RESSUSCITANDO UM CARTUCHO DE NEO GEO AES - TRANSFORMANDO ART OF FIGHTING EM VIEWPOINT

Já faz algum tempo que estou tentando comprar uma View Point para minha coleção de Neo Geo. Apesar de ser um game bem antigo e simples, tudo para Neo Geo hoje em dia custa muito caro e esse game não foge da regra. Nesse caso específico, o game é caro tanto no formato AES como MVS.
Eis que consegui adicionar o jogo na minha coleção gastando menos de 20 dólares... Quer saber o que eu fiz? É só acompanhar este post!
Essa é a minha cópia do jogo.
Esse é o preço absurdo que esse game original (em estado mais ou menos) custa no EBAY.
Essa é a única cópia que está a venda hoje no Brasil.
Foto de uma placa Art of Fighting 1 estragada que comprei por R$20 reais.
Parte traseira. Notem que as soldas estão todas rachadas, tem muita ferrugem e sujeira e ao que tudo indica, alguém tentou ressoldar tudo e fez um serviço muito ruim.
Placa CHA 42G-1, conjunto da placa sobre citada. A princípio tudo certo, somente alguma sujeira e ferrugem...
A parte de trás... Um pesadelo. Várias trilhas rompidas, muita ferrugem e pads das mask roms faltando, principalmente no slot C4.
Close no pad C4... muito judiado... depois que eu tirei todas as mask roms vi que a situação estava muito pior. As trilhas da C4 estavam todas quebradas.
O jogo deu vídeo! Isso é um excelente sinal! O gráfico estava embaralhado com esses fragmentos e o som chiava muito, mas o jogo pegou.
A foto não ficou muito boa, mas eu tirei todos os componentes da Placa, exceto esses 3 chips, que não estavam enferrujados e os capacitores (esses eu apenas reaqueci as soldas). Limpei tudo com detergente e limpa alumínio.
Depois de tudo limpo eu procurei as trilhas rompidas. Resolvi gravar as memórias da View Point no lugar do AOF! Primeiro porque eu já tenho AOF e segundo porque C4 estava tão destruída que eu teria que fazer uma dezena de pontes de fio (coisa que me desagradaria sobremaneira). View point não usa o PAD C4, então era um candidato perfeito para essa reprogramação. Achei uns 8 pontos rompidos na placa, alguns deles consegui contornar com o ferro e estanho, mas 3 deles tive que fazer pontes.... Não é o ideal, mas ficaram bem discretas como dá para ver na foto acima.
Essa é a referência dos jumpers para quem quiser transformar uma AOF1 em uma View point. A placa me custou 20 reais; a case eu ganhei em uma troca; as eprons eu já tinha; e o insert meu amigo Leandro Marcondes, colecionador de São Paulo,  imprimiu para mim por um precinho mais do que camarada.
Art of Fighting é um game muito comum e barato e View point é um dos games que faltam para quase todos os colecionadores... então que seja restabelecido o equilíbrio!
Queria dar uma dica: antes de testar ponto por ponto com o multímetro na escala de continuidade, coloque as placas conta a luz que fica bem mais fácil de ver as trilhas que estão rompidas.
Salvei um cartucho de Neo Geo de ir parar no lixo e fiquei muito feliz com meu game novo. Estou socializando minha experiência para ajudar outros colecionadores que precisem.
Gostaria de agradecer meu amigo Estevam, colecionador do Rio de janeiro, que me indicou a ROM testada que eu usei e gostaria também de agradecer meu amigo Neto, colecionador de Fortaleza, que me vendeu as placas por um precinho mais do que amigável!
Aqui você encontrará o label que usei : clique aqui
Aqui você encontrará o insert em excelente qualidade: clique aqui
Se inscreva no blog! É de graça!


Comentários

  1. Parabéns Roberto você ensina de forma clara muito bom..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Edson! Espero que tenha te ajudado!

      Excluir
    2. ae ate que fim saiu a tão esperada viewpoint parabéns ficou show o trabalho .

      Excluir
    3. Valeu pela ajuda Estevam!

      Excluir
  2. Roberto sabe dizer qual jogo consigo fazer com uma Fatal Fury 2 e World Heroes 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatal Fury 2 eu montei uma Andro Dunos. Tem tutorial aqui no Blog. World Heroes 2 eu não consegui montar nada ainda.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela informação amigo.

      Excluir

Postar um comentário