MONTANDO SEUS PRÓPRIOS CARTUCHOS DE CAPCOM CPS2 - PARTE 04


Para ler a primeira parte, clique aqui, para ler a segunda parte, clique aqui e para ver a terceira parte, clique aqui.
Os operadores de fliperamas não eram colecionadores, eles não estavam nem aí para labels, estado de conservação, arranhões... os arcades para eles eram um meio de ganhar moedas e pronto, eles não nutriam nenhum apreço pelos jogos, prova disso é o estado deplorável em que se encontra a maioria das placas que achamos por aí.
Como consequência da sanha dos operadores pelas moedas, aliado à falta de interesse pela preservação da história dos games, temos poucos Vampire Hunter e uma enxurrada de Street Fighter Zero 2 (que era o que dava lucro para eles).
As vezes os operadores jogavam fora os cartuchos que não vendiam fichas e isso eu ouvi da boca de antigos operadores de arcades aqui do meu estado, o mais comum, no entanto, era condenar o jogo ao degredo em algum galpão empoeirado.
A CAPCOM sabia que o interesse das pessoas comuns por arcades se resumia basicamente ao que era novidade e ela tinha o know-how do negócio para saber que os operadores queriam apenas o lucro e não se apegavam aos jogos antigos. Com essas premissas em mente, a CAPCOM projetou todas as CPS2 basicamente iguais. Isso mesmo, as placas têm algumas revisões diferentes, mas em suma, são a mesma coisa.
O objetivo de terem a mesma base era facilitar o serviço de conversão e "reciclagem" das placas antigas feito pela própria pela própria empresa. Não havia a possibilidade do cliente fazer o serviço de conversão devido á encriptação. Não está acreditando? Olha aqui em baixo:
Essa é uma das minhas placas, adeus Children of the Atom.
 Essa recebi em um grupo de watzap, mas não lembro quem tirou para dar os créditos. A mesma placa já foi Street Fighter 2X, Night Warriors e por último Street Fighter Zero 2...
Essa também recebi em um grupo de watzap e também não me lembro quem tirou para dar os créditos. Essa placa começou a vida com Street Fighter 2x e virou Marvel vs Street. Um colecionador amigo meu comentou que é comum achar maskrons dos jogos substituídos abandonadas nas placas.
Colecionador é um bicho chato e a maioria de nós coloca dificuldades imbecis na progressão das nossas próprias coleções, muitas vezes sem nem saber o porquê de tais restrições. O cara fala: "aimm, não gosto de conversão.... mimimi... ", vai lá e paga 1000 reais em uma Night Warriors "original", só que na verdade, era Street Fighter Turbo e foi convertida pela Capcom... kkkkk
A única diferença entre uma placa convertida pela Capcom nos anos 90 e uma convertida nos fundos da minha casa é que ao invés de encontrar maskrons nos slots 13 ao 20, você vai encontrar eprons de janela, que na verdade, fazem exatamente a mesma função e têm a mesma durabilidade.
Para encerrar esse assunto, parem de dar trela para espertalhões, tem um monte de gente querendo ganhar dinheiro fácil de você sem trabalhar... se recuse a pagar os preços que pedem, nenhuma CPS2 vale mais que 300 reais (em 11/05/2020), nenhuma! Isso na minha opinião... o cara garimpa o jogo por 50 reais e quer te vender por 1000 (vai que cola né?)... se discordar dos meus argumentos, rebata nos comentários... 
Chega de conjecturas, vamos botar a mão na massa!

A função de cada memória nas placas
Stots 01 e 02, programa do som; 11 e 12, as músicas do jogo; 03 ao 10 programa principal; slots 13 ao 20 gráficos; PAL3 pensem nele como um organizador de dados.
Se você souber o que cada um dos conjuntos faz, fica fácil sabe aonde procurar caso sua placa dê algum problema... Se o problema é um glitch no gráfico, dê uma olhada nas roms de 13 até 20 e assim por diante (é um começo).

