PAPRIUM, A MAIOR ENGANAÇÃO DA HISTÓRIA RETRO GAMER?

A empresa Walter Melon ganhou o coração dos vovôs gamers quando anunciou o lançamento do jogo Pier Solar para Mega Drive em mídia física. O game foi vendido em 2010, mais de 20 anos depois do lançamento do Mega Drive! Isso era algo inédito para época.
A empresa conseguiu muita notoriedade pela qualidade do jogo que entregou e inaugurou um novo nicho comercial, que hoje em dia está sendo explorado por outras empresas, como a Bitmap Bureou, por exemplo. (clique aqui para ver os últimos lançamentos para Mega Drive)
Depois de uma campanha de sucesso, a Walter Melon lançou Pier Solar para diversas outras plataformas, como Nintendo Wii U, Sony PS4, Xbox One e Ouya.
Em 2012, a empresa fez uma enquete junto aos fãs e foi decidido que o próximo game que fariam para Mega Drive seria um Beat 'em up, no estilo cyber punk, chamado "Project Y", nome este que eventualmente foi substituído por PAPRIUM.
Seguem algumas imagens do que seria o suposto PAPRIUM:
A galera pirou quando viu essas imagens! Eu jogo Mega Drive praticamente todos os dias desde 1995 e nunca vi algo assim. Essas imagens parecem mais um jogo de Neo Geo do que de Mega Drive. Os Sprites são gigantes e são muitos na tela ao mesmo tempo... Isso suscitou algumas indagações sobre a veracidade do jogo, no entanto, conforme os produtores, o cartucho contaria com um chip adicional de nome Datenmeister (DT128M16VA1LT), que auxiliaria o processamento do som e ajudaria na parte gráfica. O jogo contaria com 24 fases e 5 personagens, sendo 2 deles desbloqueáveis. Não me lembro onde ouvi isso, mas disseram também que o jogo contaria com suporte online no Mega Drive... não sei se vi isso no site deles.
Para aumentar ainda mais o hype, os caras fizeram um comercial para o game que ficou muito irado e deixou todo mundo na vontade de comprar uma cópia.
Olha esse teaser... Não existe um gamer nesse mundo que não se impressionaria!
O jogo sairia em setembro de 2017 e as pré-vendas foram feitas diretamente pelo site deles. Foi feita a pré-venda de um controle arcade chamado "Grandstick", que custava, se bem me lembro, 200 dólares.
Quem comprou esse arcade junto com o game perdeu quase 300 dólares. O jogo em cartucho, completo, custava 89 dólares e o arcade 200 dólares.
Depois de vários adiamentos, de um silêncio ensurdecedor e de uma desculpa esfarrapada (segundo a qual, o Paypal teria bloqueado o dinheiro que seria usado para manufaturar o game),  eis que em outubro de 2018, o dono da Waltermellon, Fonzie, anunciou que o jogo seria lançado durante uma festa, em Paris.
Esse foi o convite para "festa".
Filmagem do jogo na "festa de lançamento", nenhum inimigo na tela e, conforme relatos, travando e cheio de bugs. Mais uma decepção para quem aguardava o lançamento do jogo.
Esse material foi mostrado em Paris, na "festa de lançamento" que não lançou o jogo (que paradoxo). 
Enquanto o tal Fonzie enrolava todo mundo com desculpas infundadas, a Walter Melon lançou alguns projetos paralelos (PAPI COMANDO e SACRED LINE). Todos nós ainda acreditávamos na seriedade da empresa nessa época e eu fui um dos enganados. Comprei PAPI COMANDO e até hoje não recebi nada... Pedi o dinheiro de volta e reclamei. Recebi um e-mail dizendo que meu jogo estaria a caminho, no entanto, depois de 2 anos, nunca recebi nada... Tomei um calote, acho que de 50 dólares.

Essa foi a última resposta mentirosa que recebi. Na semana que eu iria comprar o Paprium, a conta da Walter Mellon foi bloqueada. E eu iria comprar a versão de Paprium com o controle... Ufa... Acho que nunca veremos esse jogo pronto. 
Será que isso tudo foi um esquema pensado para nos enganar desde sempre? Sinceramente, eu acho que não. Tenho para mim, que a frustração do projeto veio da expectativa exacerbada do Fonzie a respeito da capacidade que ele tinha de programar um game no padrão Neo Geo para o Mega Drive, que é um hardware bem mais modesto.
As artes já estavam prontas, os sprites, as músicas, as carcaças dos cartuchos, o material de divulgação. Tudo isso custa muito dinheiro, então, para que ele faria isso se não pretendesse lançar o jogo? Certamente, em um dado momento, as coisas desandaram (talvez por causa do Chip especial) e o projeto deu errado. Se o dono da empresa tivesse sido mais honesto, talvez ele saísse menos queimado dessa história... no fim das contas, a Magical Game Factory foi tirada do ar, Fonzie não falou mais nada depois da "festa de lançamento" e acabou saindo da história como ladrão e golpista.
Nos parágrafos acima, consta apenas minha opinião pessoal sobre essa história toda... mas é claro que existe o outro lado da história, meu lado incrédulo achou muito estranho a qualidade absurda do jogo além das transparências presentes nos vídeos de Paprium. 
Nos vídeos que a Walter Melon publicou, observamos algumas transparências que o hardware do Mega Drive, em tese, não é capaz de fazer. E conforme um ex-sócio de Fonzie, ele é expert em edição de vídeos.
Olhem essa imagem ampliada na parte esquerda da foto... Acho que nem o Saturn é capaz de gerar esse efeito de transparência. Isso pode ser um indício de que esse vídeo é uma montagem.
O Mega normalmente usa esse efeito, chamado dithering, uma espécie de hachura, para dar efeito de transparência.
E aí, o que você achou dessa história toda de Paprium? Você acha que o Fonzie está escondido em algum porão trabalhando 24 horas por dia e finalizando o game sozinho, ou ele está curtindo nosso dinheiro em alguma praia, enquanto ri dos otários que acreditaram nele? Você também levou calote da Walter Melon? Você acha que tudo foi um golpe arquitetado, ou de fato, Fonzie gastou toda grana em desenvolvimento, material impresso e protótipos, mas não foi capaz de entregar o que prometeu para nós? Participe nos comentários!
Se inscreva no blog! É só clicar em "INSCREVER-SE", o botão está no topo da página. Clique no botão "seguir" no lado esquerdo da página.

Fontes: http://www.paprium.com/press/?language=pt

Essa história teve uma atualização!!! Clique aqui para ler os últimos acontecimentos dessa novela.

Comentários

  1. Bom. Na minha opnião. Ele não conseguiu mesmo entregar o que prometeu... torrou a grana dos compradores... "investidores" provavelmente na tentativa de desenvolver o Game e tal e se enrolou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma possibilidade... Existe ainda a chance de vermos o game ser lançado no futuro, talvez com algum downgrade. Pelas imagens que mostraram na tal festa de lançamento dá para ver que pelo menos uma parte do jogo está pronta. A propósito, se você quiser postar alguma coisa sobre conserto de games aqui no blog, está convidado!

      Excluir
  2. Anônimo10/11/2019

    Eu comprei o Paprium e acredito que não irei receber minha grana de volta e muito menos o game.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz... Que pena cara... Esse tipo de sacanagem acaba dissuadindo o pessoal de apoiar novos projetos desse tipo.

      Excluir
    2. É foda mano.

      Excluir
    3. Opa, tivemos uma atualização hein... segundo Fonzie, ele vai enviar o jogo essa semana... Será!?

      Excluir
    4. Pois é recebi um email dizendo que vou ser reembolsado,só acredito na hora que a grana cair na minha conta,kkkk.

      Excluir
    5. Se eu fosse você pegaria o jogo.... kkkk Sei lá, são 90 dólares apenas e se o jogo for a metade do que prometeram vai valer a pena.

      Excluir
    6. Acho que já entrou em processo de reembolso,na época eu paguei 69 dólares,hoje o jogo está custando 129 dólares,duvido que eles vão querer me mandar o jogo,kkk.

      Excluir
    7. Sim, para eles é mais negócio devolver seu dinheiro e vender pelo dobro do preço depois de usarem sua grana para desenvolver o game! Poxa ficar sem o jogo na hora que eles resolveram enviar é uma bosta né? A minha cópia de Papi comando está em processo de embalo, segundo eles. Acho que vou arriscar e comprar Paprium. Eu sei que o jogo não vai ser o que prometeram mas não consigo me segurar...:)

      Excluir
    8. Sim, para eles é mais negócio devolver seu dinheiro e vender pelo dobro do preço depois de usarem sua grana para desenvolver o game! Poxa ficar sem o jogo na hora que eles resolveram enviar é uma bosta né? A minha cópia de Papi comando está em processo de embalo, segundo eles. Acho que vou arriscar e comprar Paprium. Eu sei que o jogo não vai ser o que prometeram mas não consigo me segurar...:)

      Excluir
    9. Sim, para eles é mais negócio devolver seu dinheiro e vender pelo dobro do preço depois de usarem sua grana para desenvolver o game! Poxa ficar sem o jogo na hora que eles resolveram enviar é uma bosta né? A minha cópia de Papi comando está em processo de embalo, segundo eles. Acho que vou arriscar e comprar Paprium. Eu sei que o jogo não vai ser o que prometeram mas não consigo me segurar...:)

      Excluir
  3. Julio Souza10/18/2019

    Eu tbm comprei o jogo acreditando no projeto deles. Só pra constatar, antes comprei o Pier Solar do Mega Drive e depois do Dreamcast e fiquei absolutamente satisfeito com o resultado. Apesar de tudo acredito que um dia saia do papel, mas não sei se conseguirão atingir o resultado desejado. Se realmente desenvolveram um chip próprio pra funcionar quem sabe. Mas claro que fica muito difícil acreditar neles depois dessa. O último evento na França sobre o protótipo do cartucho do jogo foi pífio e decepcionante e não foi nem de perto daquele Paprium mostrado nos trailers do comercial da empresa. Pior que nem pedi o reembolso. O jeito é deixar as coisas acontecerem (ou não infelizmente). Só o tempo dirá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não consegui o reembolso.

      Excluir
    2. Pois é Julio, eu comprei o Pier Solar para Mega e Dreamcast, além da trilha sonora (para rodar no Sega CD) e fiquei muito satisfeito. Os caras fizeram um nome na comunidade retro gamer pelo bom trabalho e em seguida jogaram tudo no lixo... Acho que a falta de comunicação foi a pior parte. Era só ter deixado todo mundo informado, tipo, " o chip não deu certo, tenho que refazer a parte x e Y"; ou, o "o dinheiro acabou e não consegui terminar o game, agora tenho que fazer tudo sozinho, vai demorar mais 3 anos"... Sei lá qualquer explicação honesta seria bom. Do jeito que as coisas acabaram ficou muito feio para eles.

      Excluir
    3. E não é que o jogo saiu mesmo?? Kkkk

      Excluir
    4. Contra todas as expectativas, não só saiu, como ficou excelente.. mas ainda assim, poderiam ter sido mais claros a respeito dos percalços. Falta de comunicação gera especulação....kkkk

      Excluir
    5. Mas o reembolso que é bom nada.

      Excluir
    6. Putz... nada de te devolver a grana? Sacanagem... agora já compensa mais receber o cartucho...

      Excluir

Postar um comentário