MONTANDO SEUS PRÓPRIOS CARTUCHOS CAPCOM CPS2 - PARTE 05


Essa placa CPS2 estava anunciada há um bom tempo no site Mercado Livre por um preço bem baixo. Geralmente é mais interessante comprar esses jogos comuns em funcionamento e só trocar o jogo, esta prática aumenta muito as chances de uma conversão bem sucedida. O grande problema é que ultimamente não tem aparecido muitas CPS2 baratinhas por onde eu moro...
Quando eu não tinha nenhum interesse em CPS2, há cerca de 05 anos, eu vi várias placas indo para o lixo devido à bateria suicida... eu já vi Vampire Savior original e em bom estado sendo jogada fora. Nessa época eu cheguei a ganhar uma dezena de placas de presente, como falei na primeira parte desse post, placas que estavam prestes a serem descartadas.
Há cerca de um ano eu comecei a limpar e acertar as minhas PCBs doadas e aproveitei para comprar outras e montar uma coleção de CPS2. A procura pelas placas aumentou muito no ano passado e hoje em dia estão custando um pouco mais caro... embora ainda exista muita CPS2 rodando por aí, a medida que elas migram para as mãos de colecionadores e a medida que se popularizam vários meios de ressuscitá-las do suicídio, elas vão ficando mais escassas.


Como estão um pouco mais difíceis de encontrar (pelo menos qui na minha cidade) e eu estou ficando impaciente para completar a minha coleção, resolvi arriscar e comprar essa sucata por mixaria no Mercado Livre.


Esse era o sintoma que a placa B apresentava, os sprites e barras de energia estavam OK, contudo, os cenários estavam embaralhados... a primeira coisa que eu fiz para achar o defeito foi comparar as maskroms que armazenam o gráfico do jogo (maskrom 13 até a 20) com os arquivos do MAME e estava tudo certo. Logo em seguida, verifiquei as trilhas que saem do Chip CPS-B-21 (esse chip custom é responsável pelos backgrounds) usando este arquivo, e todas as trilhas estavam OK. Por fim, eu troquei o chip CPS-B-21 por um que eu tinha de sucata e resolvi o problema.


Aproveitei e já troquei o jogo, Street Fighter Zero 2 tem muito por aí, mas Eco Fighters existem poucas... "que seja restabelecido o equilíbrio".


Não consigo tirar uma foto sequer que preste de um monitor CRT, mas o jogo ficou perfeito.
Agora vamos falar sobre um assunto que eu tenho evitado, junção e separação de arquivos das roms nas CPS2. Evitei tratar desse assunto até agora porquê em um processo didático temos que começar pelo mais simples e introduzir a dificuldade aos pouquinhos.
Na Parte 04 eu disse: "é possível brincar juntando e separando arquivos, mas isso implica na mudança de jumpers e do PAL3... mas se quiser fazer uma conversão direta, sem ter que compreender o que cada um deles faz, basta seguir essa lista que vou passar abaixo e ser feliz.", logo em seguida eu disponibilizei a lista com a posição dos jumpers e bastaria copiá-los que daria tudo certo, desde que você não modificasse os arquivos.
Essa solução deu certo para mim na maior parte das conversões, contudo, não é sempre que temos um estoque de eprons com todos os modelos que precisamos e algumas ROMs, como a de Eco Fighters, vista logo abaixo, têm vários arquivos pequenos de 1MB, ou 2 MB. Se fizer o que irei ensinar, no caso de Eco Fighters, especificamente, você terá que gravar menos CINCO EPROMS, vai economizar dinheiro e tempo. O jogo funcionará do mesmo jeito.


