PRÓXIMO CAPÍTULO NA MINHA AVENTURA PELO MUNDO DOS ARCADES - NAMCO SYSTEM 11 E 12

Conforme MINHA classificação (totalmente arbitrária), acho que SNK, CAPCOM, SEGA e NAMCO (nessa ordem) foram as melhores empresas no ramo dos Arcades nos anos 80 e 90, na época áurea dos fliperamas.
Como já falei diversas vezes aqui no blog, o Brasil foi um terreno muito fértil para os operadores de fliperama, não só porquê os fliperamas eram máquinas incríveis e muito a frente do seu tempo, mas porquê não tínhamos dinheiro para comprar vídeo games. Para vocês terem uma ideia, a brasileiro tinha tão pouco acesso a bens de consumo que anos 90 minha mãe fez um consórcio de uma máquina de lavar e isso era uma coisa muito comum. Nesse contexto, alugar um máquina de última geração por uma moedinha era uma boa opção de entretenimento barato, por isso em tudo que é lugar encontrávamos arcades.
Tivemos aqui representações bem sucedidas da SNK e da CAPCOM. Algumas placas dessas marcas são muito comuns por aqui hodiernamente, ouso até dizer que já foi mais fácil achar uma CPS2 barata aqui no Brasil do que no Japão ou nos Estados Unidos. Nunca tivemos uma representação da SEGA ou da NAMCO no país, até onde eu sei, pelo menos. 
Uma consequência da representação oficial é que temos muitas CPS2 e MVS a venda, uma vez que essas plataformas foram as mais bem sucedidas da CAPCOM e da SNK. Em contraposição, as placas da SEGA e da NAMCO são bem mais raras e caras, com exceção da NAOMI, no caso de SEGA (que é cara mas também é relativamente comum) e das System 11 e System 12, no caso da NAMCO (essas são baratas e comuns).
Não estou com dinheiro para comprar nada que custe caro. O hobby de colecionar vídeo games e placas de fliperama está cada vez mais chato e caro. O dólar está muito alto, não tem como importar nada, tudo está absurdo e tem muita gente competindo por poucos itens originais. Estou meio estafado de me deparar com valores absurdos e cada dia mais desanimado.
Depois que eu completei minha coleção de Neo Geo e de CPS2 eu não queria parar, então, mesmo diante de todos os percalços que citei, resolvi dar mais uma chance ao hobby e abrir meu coração para outras placas Arcades. 
Eu gostaria muito de arrumar alguns shooters da CAVE, uns beat'n ups clássicos (alguns bons da Konami e de CPS1), além de, claro, jogos da Sega, tipo: Moonwalker, Golden Axe, Golden Axe The Duel, X-men, Spiderman, Virtua Fighter 1 e 2, etc... mas o fato é que essas placas que eu citei en passant são bem raras no Brasil, não é nem questão só de preço... é que não se acha elas para venda mesmo. 
Outro problema muito grave para quem quer sair em busca desses jogos perdidos é que rolou muita pirataria aqui no Brasil. É quase impossível garimpar uma CPS1 original ou uma System 16, por exemplo. 
Antigamente, qualquer sistema arcade que não contasse com um sistema robusto de proteção, era pirateado sem cerimônia. Nos sites de venda online tem uma chuva de bootlegs, que na minha opinião, são todas um lixo e não valem nada. O pior é que além de serem piratas elas são caras ainda! Tem gente pedindo 400 reais em placa bootleg. Se fosse para comprar pirataria eu pegaria uma pandora Box Dx, mas não é isso que eu quero, o que eu quero é o hardware original da época.
Comecei a notar que existe uma boa quantidade de Namco System 11 e 12 para venda em sites de leilão e apesar de não serem os meus jogos preferidos, elas têm títulos bem legais com Soul Calibur, por exemplo. Eu resolvi comprar algumas antes que elas aumentem de preço também. O cerne da questão é que elas são muito baratas e mesmo assim, as pessoas têm pouco interesse nelas. Um grande problema (para os outros 😂😂😂, não para nós...) é que, via de regra, elas estão com defeito. Quem sabe o básico para consertar, brilha nessas horas.

NAMCO SYSTEM 11 E 12
A System 11 é basicamente um Playstation 1, a diferença dela para o primeiro console da Sony (PS1) é que essa PCB tem algumas capacidades aprimoradas para usar memórias no lugar de CDS (grosso modo). Entre 1994 e 1998 foram lançados 14 jogos para System 11, sendo alguns deles revisões dos mesmos títulos, ou seja, de games diferentes temos cerca de 10 títulos. Os títulos dignos de nota na biblioteca, conforme minha ordem de preferência, são: Soul Edge, Tekken 2, Tekken 1 e Xevious 3d. Os dois últimos são jogos razoáveis mas envelheceram muito mal.
A System 12 é um upgrade da sua antecessora, lançada em 1996. Tem um processador 50% mais rápido e um chip de som superior. Foram lançados cerca de 30 jogos para esse sistema entre 1996 e 2001. os jogos dignos de nota são: Soul Calibur, Tekken Tag, Tekken 3 e Mr. Driller. 
Se formos analisar bem a biblioteca de jogos dos 2 sistemas dá para notar que não tem nada aqui que seja extraordinário. Vários desses títulos saíram no mesmo padrão para o próprio PS1 (Mr. Driller, Soul Edge, Tekken e Xevious 3d); Soul Calibur, que para mim é o melhor jogo de todos citados, saiu para Dreamcast em um versão caseira muito superior; Tekken Tag tem uma versão superior lançada para o PS2 e PS3, se não me engano. Em suma, para um pessoa normal, talvez não compense ter essas PCBs, a questão é que se o cara decidiu colecionar placas de fliperama ele já desistiu de ser normal. Com certeza colecionar isso é coisa de maluco.
Pelo que andei pesquisando, essas placas da NAMCO foram feitas na época que a SEGA havia lançado Virtua Fighter 2. O jogo da Sega foi um sensação no Japão e incorporava o que havia de mais moderno no mundo, mas custava bem caro. Os operadores mais humildes, que operavam pequenas casas de jogos em cidades menores e que não podiam comprar uma Virtua Fighter 2, eram o alvo da NAMCO. Esses operadores recorreram às placas da NAMCO, que eram mais fracas, contudo, mais baratas. Com esse foco diferente da SEGA, a NAMCO atingiu bastante sucesso.
Eu sempre achei complicado demais colecionar essas placas que não têm case plástico. Elas ficam como "um corpo sem a pele", com os nervos à mostra 😂. Além de ficar feio na coleção e de serem difíceis de armazenar, acho que placas sem case são mais suscetíveis a danos pelo mal armezenamento. 
As NAMCO estão custando preço de banana atualmente, principalmente para o padrão de preço de placas originais dos anos 90, por isso eu resolvi arriscar... vou contar como as coisas aconteceram para mim até agora.
???? - TEKKEN 1 - ????
A primeira placa que eu comprei era, em tese, uma Tekken 1. Estava linda nas fotos do anúncio e em tese, estaria funcionando. Comprei pela metade do preço de um CD lançamento de PS4, para terem uma ideia da bagatela. Quando a PCB chegou na minha casa eu percebi que ela estava banhada em óleo WD40. A galera acha que WD40 é a canja de galinha dos equipamentos eletrônicos... 😅esse pessoal acha que se encharcar de WD vai consertar qualquer defeito, igual sua avó que achava que canja de galinha curaria até ebola.
Lavei a placa com detergente neutro e água e deixei secar bem para tirar aquele melado de WD40. No fim das contas, descobri que a placa não era uma Tekken 1 e sim uma Soul Edge. Ponto para mim! Tekken 1 é bem fraquinho e Soul Edge é o melhor jogo da System 11. O único problema que ela apresentou foram 2 listras finas e azuis na parte de cima da imagem que eu resolvi trocando capacitores. O sistema é formado por 3 placas interligadas, Base (onde ficam as memórias do jogo), Top Board (comum a todas as System 11, eu acho) e a placa de ROM (se casa com a placa base e tem dados do jogo, tipo as músicas, por exemplo). Nesse caso, as listras estavam aparecendo devido à falta de um capacitor na Top Board. Aproveitei e troquei logo todos...
Usei essa imagem de um fórum antigo como referência para trocar os capacitores. (link no final)

TEKKEN 2
A Soul Edge que descrevi logo acima, chegou para mim próximo das festas de fim de ano e passei as festas jogando esse jogo bem mais do que julguei que jogaria... pensei comigo, vou comprar mais uma.. é tão baratinho... (assim que começa o vício e a compulsão 😉)
Pesquisei em um site de vendas e achei essa placa da foto logo abaixo, estava com defeito, para retirada de peças apenas, conforme o vendedor.

