REFORMA DO ARCADE VIRTUA STICK PARA SEGA SATURN - HSS-0136 - SEGATA SANSHIRO!

Recentemente tive o prazer de adquirir um Virtua Stick para Sega Saturn. Reformei o controle e vou explicar nesse tópico como fiz. No Brasil não é muito comum encontrar esses controles a venda, geralmente eles são mais vistos para venda no Ebay. O Virtua Stick tem um design baseado no arcade Astro City da Sega e é o melhor controle oficial para Sega Saturn. 
Os outros controles, da linha mais barata, não têm os micro switches e realmente não valem a pena, na minha opinião.
O controle que comprei não estava em bom estado e ainda por cima, alguém teve a idéia de adaptar uma placa de Snes em paralelo ao Virtua Stick. Eu não gosto desse tipo de coisa e resolvi voltar ao padrão original.
Nessa imagem dá para ter uma visão geral de como estava e de como ficou.
Retirei a placa de Snes e adicionei os parafusos que faltavam. A cola acrílica que segurava os fios nesse plástico preto tirei com uma lavagem. 
Para tirar esses fios e a placa dos botões é necessário um ferro de solda, mas não precisa ter muita habilidade com ele, pois são soldas bem fáceis de fazer.
Depois de mais de 20 anos de uso tudo estava muito sujo e os micro switches estavam empenados. Esse empeno causava uma folga na alavanca. Inicialmente pensei que teria que trocar o componente, no entanto, foi só desentortar com  uma chave de fenda e ele voltou a ficar perfeito! Lembre de colocar um pouco de silicone em gel, para lubrificar, quando for montar novamente.
A placa de metal, que estava bem enferrujada, limpei com palha de aço e ficou parecendo um aço escovado. Pensei que teria que mandar cromar, mas não foi preciso. Os parafusos eram diferentes uns dos outros, então comprei novos parafusos de aço inox.
Reparem no jeito que estava o controle, com a parte de plástico bem amarelada. Isso acontece por causa de um retardante de chamas que usam em plásticos. Ao longo dos anos essa substância reage com o oxigênio e o plástico fica com esse aspecto de velho. Não adianta tentar limpar.
Para tirar o amarelo do plástico eu uso Glicerina (1 porção), Vanish (1 porção) e água oxigenada 30 volumes (2 porções), passe a mistura com uma escova de dentes e deixe no sol por algumas horas.
Se o amarelo não sair de primeira, repita o processo quantas vezes for preciso.
Para substituir o adesivo original eu poderia ter usado os arquivos das artes originais, que seguem anexo, contudo, eu quis personalizar meu controle. Usei este adesivo de envelopamento para cobrir a parte de metal (depois de tirar o papelão original); imprimi o adesivo em vinil, com minha impressora a laser (HP 1025); e por último, em cima de tudo, coloquei um vinil transparente para proteger a impressão.
Esses parafusos velhos e enferrujados foram trocados por esses da foto abaixo.
Parafusos novos de aço nesta foto. Se você for personalizar seu controle do jeito que fiz, você pode usar o adesivo da cor que quiser por baixo. Esse que usei muda de cor conforme o ângulo de incidência de luz... Bem legal né?
Em baixo da logo da Sega coloquei um pedacinho de vinil branco... Na foto dá para ver um pequeno defeito, mas ao vivo o relevo ficou pouco aparente.
Esse foi o resultado final! Como disse, ao vivo ficou bem mais bonito. Troquei o ball top verde por um amarelo e talvez eu troque o botão rosa por um amarelo no futuro. Amarelo ficará mais harmônico, mas assim já ficou bem legal. O controle ficou como novo e gostei demais do resultado.
Detalhe do Segata Sanshiro! Mascote do Saturn no Japão.
Abaixo seguem os aquivos de imagem e ao final, um arquivo vetorizado do adesivo original:
Scan original
 Imagem tratada sem as letras dos botões
 Imagem base, você pode mudar as cores
Desenho final do meu mod. Clique aqui para baixar o arquivo vetorizado em qualidade perfeita.

Fontes
https://www.wkd4496.net/tuto-sega-virtua-stick-hss-0136-mod-sanwa-seimitsu/
https://www.gamopat-forum.com/t75194-modding-virtua-stick-saturn-hss-0136-sanwa-seimitsu-supergun


Comentários

  1. Caramba, eu não sabia que tinha um joystick do Seagata Sanshiro para Saturn. Na verdade eu até conheço esse joystick, mas nunca tinha visto a cara dele aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui eu que fiz essa arte, não existia mesmo 🤭

      Excluir

Postar um comentário