MONTANDO SEUS PRÓPRIOS CARTUCHOS DE CAPCOM CPS2 - PARTE 03

Para ler a primeira parte, clique aqui, para ler a segunda parte, clique aqui.
Agora vamos falar sobre a ressurreição das placas suicidas, vou explicar o modo de ressurreição que achei mais conveniente e barato, do jeito mais simples que eu conseguir.
Você precisará de um gravador de eprons, esse é o principal, e não adianta tentar economizar comprando esses TL866, pois não vai servir. Vai ter que comprar um gravador intermediário, pelo menos, ou achar alguém para gravar eprons para você.
Então, mão na massa! Vamos supor que você adquiriu uma placa CPS2 e que ao tentar ligá-la se deparou com uma cor sólida na tela, o jogo não inicia de jeito nenhum, o que você vai fazer? (não importa a cor da tela, pode ser vermelha, azul, verde... não é como no Neo Geo, as cores aqui não têm significado algum)
Resposta:
1) A primeira coisa é verificar se as placas "A" e "B" estão bem encaixadas e se a ligação entre as duas não apresenta nenhum pino quebrado ou torto. Se for o caso, tire a capa de plástico delas e encaixe sem a proteção, como na foto abaixo;
2) A segunda coisa é verificar se a bateria na placa "B" não está estourada, se a bateria estiver visivelmente intacta, verifique a voltagem dela usando um multímetro (se estiver com a carga zerada, provavelmente temos um suicídio aí...);
3) Em terceiro lugar, procure por maskrons desencaixadas (principalmente nos slots 01 e 02), capacitores estourados, trilhas rompidas, etc;
4) Pegue uma eproms 27C4096 e grave o "CPS-2 Suicide Tester", você pode baixar o arquivo neste link. Substitua a memória que está no slot 03 da placa por esta que você gravou. No arquivo que você vai baixar, clicando no link acima, há uma explicação de como proceder os testes em detalhes, basta ler o "readme". No arquivo readme está explicado como solucionar alguns problemas comuns que podem ocorrer durante o processo.
Se depois de instalar a eprom que gravou você se deparar com esta tela, parabéns, sua placa provavelmente está boa, basta seguir em frente.
5) Retire as eprons que estão entre o slot 03 e 10 e apague todas elas com um apagador UV;
6) Baixe as roms desencriptadas correspondentes ao seu jogo morto (clicando aqui) e grave os arquivos obedecendo a mesma numeração. Pode usar as mesmas eprons que você sacou da placa e acabou de apagar. Se você preferir, pode baixar as ROMS Phoenix ao invés dessas que estão no site (basta procurar no Google).
Se o seu problema era unicamente o suicídio da bateria e você seguiu tudo que expliquei nesse pequeno tutorial, com um pouquinho de sorte, sua placa vai voltar a vida.
A grande vantagem desse processo é que agora você não corre o risco da bateria vazar e derreter a sua placa, pois isso vai eliminar para sempre essa maldita "bomba relógio".
Vou apontar agora algumas das dificuldades que eu encontrei, se você achou alguma diferente  das que vou citar, contribua na seção de comentários:
1) Essas eprons que teremos que gravar são velhas e podem estar estragadas. As vezes eu gravo a eprom e mesmo dizendo que está tudo certo, ela não foi gravada corretamente ou não consegue acessar os dados. A solução é tentativa e erro mesmo, pois gravar uma eprom não é como queimar um CD, é chato, demorado e costuma dar errado na metade das tentativas;
2) Nem sempre você vai encontrar no site a ROM decriptada da mesma região que sua placa original. A solução é gravar as ROMS de outra região (vai funcionar, mas o idioma do jogo pode mudar);
3) Você pode fazer tudo isso que descrevi e ainda assim não salvar sua placa. Se o problema não for nenhum desses que descrevi acima, fica bem difícil acertar a placa. Não há como saber direito o que cada um dos chips custom fazem, a placa é uma "caixa preta". Tenho algumas aqui que deram tela de cor sólida e mesmo depois de tudo que eu fiz não voltaram a vida... até agora eu salvei 14 de um total de 19 placas. As 05 que faltam acertar têm todas os sintomas de bateria suicida, mas simplesmente não funcionaram (ainda).

Esse processo que descrevi neste post é para ressuscitar as placas originais. Note que só mexemos com as eprons de janela, as maskrons permanecem nos locais, nós não soldamos nada, não mexemos com "PAL", nem com jumpers.
No próximo post nós vamos pegar essas placas mortas e vamos transformar no jogo que nós quisermos... nesse processo de conversão vamos adicionar mais alguns pontinhos de dificuldade.

Fontes: 
https://forum.arcadeotaku.com/viewtopic.php?t=38573

Comentários

  1. Adorei o seu blog...não se ouve falar nesses assuntos...sou novo nesse ramo de colecionar vou te pedir uma opinião: comprei uma cps2 Marvel Super Heroes (linda com o adesivo impecável e nunca aberta) eu muito bobo e ignorante resolvi guardar a placa (que ficou dentro de um armário enrolada em um plástico bolha por uns 2 anos kkkk...resolvi pedir para um amigo que tem fliperama testar...o resultado: apareceu uma tela toda quadriculada hora verde hora azul...percebi vários números rodando no fundo (quase invisíveis)...cheguei em casa e pesquisei na net e aprendi sobre a bateria...abri a placa (gastei uma nota com as chaves pois só vendia o jogo completo) e medi a carga da bateria com um multímetro (sorte dela não ter explodido) e deu carga de 3v...o que poderia ser então? OBRIGADO...POR FAVOR CONTINUE POSTANDO SOBRE CPS2 QUERO APRENDER MAIS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Diogo! Seja bem vindo meu caro! Pode ser muitas coisas... teste o capacitor que fica próximo a bateria, acho que é o "EX5", se não me falha a memória... se ele estiver morto, pode ser ele a causa do seu problema. Pode ser que alguma das suas eprons ou maskrons tenha se corrompido (apagado). Nesse caso, eu sacaria todas e testaria no gravador de eprons, não é difícil, basta comparar com os arquivos do MAME. Se você deu muito azar, pode ser que algum chip custom tenha estragado... aí ferrou, só trocando o chip....kkk Existem muitas possibilidades, mas essas checagens são um bom começo.

      Excluir
    2. Grava uma eprom de teste... pelo que você me descreveu, deve ser suficiente para identificar seu problema. No post tem o link...

      Excluir
  2. Desconsidere esse comentário pois já tinha escrito anteriormente pedindo ajuda (você vai achar que eu sou louco) mas eu realmente esqueci trabalho em um posto de saúde do SUS e estou sobrecarregado por isso esqueci me desculpe obrigado por arrumar um tempo para me ajudar...hoje em dia as pessoas não fazem mais isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou só mais um curioso e amante desses velharias! Acho importante disseminar o conhecimento que obtive batendo cabeça, assim eu contribuo na preservação do nosso amado hobby. ;)

      Excluir
  3. Aff Não estou com sorte...abri a placa A e ao invés de jogar um pouquinho de SUPER LUB nos parafusos antes de desparafusar abri de leve e escutei um estalido e adivinha? quebrou a rosca por dentro, uma me parece que já estava quebrada (Mercado livre você sabe como é que é né?) deveria estar muito ressecado para isso acontecer...(me deu vontade de chorar em posição fetal por uns 5 dias)...quero comprar outra placa A para usar a carcaça dela (apenas a carcaça pois a placa deve estar boa)...será que eu encontro uma CARCAÇA de placa A em boas condições? (pago até uns 150 reais) pois não compensa comprar uma placa completa apenas para troca concorda? se souber de alguma por favor me avise que ficarei eternamente grato....quero tocar não por chatice mas essas placas precisam ser preservadas..obrigado pela atenção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Placas "A" existem em abundância por aí... 150 reais só pela carcaça eu acho bem caro, isso para mim é preço de placa A e B completas. Não se deixe enganar pelos preços abusivos do ML e grupos de colecionadores... CPS2 tem a rodo por aí. É coisa que dá para garimpar ainda.

      Excluir
    2. Você tem razão valeu pela dica, vou ficar esperto com o ML (COMO VOCÊ DISSE TEM UNS CARAS QUE PARECEM QUE SAIRAM DO ESGOTO KKKKK) se souber de alguma carcaça em boas condições me da um toque, um abraco...vou te mantendo informado sobre a placa...aguardo mais postagem maravilhosas como esta!!

      Excluir
  4. existe alguma eprom semelhante ou algo do tipo para testar cartuchos mvs com problemas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a UNIBIOS faz uns testes básicos. Tem uma eprom de teste também, mas acho que é para testar o console e não os cartuchos....

      Excluir

Postar um comentário