Não estava bonita e não havia nenhuma garantia de conserto, mas o valor era tão baixo que não daria para comprar um Big Mac. Quando a placa chegou eu limpei ela e liguei na Jamma. Os conectores estavam com uma crosta de óleo, sei lá... bastou limpar que ela deu sinal de vida, mas ainda assim a imagem tinha algumas marcas e linhas. Troquei todos os capacitores, adicionei os que estavam faltando, e pronto!!! Voltou a vida funcionando perfeitamente. OBS: esses fios servem para eliminar a necessidade de um chicote específico para essa placa. Eu só refiz as pontes de fio com mais capricho.

???? - TEKKEN TAG - ????
Fiquei viciado no sucesso, tudo estava dando certo e comecei a procurar essas placas por bons preços nos sites de venda. Achei uma TEKKEN TAG por um terço do valor de um CD lançamento de PS4. Quando observei atentamente as fotos do anúncio, percebi que vários capacitores estavam faltando. Resolvi arriscar.
Aqui já estava tudo limpo e no lugar.
Adeus capacitores velhos
Os componentes novinhos que comprei
Comprei a lista de capacitores, troquei todos, lavei bem a placa e mesmo assim ela não funcionou... pensei que minha maré de sorte havia passado. Antes de desistir eu resolvi checar todos os componentes e passei a ponta do multímetro nos componentes SMD... eis que me deparei com o seguinte:
Não sei se dá para ver na foto, mas esse SMD escrito "SOC1 ROM2" estava com soldas frias nos pads. Ressoldei ele e aproveitei para ressoldar logo todos os SMDs da placa ROM. 
Quando testei a placa tive uma grata surpresa (outra), não era TEKKEN TAG e sim SOUL CALIBUR! Como as placas são praticamente iguais e os capacitores são idênticos eu só descobri na hora de testar. Soul Calibur é o melhor jogo da System 12 e é um jogo mais caro e mais difícil de achar, nem preciso dizer o quanto eu fiquei feliz com essa grata surpresa.

TEKKEN TAG 
Os cinco jogos indispensáveis dos dois sistemas para mim são: Soul Calibur, Soul Edge, Tekken 2, Tekken 3 e Tekken Tag. Só me faltavam Tekken Tag e a Tekken 3. 
O mesmo vendedor que me passou as placas com "jogos errados", aquelas que citei logo acima, anunciou uma Tekken Tag defeituosa por mixaria. A placa chegou e não funcionava de fato. Analisei tudo de perto e vi que uma bateria estava vazada, alguns processadores não estavam presos na PCB e um deles tinha pernas em curto.
Nessas fotos dá para ver o que falei... Pino torto em curto, Bateria estourada, acido espalhado pela placa, por baixo as pernas de um CI em curto.
Eu não desisti de vez dessa placa, mas tudo que consegui extrair dela foi uma tela vermelha piscando. Enquanto esta vai ficar parada achei outra Tekken Tag para venda e resolvi arriscar novamente. A nova placa visivelmente tinha componentes faltando na placa superior. Aliás, esse é um problema comum a essas placas, os componentes SMD se soltam dela.
Essa era a foto do anúncio.. logo em baixo de um dos CIs tem um componente faltando, não sei nem o que é ainda, mas a minha placa quebrada tinha um igual. Eu acho que essa Tekken Tag, na verdade é uma Tekken 3...
Quando eu tiver um tempo sobrando eu vou verificar essas últimas duas PCBs que adquiri, aí farei outro post sobre elas. Acho que eu já sei qual é o problema delas...


Fontes 

Comentários

Postar um comentário