A conversão
No post da parte 03, quando nós tentamos ressuscitar as placas suicidas, eu indiquei um site onde você poderia encontrar as roms sem encriptação e para converter as placas, precisaremos desse site novamente. Esse é o link da desencriptação apenas, aqui não passo link de roms.
Para conseguir as roms é só digitar Winkawaks no Google, pois no site deles tem todas as roms e elas são confiáveis. Você vai baixar as roms desse site, ou tirar do MAME, se quiser, e vai substituir a parte encriptada pelos arquivos desencriptados.
Cada parte do arquivo vem com um número relativo ao slot que você deve assentar as memórias de janela. As memórias 27c010 e 27c4096 (slots 01 ao 10), que você vai sacar das placas, podem ser reutilizadas na sua conversão.
Para saber qual eprom usar no espaço restante (slots 11 ao 20), é só observar o tamanho dos arquivos que você vai gravar: se o arquivo tiver 512k, use uma 27c400; se tiver 1MB, use a 27c800; se tiver 2MB, use a 27c160; e se a memória for de 4MB, use a 27c322. Essas são as que mais uso, mas é possível usar peças equivalentes, é só pesquisar caso a caso.
É possível juntar e separar arquivos, mas isso implica em um entendimento a mais sobre jumpers, Pal, hex editor... vamos seguir o caminho mais fácil de trilhar. Se quiser estudar isso, nesse site tem a lógica dos jumpers, basta clicar aqui.

Sobre os jumpers
Quando for mudar o jogo de uma placa, caso essa placa tenha memórias de tamanho diverso do jogo original, você terá que refazer os jumpers, para que coincidam com a do seu game novo.
Como eu disse acima, é possível brincar juntando e separando arquivos, mas isso implica na mudança de jumpers e do PAL3... mas se quiser fazer uma conversão direta, sem ter que compreender o que cada um deles faz, basta seguir essa lista que vou passar abaixo e ser feliz.
S, significa Soldado e O- significa aberto (open). Não fui eu que fiz essa tabela, os créditos estão no rodapé. Fato é que usei ela e fui bem sucedido em todas as conversões que fiz. Se você gravar as memórias conforme estão no MAME, sem editar nada, essa tabela vai te atender.
As partes circuladas de amarelo mostram onde ficam localizados os jumpers. Estão abertos (O = Open) aqueles que não apresentam continuidade, e estão soldados (S = Soldados), os que apresentam continuidade. Meça com multímetro, pois as vezes você não vai ver as soldas, mas os pontos estão ligados.
Eu costumo tirar todas as soldas, em seguida eu uso um estilete para separar todos os pontos, depois  vejo com multímetro se estão todos abertos, e por último, eu vou soldando os pontos conforme a tabela... assim fica um serviço mais limpo e bonito. Cabe salientar que a CAPCOM fazia essas conversões as pressas e deixava muito a desejar... nem o fluxo de solda os caras tiravam, fora as bolotas de solda horríveis que deixavam para trás.
IMPORTANTE (Atualizado em 17dez2020)
O primeiro conjunto de jumpers (j1, j2, j3, j4, j5, j6) define se as eprons são JEDEC ou não JEDEC. A CAPCOM usava os dois tipos nas placas CPS2! Se as eprons que estão no slot 01 e slot 02 forem 27c010 (JEDEC) os jumpers ficam (SOOS SO); se no Slots 01 e 02 for usar eprons 27c1000 (NÃO JEDEC) a sequência de jumpers fica (OSSO OS).
Sobre o PAL
Lembra que eu falei que o PAL é um "organizador", então, ele é aquela CI retangular circulada em vermelho em uma das fotos acima  na direita e abaixo, que está a esquerda da bateria. No fim do código do "PAL 3" tem uma letra, que pode ser B, D, E, F, ou G.
Se o jogo que você vai gravar usa a mesma letra para o PAL 3 do jogo original da placa, está tranquilo, não precisa mexer com ele. Se o jogo que você vai gravar na placa usar um PAL3 diferente, você vai ter que editar os arquivos (não vale a pena); você pode arrumar um PAL em outra placa; ou você pode gravar um PAL novo (isso que eu faço).
Para gravar o PAL3 você pode usar um gravador de eprons normal, não precisa de adaptadores, desde que seu gravador seja compatível (olhe a lista no site do fabricante). O código do CI é Palce16v8h-15pc/4 (pdip-20) e custa uns 15 reais cada. Clique aqui para baixar o arquivo que você vai precisar para gravar. Use o arquivo com a letra correspondente ao seu jogo conforme tabela acima, é só gravar e colocar no slot.

Em suma: tire as eprons e maskrons; substitua os arquivos do winkawaks pelos desencriptados; grave as eprons corretas para cada arquivo, conforme o tamanho; coloque as eprons na placa; acerte os jumpers conforme a tabela que passei; se preciso for, grave o PAL3 na CI que indiquei e... PRONTO!
Aquele Street Fighter Zero 2 que você comprou por 100 reais agora virou Dungeons and Dragons, Hyper Street Fighter 2, Alien Vs Predator, Progear ou o jogo que você quiser para CPS2. Aqui tem um link para os labels.

Depois vou fazer um post com a minha coleção de placas! Comente, sugira, contribua, poste coisas aqui para dividir o que sabe, aponte meus erros e se inscreva no blog! Desse jeito você fica informado e me prestigia. Clique em "INSCREVER-SE" (no topo da página) para receber por e-mail todas as novas postagens. Clique em "SEGUIR" (ao lado direito da página) para seguir o blog.

Fontes:
https://wiki.arcadeotaku.com/images/2/2d/CPS2_B_board.jpg (visto em 11/05/2020)
https://www.mvs- scans.com/images/9/99/Cps2_marvel_vs_capcom_clash_of_super_heroes_set1_mb_top.jpg
https://www.arcade-projects.com/forums/index.php?thread/10778-the-definitive-guide-to-cps2-conversions/

Comentários

  1. Só tenho que te agradecer amigo...que bacana...não sabia de nada sobre isso e achei muito interessante essa história de que a CAPCOM convertia essas placas (INACREDITÁVEL) e mais uma coisa: concordo plenamente sobre o que você disse sobre essa frescura de alguns colecionadores...
    PS: fiz uma replica do gabinete do Mortal Kombat 1 (medidas exatas, todas as artes em alta resolução, monitor, tubo, cabo jamma, j-pac e Groovymame) gostaria de te enviar umas fotos como faço?
    Um achado pra mim esse blog, vou indicar para uns amigos meus que amam fliperamas aqui em minha cidade...tem uma amigo meu aqui que tem duas CPS2 e nem sabia o que era essa bateria suicida...mas agora que mandei o link ele vai ficar expert...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu e-mail é roberto3332@yahoo.com.br, se quiser mandar um tutorial de como fez tudo, as imagens que usou, etc... a gente publica aqui e divide o que você aprendeu com o pessoal. (publico seus créditos, claro)

      Excluir
  2. To pensando nessa o que me fala? kkkkkkk
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1478003816-cps-2-capcom-_JM#reco_item_pos=4&reco_backend=machinalis-homes-pdp&reco_backend_type=function&reco_client=home_bookmarks-recommendations&reco_id=d1538704-6bf2-4a3d-aa2a-1e7f4bce74e9&c_id=/home/bookmarks-recommendations/element&c_element_order=5&c_uid=9654c15a-b1b9-40b2-8d8c-f1ff17bf8fab

    ResponderExcluir
  3. Tá doido... Sai fora de mercadolivre... se faz questão do jogo, compra uma placa qualquer baratinha e converta uma para você. 1700 reais dá para comprar um NEO GEO AES, coisa que não tem como garimpar.

    ResponderExcluir
  4. Lembro que na época em que foram lançadas existiam umas matérias nas revistas de videogame que diziam que pelo sistema anti cópia contido nessas placas ao serem abertas paravam de funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... demorou até 2006, se não me engano, até descobrirem o código de desencriptação. Agora tem como salvar os jogos de irem para o lixo.
      Bem vindo de volta PH! Clica no botão de seguir ali na esquerda para receber as novidades.

      Excluir
  5. e tem pessoas pagando uma fortuna por uma placa destas convetidas pela capcom rsrsr .eu vou e seguir a dica e converter quando achar uma baratinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o segredo! Conhecimento é poder!!!!! Bem vindo, se inscreve aê.