Se você já leu todas as partes, todos os posts que eu fiz até aqui, você está preparado para dar mais esse passo e virar um Mestre Jedi das CPS2.
Dentro das eprons 01 e 02 é onde fica armazenado o programa do som (não os samples), os Q sound Samples ficam nos Slots 11 e 12. As eprons 01 e 02 são regraváveis, então não tem segredo, é apagar e reutilizar os mesmos componentes. (NÃO MEXAM COM ESSES ARQUIVOS)
Os stots 03 até o slot 10 é onde se armazena o programa principal, aqui fica a encriptação, é onde se define o idioma do jogo e, claro, o programa principal. Não importa se são 02 eproms ou se são as 10, os jumpers não mudarão. (É SÓ REGRAVAR, NÃO MUDE ESSES ARQUIVOS)
Os stots 11 e 12 é onde ficam os Samples e esses arquivos podem ser modificados! Se os Sound Samples têm 2MB, como no caso de Eco Fighters, você pode juntar esses 02 arquivos em uma eprom 27C322 de 4MB. Assim você economiza uma eprom, lembrando que uma 27c322 custa a metade do preço de um 27c160, ou seja, são 75% de economia de grana e 50 % de economia de tempo.
Nos stots 13 até o 20, ficam armazenados os gráficos do jogo. Esses slots se relacionam da seguinte forma: Os slots ímpares e pares são lidos em conjunto, os ímpares têm a metade dos dados e os pares têm a outra metade, sendo assim, você pode juntar o conteúdo do slot 13 e 14, por exemplo, e colocar a eprom de 4MB no slot 13. Se forem 02 arquivos de 2MB você pode gravar uma eprom 27c322 de 4mb e colocar no slot ímpar. 
No caso da Eco Fighters, que tem um arquivo de 1MB nas pares e um de 2MB nas ímpares, você usará uma ferramenta chamada Hex editor e concatenará 2 arquivos iguais de 1MB (multiplicando ele por 2) e depois somará esse arquivo de 2MB resultante ao arquivo de 2MB original, gravará o resultado dessa soma em uma eprom de 4MB e colocará no slot ímpar, entre os stot 13 e o 20. Isso vai gerar uma economia, no caso da Eco Fighters, de mais 04 eproms de 1 MB, que são caras.
Eu me deparei com alguns casos onde os arquivos ímpares tinham 4MB e os pares tinham 1MB (Armored Wariors, por exemplo). Nesse caso, eu usei o Hex Editor para multiplicar o arquivo de 1MB por 4 e gravei o resultado em uma eprom de 4MB, sendo assim, todos os slots de 13 até o 20 ficaram povoados com memórias de 4MB. Nesse caso específico, não economizei na quantidade de eproms, mas as 27C322 são mais baratas e fáceis de encontrar.
Sempre que você mudar o arranjo dos arquivos terá que mudar os jumpers, sendo assim, a tabela que disponibilizei não servirá mais se você juntar ou separar os arquivos originais. Nas outras partes desse tópico antigo eu indiquei onde estudar para saber o funcionamento de cada conjunto de jumpers, mas para facilitar nosso serviço daqui para frente, grave isso: sempre que você tiver todos os slots (13-20) povoados por eprons de 4mb, ou os slots ímpares povoados por eprons de 4MB com os pares vazios, basta converter o PAL CE para G e colocar os jumper conforme essa sequência: 
PAL G - SOOS - SO - OSOSOS - SOSOSOSO - SOSOSOSO (S=Soldado; O = Open ou aberto)
Sobre os jumpers, cabe salientar que se você usar o método que eu descrevi acima, esse padrão de Jumpers vai servir para QUALQUER JOGO que for converter. A única e exclusiva mudança se refere às seis primeiras posições, pois, caso as eprons do slot 01 e slot 02 sejam 27c010 (JEDEC) os jumpers devem ficar como na sequência que está em amarelo: (SOOS SO); se no Slots 01 e 02 for usar eprons 27c1000, (NÃO JEDEC) a sequência desses seis primeiros jumpers deve ficar desse jeito: (OSSO OS).
Uma coisa muito importante para finalizar: OS PALCE SÃO REGRAVÁVEIS. É importante frisar isso, pois eu mesmo gastei dinheiro atôa comprando esses componentes, sem saber que eram reaproveitáveis.
Se no fim das contas alguma coisa sair errada olhe esse post, talvez tenha a resposta para a sua dúvida.

Estou chegando bem perto do Full7 das CPS2, desconsiderando os jogos de Puzzle, Quiz (que são em Japonês), os dois jogos do Mega Man (que são horríveis) e um jogo de esportes sofrível... Quando eu tiver os 32 jogos prontinhos, etiquetados e limpinhos eu vou fazer um post com as fotos para dividir meu sucesso com vocês! Por enquanto vou dividindo o que eu tenho aprendido.

Se inscreva no blog, divulgue o conteúdo entre seus amigos, assim você me prestigia e me incentiva a continuar escrevendo.

Comentários

  1. parabens amigo e obrigado por compartilhar .eu depois de conhecer seu blog ,creio que no inicio do ano passado ,comprei minha primeira cps2 . espero ter sorte na compra pois o rapaz me falou que ela estar com imagem vermelha , nao aparece nada do jogo apenas tela vermelha ,porem ela ainda estar com o lacre de fabrica .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa que você deve fazer é abrir a placa B e tirar a bateria. Se ela não estiver estourada já será uma grande vitória!!! O segundo passo é trocar a eprom 03 por uma eprom de diagnóstico do Razoola, se entrar na bios de testes, mesmo que não passe, será fácil de resolver. Se acontecer de não entrar nem na bios e a tela permanecer vermelha, tem uma grande chance da sua placa ser uma sucata... eu tenho 7 aqui que estão com este sintoma, tela vermelha e não entra na bios de teste.

      Excluir
    2. Boa tarde! Tudo bem? e como faço pra conseguir essa eprom de diagnóstico do Razoola?

      Excluir
    3. http://cps2shock.emu-france.info/

      Excluir
  2. Saudações amigos! Saberia dizer qual gravador consegue apagar e regravar as PALCE 16v8? Não consigo encontrar nada que grave e apague esses benditos! Achei um tl866 que lê os gal16v equivalente dos PALCE, porém na hora de apagar da erro. Sei que o post é um pouco antigo, mas se alguém puder ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TL866 é um gravador bem ruim... procura na lista de componentes que seu gravador grava... não precisa apagar os Gal... basta gravar por cima, ele vai sobrescrever o que tiver gravado lá anteriormente.

      Excluir
    2. Entendi amigo, obrigado pelo retorno. Poderia informar qual gravador você usa para gravar os GAL/PALCE?

      Excluir
    3. O mesmo Wellon VP 598... o mesmo que gravo eprons.

      Excluir

Postar um comentário