ESQUEÇA DO MERCADO LIVRE, COMPRE JOGOS ANTIGOS NO EBAY

Em pleno 2019 ainda existem colecionadores brasileiros que têm medo de importar jogos do exterior! No nosso país jogos sempre foram extremamente caros. A pirataria reinava soberana nessas terras até a popularização do Playstation 3 (há menos de 10 anos).
Qualquer coisa que preceda o PS3 é vendida por preços absurdos nos sites de leilões brasileiros. As exceções são alguns (poucos) cartuchos comuns de MVS, que eram usados comercialmente; jogos de N64, que eram mais difíceis de piratear; cartuchos de Master System e Mega Drive, devido à atuação da Tectoy... Talvez haja mais alguma exceção que deixei passar, mas como disse, a pirataria era a regra. Fato é que a escassez desse material não ajuda no preço cobrado pelos jogos hoje em dia.
Quando o real estava valorizado, lá para 2013, época que o dólar custava menos de 2 reais, eu fiz a festa importando jogos. Hoje em dia o preço do dólar é um fator negativo, mas ainda assim vale muito a pena. 
Olhem esses exemplos abaixo, todos provenientes de uma busca rápida no Mercado Livre e no Ebay:
Street Fighter Zero é um jogo extremamente comum no Japão e já com frete custa menos de 60 reais.
O mesmo Street Fighter Zero, em estado de conservação pior, diga-se de passagem, custa exatamente o dobro do preço.
Soul Star é um jogo incomum para Sega Cd. A única cópia em bom estado vendida no ML sai por 420 reais.
O mesmo Soul Star, dessa vez na versão EUR, mais interessante que a versão japonesa, visto que está em inglês, custa a metade do preço! 
Um Homebrew para Neo Geo AES, bem incomum no Brasil. No Ebay sai por menos de 4500 reais.
O mesmo Fast Striker no ML custa quase o dobro do preço.
Garou Mark Of The Wolves, jogo relativamente raro de AES sai por 5 mil reais no Ebay.
No Mercado livre custa dois mil reais a mais.
Como eu disse, por medo de importar, os colecionadores estão mais sujeitos a perderem dinheiro comprando no mercadolivre. Um dos fatores dissuasivos é a suposta demora na entrega dos produtos.
Realmente as encomendas demoravam muito para chegar do exterior até há pouco tempo, no entanto, o sistema de desembaraço postal foi aperfeiçoado recentemente e as encomendas chegam muito mais rápido. Até o ano passado (2018) uma encomenda demorava até 6 meses para ser entregue.
Em 20 dias meu cartucho de Neo Geo saiu da Austrália e já estava em minhas mãos. Detalhe, o cartucho em tela custou a metade do preço que custaria no Brasil.
Cabe lembrar que sobre o valor da encomenda + o valor do frete é cobrado a alíquota do IOF (6,38%); os Correios cobram mais R$ 15 reais de taxa de postagem; e você corre o risco de ser taxado em 60% sobre o valor declarado (encomenda + o valor do frete). As vezes, sem motivo algum, os fiscais de receita cobram um valor abaixo de 60%.  Lembre-se, a referencia para taxação é o valor declarado, sendo assim, se o vendedor concordar em declarar um valor um pouco abaixo, será cobrado um valor menor de imposto. (Não estou incentivando ninguém a fazer coisa errada, mas é fato)
Em suma, mesmo se der tudo errado, o preço final do game ainda valerá a pena no final.
Outro fator que vale salientar é que se o produto custar menos de 50 dólares, não será cobrado imposto:
"A portaria MF 156, de 24 de junho de 1999, em uma instrução normativa da Receita Federal, afirma que “os bens que integrem a remessa postal internacional de valor não superior a US$ 50 serão desembaraçados com isenção do imposto de importação, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas”. É possível comprar muita coisa legal por menos de 50 dólares no exterior.
Existe uma dezena de vantagens em importar jogos, vou citar apenas algumas para encerrar esse post: a primeira delas é o acesso à variedade de ofertas, não é incomum encontrarmos 3 ou 4 cópias no ebay de um jogo que nunca vimos para venda no Mercado Livre; outra vantagem é o estado de conservação, principalmente dos jogos japoneses, os caras são muito cuidadosos com os games; os japoneses são muito honestos, em 10 anos nunca levei nenhum calote; a vantagem principal, claro, é o preço bem mais baixo, principalmente de jogos comuns.
Por último, comprando no Ebay você não terá o dissabor de se deparar com uma desgraça dessas durante suas pesquisas! No mercado livre tem uns caras que saem do esgoto vendendo CDs furados como esse. Só podem ter achado isso no lixo! E ainda têm a coragem de pedir 100, 150 reais nesta porcaria... É inacreditável...
Além de CDs furados existem as caixas totalmente destruídas; consoles partidos ao meio; controle quebrado; a tal da "caixa cortada", que era uma caixa de papelão, mas alguma locadora cortou para colocar em cases de plástico; caixas, manuais e certificados piratas (reimpressos); lotes de sucatas, que são exatamente isso; coisas "no estado", leia-se lixo sem salvação... Em suma, tudo que é tipo de lixo.
"Novinho", aiai... Tudo amarelo, label destruído... E claro, "Raríssimo"! 
Então, o que você está esperando? É só fazer um cartão internacional e ficar de olho nos leilões! São a melhor maneira de conseguir boas ofertas!

Fontes
http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=23977&visao=anotado

Comentários

  1. Meu Brother, tu falou tudo...abração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu caro, não deixa de ser triste nossa situação... Temos que nos virar importando... ML virou terra de malucos! ;)

      Excluir
  2. Só compro la de fora quero que os vendedores brasileiros encalha com os jogos todos . tem uns que compra o jogo por 400 reais e quer vender por 1200 reais e fala que e preço de mercado .

    ResponderExcluir

Postar um comentário