      Excluir
  6. boa! super top seu conteúdo. tenho umas CPS2 uma delas é a Street Fighter Zero 3 com bateria. estou p/ retirar a bateria e a dúvida é trocar bateria ou eliminar ela? mantendo a originalidade na mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma bomba relógio prestes a explodir e destruir sua placa... O único objetivo era impedir a pirataria, não tem haver com originalidade. Tira esse negócio, depois que explodir já era. Acontece de trocar a bateria e um ano depois explodir...falo por experiência.

      Excluir
  7. Cara, que sensacional :)

    Eu vou tentar fazer minha conversãozinha de CPS2. Graças a pessoas como você, conhecimento é compartilhado. E conhecimento é poder.

    Eu li um tutorial gringo, mas o seu me atraiu mais, pois usou uma linguagem mais simples e efetiva ao leitor! Quando eu terminar minha conversão, mandarei os resultados.

    Uso 2 gravadores TL866 II Plus (aquele que você não curte muito, acabo usando pra umas coisas mais simples) e o RT809H.


    Atualmente to batendo cabeça com um problema físico em uma Marvel vs Street...alguns sons saem bugados, a placa é original, sem nada convertido....
    Tirei a memória 12 e os bugs sumiram, mas ai não reproduz os sons que seriam dessa memória.

    Acho que como nesse jogo as duas memórias de som são de 32Mbit não tem como mescla-las.

    Ah, também testei se o arquivo das memórias 1/2/11/12 batem com o do Kawaks e está tudo okay....deve ser alguma trilha zoada mesmo, ou conexão da placa, sei lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te serviu meu irmão! Nós estamos no mundo para ajudar uns aos outros mesmo, quem não pensa assim só se dá mal (Karma) ;)... Se inscreve no Blog se gostou. Quanto a sua placa, se testou as memórias e elas estão OK, pode ser alguma trilha mesmo, ou algum desses LS(alguma coisa)... Tem um post aqui do blog (não lembro qual exatamente) que tem o esquemático das CPS2 de um jeito que nós leigos conseguimos compreender. Testa os caminhos mostrados lá com o multímetro. Começa pelos que estão ligados às maskrons onde vc identificou o problema. Eu olharia com atenção os jumpers também... as vezes parece que não estão soldados, mas estão, vice versa. De qualquer forma, você começou bem a investigação e já identificou metade do problema.

      Excluir
    2. Ahaha! Fico grato! Eu vou começar por essas trilhas! Tão me cheirando a coisa que eu deixei passar (podem ser os jumpers mesmo....preciso ver a continuidade!)

      Comprei algumas CPS2 e em breve volto aqui pra comentar o que consegui fazer hehehe!

      Excluir
    3. Cara, pergunta extremamente boba. Como gravar a PAL CE? Tentei achar algo do tipo na internet e não achei.

      Já pra concatenar os arquivos foi simples!

      Excluir
    4. É só ver se seu gravador é compatível... coloca no gravador e manda brasa! Não precisa de apagar nem nada...

      Excluir
    5. CONSEGUI! FIZ MINHA PRIMEIRA CONVERSÃO! Cara, tô muito feliz!!!

      Excluir
    6. Que show!!!!! Qual jogo vc montou? Feliz por você!

      Excluir
    7. Montei um D&D Shadow Over Mystara.

      Basicamente usei a placa que falei do Bug sonoro. Gravei uma eprom só pro som, e no D&D ficou corrigido!

      Conversão limpíssima, sem solda! Agora quero fazer outras kkkkk

      Excluir
    8. Começou bem! Jogão!!! Fico muito feliz por você!

      Excluir
  8. Tamo junto mestre! 👍 Só conteúdo de primeira.

    ResponderExcluir
  9. Rapaz, e como faz pra montar uma hyper Street? Ela tem memórias que são o dobro da 27C322....

    ResponderExcluir
  10. É só repartir os arquivos até caberem... dá uma lida em todos os posts sobre CPS2 aqui do blog que você vai entender tudo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário