DICAS PARA MONTAR SUA PRÓPRIA MÁQUINA DE FLIPERAMA

Ter nossa própria máquina de fliperam era o sonho da garotada quando eu era moleque lá nos anos 90! Eu montei um arcade para mim há alguns anos e realizei meu sonho de infância. Fiz esse post para dividir algumas coisas que aprendi com vocês.
O QUE USAR PARA RODAR OS JOGOS
Rasberry Pie (Retropie) - Essa sem dúvida é a opção mais barata e com o melhor custo benefício. Rasbery Pie é um computador mais ou menos do tamanho de uma cédula e que tem uma capacidade de processamento superior aos computadores do início dos anos 2000. É vendido por preços muito baixos na internet (vide Mercadolivre e Aliexpress). Existem vários modelos diferentes à venda na internet, mas mesmo os modelos mais caros ainda custam mais barato que um cartucho de Mega Drive meia boca, por exemplo. Você encaixa um cartão SD no Raspberry daí é só baixar o retropie e entupir ele de rons sem se preocupar com configurações muito complexas.
Placa Raspberry Pie
Pandora Box - Essa é uma opção que você pode ligar na JAMMA (Japan Amusement/Arcade Machinery Manufacturers Association), que era a ligação padrão usada pelas máquinas de fliperama originais (MVS, CPS1, CPS2, Naomi etc). Os modelos mais novos do Pandora vêm com saída VGA e até mesmo HDMI, ou seja, dá para ligar em qualquer monitor. A vantagem é que já vem com milhares de jogos pré instalados e você não terá que se preocupar com mais nada. Existem vários modelos dessas placas, algumas permitem inserção de cartões SD e outras têm uma biblioteca fixa. A principal dica aqui é comprar uma versão mais nova pois as mais antigas sofrem com queda de frames e alguns bugs que podem estragar a jogatina.
Pandora Box
PC - É a opção mais cara e trabalhosa. Antes de qualquer coisa, eu não aconselho usar aquele seu PC velho que está parado há 5 anos no seu depósito. Computadores não são feitos para durarem 10 anos. Se insistir em usar peças velhas elas impreterivelmente te deixarão na mão e te darão mais trabalho no futuro.
Quais as especificações do PC -Óbvio que você não precisa comprar o que existe de mais moderno se sua intenção é apenas rodar jogos antigos. Eu montei o meu fliper usando um Core I3, com uma fonte real, 2gb de ram e uma placa de vídeo bem meia boca... Nunca tive problemas para rodar nada. Antigamente eu rodava o emulador NEO RAGE X em um Pentium 266, com 128mb de ram, então dá para concluirmos que até uma torradeira roda Neo Geo e CPS2. Quanto aos Frontends, aí é outra história.
Hardware original - Usar as placas originais é a certeza de que os jogos serão executados sem nenhum problema de Sync, queda de frames, ou qualquer glitch. Antes de mais nada, temos que saber que esta é a opção mais cara de todas. Cartuchos e placas já foram muito baratos, mas a cada dia é mais difícil achar um bom negócio nessa área. Outro grande problema tem haver com o espaço que o hardware original ocupa, essas placas originais costumam ser imensas, com umas 20 placas dessas expostas, a sua game rom vai ficar parecendo um ferro velho. Outra coisa, não adianta pensar em comprar hardware original se você não souber dar manutenção nas placas.
Coleção de placas Arcade.
AS FERRAMENTAS E INSUMOS MÍNIMOS
Ferro de solda, Estanho e Fluxo de solda - Qualquer uma das opções vai te exigir o mínimo de habilidade com ferro de solda, nem que seja apenas para ligar os controles e botões.
Fio de cobre - Aqueles fios de telefone coloridos dão conta de ligar o necessário em uma máquina arcade.
Multímetro - Serve para testar se os fios estão ligados corretamente e se tem passagem de eletricidade. 
OPÇÕES DE COMANDOS E BOTÕES
Joystick "Cotonete" - O tipo mais comum e barato, mais usado nos flipermas de bar das antigas. Geralmente eles são da marca Eletromatic. Na minha opinião, são um lixo para jogar, apesar de serem bem resistentes. Se você tiver a grana invista em algo de qualidade melhor.
Joystick "cotonete" Eletromatic.
Sanya Original - Na minha opinião é a melhor marca de componentes para fliperamas. Essa é a marca usada nos melhores arcades e controles japoneses, mas fiquem atentos com as falsificações.
Botões Sanya/ Semitsu(de marca boa) - Chegam a custar 20 vezes mais caro que os genéricos. Os controles da Sanywa fazem um click gostoso e têm uma precisão absurda. Os botões também fazem um barulho muito legal e têm precisão e conforto maravilhosos.
Peças originais Sanya. Existem várias cores diferentes.
"Tipo Sanya" - Existem os Sanywa falsificados que são vendidos nesses sites tipo Aliexpress. Comprei um para testar e digo que se você não tiver um original para comparar fica fácil de ser enganado pelo piratinha.
Botões de Nylon - São aqueles de uma cor sólida. Existem de várias marcas e duram "para sempre" mas não se comparam com as marcas de qualidade. Aconselho a usar apenas para acessar menus e para start e select. Para os botões de ação, se você tiver grana, aconselho os de marca boa.
Botões de Nylon
Botões de acrílico - Geralmente são semi transparentes com o entorno branco. Não são de qualidade horrível e não estragam facilmente, mas não têm comparação com os da Sanya. Geralmente bons para usar nos menus da máquina.
Botões de acrílico.
QUAL FRONT END USAR
Frontend é um programa de computador que organiza todos os seus jogos e emuladores em uma única interface no PC. Existem os mais bonitos e pesados e os mais leves e menos atrativos. Na hora de montar o seu computador, se for por esta rota, terá que estabelecer seu escopo decidindo qual Frontend usar. A maioria dos jogos rodam em qualquer máquina, mas alguns Frontends exigem mais dos computadores. Segue os que já usei e uma pequena crítica sobre cada um:
Hyperspin - Nenhuma das opções se compara a beleza deste programa. Ele é lindo demais e altamente personalizável. Você pode fazer seus próprios temas, escolher as músicas, as introduções e o resultado final é fantástico, mas lembre-se, é difícil demais de configurar... Eu mesmo gastei uns 4 meses da minha vida para fazer um do jeito que eu queria. Exige um PC razoável para rodar as introduções.

Exemplo de HyperSpin personalizado
Maximus Arcade - Programa pago que permite algumas personalizações, mas o resultado final não se compara com o Hyperspin. É bem fácil de programar e usar, não precisa mexer com linguagem de programação nenhuma.

Frontend Maximus arcade
ADVmenu - Na minha opinião é o mais feio e difícil de programar. Uma boa opção se seu PC for bem ruim e você não tem tempo ou não quer personalizar sua máquina. Dizem que ele é bom para fins comerciais por dar menos crashes.
Site dos desenvolvedores do AdvMenu

ADV menu configurado.
TIPOS DE MONITORES PARA SEU PROJETO
Tubo original - Os monitores antigos de fliperama já têm dezenas de anos e é só uma questão de tempo até todos irem para o lixo. A resolução é ruim. Se você for comprar uma máquina JAMMA com monitor de tubo verifique se não tem cores desbotadas e marcas na tela. Nanao é a melhor marca, pelo que fiquei sabendo.
Monitor de PC - Existe em abundância no mercado a preço de banana, são muito mais confiáveis, têm uma resolução superior, têm menos tempo de vida que os monitos CRT e têm no mínimo entrada VGA ou DVI. Só tente (pelo amor de Deus) usar uma tela 4x3. Widscreen para fliperamas fica uma desgraça. Eu ganhei um de 17 polegadas LCD da HP 4x3 e ele me serve maravilhosamente.
Televisão de Tubo - Uma tecnologia ultrapassada que custa preço de banana. Agora que o sinal analógico de TV foi desativado no Brasil é muito comum vermos essas televisões no lixo. O legal desta opção é que lembram bem os monitores originais das máquinas antigas. Evite usar a entrada RF e RCA, pois a qualidade de imagem é muito ruim. Tente usar a vídeo composto ou a S-vídeo, em último caso. Placas de vídeo mais antigas costumam ter saída S-Vídeo.


O GABINETE - COMO CONSEGUIR

Vejo aqui três opções:
Mandar fazer - Comprei o meu no Mercado Livre cortadinho e adesivado por uma mixaria, procure lá no ML;
Comprar um pronto e reformar é uma boa opção, pois existem muitos para vender a preços baixos. Você pode comprar um gabinete ruim e adesivar você mesmo, ou talvez trocar a fórmica... Pode ficar bem legal no fim das contas, principalmente se for uma Neo Geo ou candy cab original.
Fazer você mesmo - A não ser que você saiba o que está fazendo eu não aconselho. No final provavelmente vai ficar uma bosta e vai sair pelo mesmo preço que mandar fazer um.
TIPOS DE GABINETE
Grande - Aqueles modelos encontrados nos bares e Shoppings nas antigas. Têm mais ou menos o tamanho de um adulto.
Bartop - São pequenos e geralmente são colocadas em cima de messas (escolhi essa opção por falta de espaço).

Coktail - Parece uma mesa e funciona bem para bares e espaço apertados.
SISTEMA DE SOM
Amplificador - Eu usei um amplificador de som com entrada P2 que liguei na saída do PC. No amplificador eu liguei um par de auto falantes usados em carros de 6 polegadas cada e ainda deixei espaço no amplificador para um subwofer, que nunca liguei. O som é muito alto e limpo e não me custou quase nada para instalar. (Procure no Aliexpress)
Esse tipo de amplificador é perfeito e tem aos montes no aliexpress por mixaria. Esse é o esquema para ligar o som. 
Deixe seus comentários na seção de perguntas logo abaixo. Se inscreva no blog para receber as atualizações.
Me siga no Instagram clicando aqui!

Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado amigo! Se inscreve para receber as novidades por e-mail e me segue no instagram roberto_f_louzada. Abraço!

      Excluir
  2. recomendo a pessoa tentar fazer o seu proprio arcade, comprar prontinho é coisa para molequinho de apartamento.
    Vc tem medo que não fique bom? foda-se, vai fazendo aos poucos até ficar do seu jeito. Há zilhões de modelos e ideias internet a fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver o espaço, o conhecimento e as ferramentas, pode fazer o projeto que quiser. Eu vejo a galera comprando gabinetes Neo Geo ou Big Blue da Capcom, tirando bezel, ficheiro, etc... e refazendo a parte de madeira... é o melhor dos mundos!

      Excluir

Postar um comentário