconselho a copiar o esquema de alguém (como nesse tutorial) ou usar placas iguais, pelo menos no começo... Isso vai te garantir mais chances de sucesso no início.

Tirando as maskrons
Aquele trabalho massante de tirar pino por pino... Tem que ter paciência e tempo...
Prog G-2 já sem as maskrons originais (essa Ls 245 e o Chip 9201 tiveram que sair)
CHA42G-2 já sem as Maskrons originais. 
Por curiosidade eu tirei o Ls139 e como consequência o gráfico ficou quadriculado e embaçado... Se algum cartucho apresentar esse problema eu sei onde procurar agora)
Escolha dos arquivos
Baixei uma rom na internet, testei em um emulador e queimei as eprons. As vezes o arquivo funciona no emulador e trava no console, mas na maioria das vezes dá certinho... Depois explicarei em outro post como minimizar os erros na escolha dos arquivos.
Quando você abrir o .Zip pelo WinRAR verá esses arquivos. Cada um deles deverá ser gravado na eprom compatível (vide post que ensino a converter jogos) e soldado no slot correto, indicado na extensão do arquivo.

Depois de soldar as eprons copie essa disposição dos jumpers

Limpe tudo com Thinner para acabamento ou álcool isopropílico
Eu mesmo fiz esse label,se alguém quiser o arquivo que eu criei é só pedir.
Esse insert em excelente qualidade vai enfeitar minha caixa.

No fim das contas, quanto custa montar um desses: Claro que tem ferramentas caras, tempo de estudo e um dia inteiro de serviço envolvido, mas vamos desconsiderar isso... R$ 125 do cartucho doador (foi um achado... vamos considerar o preço normal... R$250); R$100 de eprons; se eu mesmo não tivesse feito, gastaria R$25 na label; R$20 de insumos; R$ 20 para imprimir o insert.  Total: R$ 415,00 (bem longe dos R$2920,20 - Fora 60% de imposto)

Clique aqui e me siga no instagram. Clique no botão "INSCREVER-SE' no topo da página para receber notificação de novas postagens e participe na seção de comentários logo abaixo... Aproveitem a jogatina!!!
E aí, tem Andro Dunos? Vai montar uma? Acha sacrilégio desmontar uma Fatal Fury2? Desembucha aê!kkkkk

Comentários

  1. Boa amigão...vc poderia me indicar um programador para eproms de neo geo que seja de preço camarada, estive olhando uns no ML mas caríssimos e sem garantias se serviam para essas eproms.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso o programador Wellon VP 598 que me atende maravilhosamente bem! É meio caro, mas vale a pena demais pela qualidade. O segredo antes de comprar é verificara a lista de compatibilidade do programador e verificar se ele é capaz de gravar as memórias 27c322, 27c160, 27c800, 27c010, 27c301G. Se ele for compatível com essas eprons vai te atender para gravar minimamente jogos de Neo GEO AES/MVS e Mega Drive/32x. SE inscreve no Blog para receber as atualizações por e-mail. Abraço!

      Excluir
    2. A lista de compatibilidade você acha no site do fabricante do programador, fica a dica!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito show Roberto, sou tecnico em eletroeletrônica, voltado para ramo de manutenção industrial, mas sempre tive vontade de comprar um gravador e enteder mais da área eletrônica e reparosr e uma ótima chance agora ,já q coleciono neo geo ( alugo maquians de Fliper e comecei a colecionar).., e pelo que vejo suas dicas ajudam muito a consertar esses jogos....,muito obg pelo compartilhamento...
    Se conseguir um dia aviso Aki estava,pois como e hobby resolver primeiro ,prioridades do dia a dia..., Mas chego lá..., Fazer um esforço pra compartilhar também aqui no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Compartilhar conhecimento é legal. Seja bem vindo amigo!!!

      Excluir
  4. Amigo se eu mandar uma fatal Fury quanto cobraria uma andro dunos aes

    ResponderExcluir
  5. Olá meu caro não faço conversões para vender, mas agradeço o interesse pelo blog. Seja bem vindo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário